A tragédia que matou dezenas de pessoas em vários municípios de São Paulo, levantou uma discussão sobre a possibilidade de o mesmo cenário acontecer no Piauí.
Segundo o professor e climatologista, Werton Costa, as condições das nossas estações meteorológicas são precárias. Apenas na região norte a situação é um pouco melhor. Atualmente, são 21 estações funcionando, 30 pluviômetros, alguns queimados, todos de responsabilidade do governo federal e poucos postos do governo estadual. Um outro problema é a falta de integração, o que impossibilita o cruzamento de informações para previsões mais realistas.
“Nós temos ainda ‘buracos’ no sertão e nos cerrados. Uma área é muito carente de políticas públicas e a outra abriga um dos setores mais produtivos da economia piauiense. Portanto, é indispensável a existência de equipamentos nestas regiões. Precisaríamos investir quase R$ 100 milhões para contarmos com um sistema moderno e confiável”, disse o professor.
FOTOS: Money Times e Jornal O São Paulo
CHEGOU A HORA
O líder do prefeito na Câmara Municipal, Antônio José Lira, disse que a base de sustentação de Dr. Pessoa, será renovada. Segundo ele, o prefeito de Teresina precisa saber com quais parlamentares pode contar. Nos bastidores, alguns possuem indicações na administração municipal, mas declaram-se independentes.
O CATECISMO NA POLÍTICA
Antônio José Lira disse que quem decidir ficar na base tem que aprender a rezar.
“Venha a nós tem que ter o Vosso Reino”. Não dá para fazer parte da gestão, dizer que acredita na gestão e passa o dia ‘esculhambando’ a gestão, então uma base desta não precisa de oposição”, disse Lira.
PÉ DE OUVIDO
Antônio José já alertou Dr. Pessoa para a necessidade de reorganização da base e deixou claro que alguns parlamentares, que declaram apoio ao Palácio da Cidade, na verdade, estão fazendo palanque político. Vamos aguardar os próximos passos.
OS PRIMEIROS TESTES
A renovação da base não deve demorar. Dois projetos já estão prontos para serem apreciados no parlamento. O reajuste dos professores e um novo REFIS, programa de renegociação de dívidas com a prefeitura de Teresina que espera aumentar a arrecadação neste primeiro semestre.
DUDU FICA
Fontes ligadas ao PT de Teresina garantiram que o vereador Dudu continua na base de sustentação de Dr. Pessoa na Câmara Municipal. A dúvida foi levantada pelo vereador Antônio José Lira após o vereador apoiar a apuração das denúncias feitas pelo vice-prefeito.
NÃO RESTA DÚVIDA
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), está cada vez mais distante de Dr. Pessoa. Diferente do seu antecessor, Jeová Alencar, que mantinha uma relação de proximidade, o parlamentar mantém uma “distância regulamentar” do chefe do executivo.
CALADO COMO RESPOSTA
Quem ainda não se posicionou foi o vereador Zé Nito, do MDB. Após deixar a SAAD SUDESTE e voltar para a Câmara Municipal de Teresina, o silêncio predomina. Ele ainda mantém suas indicações na gestão municipal. Oficialmente, não houve rompimento.
SÓ O TEMPO DIRÁ
Diferente dos seu colegas de partido, Joaquim Caldas, da base de apoio e Luiz Lobão, de oposição, Zé Nito segue introspectivo, como sempre foi, um parlamentar de poucas palavras. Mas na Câmara, ao falar sobre o assunto, alguns vereadores relembraram o cantor Zé Geraldo e um trecho da música “Senhorita”.
“De onde eu venho, não importa, pois já passou. O que importa é saber para onde vou”.
GOVERNO COBRA AGILIDADE
Rafael Fonteles já se reuniu com a base governista e declarou que precisa das comissões funcionando rapidamente. O governador já tem uma agenda de matérias para votação na Assembleia Legislativa, mas só poderá enviá-las após as indicações definidas.