ARQUIVO 1

No PSDB ainda não tem nada resolvido!

Não vai ser fácil a caminhada do governador paulista. Ele terá que enfrentar uma prévia contra o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto

11 de dezembro de 2017, às 01:02 | Genésio Júnior

O PSDB como já era esperado escolheu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para ser o seu presidente nacional após se iniciar uma disputa entre o senador cearense Tasso Jereissati e o governador do Goiás, Marconi Perillo. Assume um partido dividido entre apoiar o Governo que veio do impeachment e tomar um caminho independente.

Geraldo Alckmin chega a um posto que muitos achavam um problemão. Administrar a sua própria sucessão em São Paulo e se credenciar para ser um presidenciável respeitável em condições de chegar a um provável segundo turno. Alckmin já foi candidato a Presidente. Chegou a um segundo turno contra Lula em 2006, mas que ficou marcado por ter acabado a disputa com menos votos que teve no primeiro turno.

Não vai ser fácil a caminhada do governador paulista. Ele terá que enfrentar uma prévia contra o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Apuramos que ambos tiveram uma discussão dura no final da manhã-início da tarde de sexta-feira (08/12), num gabinete de um senador nordestino. Alckmin não quer essa disputa. Ele sabe que já terá muitas dificuldades para unir os tucanos, administrar os governistas e os chamados “cabeças pretas”. Tem contra si o fato de ser a antítese dos políticos que hoje estão protagonizando as pesquisas pré-eleitorais – o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro.

Geraldo Alckmin, novo presidente nacional do PSDB

Alckmin se as prévias forem para valer, e vai ser difícil detê-las, enfrentará um tucano famoso por adorar enfrentamentos. Arthur Virgílio vem das esquerdas e adora guerrear. Foi assim contra Lula como líder tucano e das oposições até perder sua reeleição ao Senado, em 2010. Virgílio adora embates e não é um arrivista como o prefeito de São Paulo, João Dória. 

A classe política nordestina, pragmática como é, faz acenos e acordos com os que estão em destaque, mas sabe que pode aguardar para ver como o Governo Temer vai estar mais adiante, porém conta com o Governo Federal para ajudar com a reeleição dos seus deputados e senadores. Não é hora de apressar mais que a prudência recomenda. Em tese, entre Alckmin e Virgílio, o governador paulista apesar da fala mansa soa mais forte, no entanto a retórica do prefeito de Manaus não pode ser desprezada. 

O ex-senador sabe bater como poucos, é um craque da verborragia que anima eleitorados nordestinos afeitos ao teatro do palanque. Ele está mais próximo à polarização Lula-Bolsonaro. Já disse, para surpresa de alguns, que recusaria certos apoios. Em política eleitoral se costuma dizer que água suja é que enche rios. Basta ver Lula unidos golpeados e golpistas para desespero dos adoradores da alijada Dilma Rousseff. O auto propalado outsider Jair Bolsonaro faz acenos ao mercado e aos que defendem o desenvolvimento pelo Estado.

Se preparem, muita coisa há de acontecer. Nada está resolvido. 


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS