ARQUIVO 1

Ex-presidente Dilma cogita disputar vaga no Senado pelo Piauí

A matéria está na coluna do jornalista Josias de Souza deste domingo no portal de notícias UOL, do grupo Folha de São Paulo

18 de dezembro de 2017, às 03:11 | Pedro Alcântara

A matéria está na coluna do jornalista Josias de Souza deste domingo no portal UOL. Diz o texto que, “a ex-presidente Dilma cogita disputar uma cadeira de senadora pelo Estado do Piauí, cujo governador é o petista Wellington Dias”. O colunista fala que as tratativas estão adiantadas e que Dilma deve fazer como José Sarney que em 1990 se candidatou pelo Amapá porque não reunia condições par ser candidato pelo Maranhão. Josias comenta que Dilma foi barrada pelo PT do Rio Grande e do Sul, porque lá o partido decidiu pela reeleição de Paulo Paim. O jornalista provoca Dilma para que ela tenha coragem de enfrentar Aécio Neves em Minas Gerais terra natal dos dois e ironiza: “se os dois fossem candidatos por Minas certamente não discutiriam certidões de nascimento, mas prontuários. Ela é um inquérito na Lava Jato e ele um colecionador de processos, já são nove”.

Ex-presidente Dilma Rousseff

REGINA FORA

Se Dilma realmente for candidata pelo PT do Piauí naturalmente quem perderá a vaga será a senadora Regina Souza, pois, o governador já anunciou que o senador Ciro está garantido na sua chapa.

PARTIDOS VÃO INVESTIR EM QUEM JÁ TEM MANDATO

Pesquisa encomendada pela Folha de São Paulo revela que em 2018, a maioria dos partidos políticos do Brasil vai investir em candidatos que já tem mandato. Isso se deve, segundo os presidentes dessas agremiações, a grave crise econômica pela qual passa o país desde 2009.

MAIS BARATO

“Fica mais em conta investir em quem já  tem mandato, do que gastar com novos candidatos que agente nem sabe se vai ser eleito e como será o seu desempenho”, disse um dos presidentes.

POUCA RENOVAÇÃO

Com essa lógica, mesmo com os sucessivos escândalos da Lava Jato todo dia o ano todo, ainda assim, os especialistas avaliem que, a renovação da representação política no Brasil em 2018, será afetada por esse fenômeno (a crise) e dos que hoje estão lá, a maioria será reeleita.

NOVAS LIDERANÇAS

O surgimento de novas lideranças no cenário político da nação acontecerá da forma tímida, aponta a pesquisa, beirando os 15% da atual representação. Sem dinheiro, partidos e candidatos terão poucas alternativas para convencer o eleitor.

COMPRA DE VOTO

Há no Brasil, a cultura da compra e venda de votos. O fato novo é que, com a mídia digital, o eleitor ficou mais esperto e ele mesmo vende o voto, fugindo da figura do “chefe político”.

ODEBRECHT DEIXA PRISÃO

Nesta 3ª feira, o empresário Marcelo Odebrecht deixa a prisão em Curitiba, onde ficou enjaulado por mais de dois anos. Brigado com o pai (não se falam) ele vai tentar refazer a vida numa sociedade com dois primos.

Marcelo Odebrecht

NÃO MUDOU

Reportagem de Veja desta semana, mostra que Marcelo não mudou nada. Continua arrogante e com planos de voltar ao mercado empresarial como se nada tivesse acontecido. Afastado da empresa por ordem judicial por 10 anos, vai voltar numa parceria terceirizada.

AS MAIORES BR'S DO BRASIL

Duas das 10 maiores BR'S do país passam pelo Piauí. É o que revela levantamento feito pelo portal G1 junto ao Ministérios dos Transportes. A BR 230 é a 4ª maior do país e a 135 está na 9ª posição.

TRANSAMAZÔNICA

A BR 230, mais conhecida como Transamazônica vai da Paraíba ao Amazonas, passando pelo Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Tem 4.300 km, seria a maior do país, mas nunca chegou ao seu destino final no município de Benjamim Constant, no Acre.

RODOVIA DA MORTE

Conhecida como a rodovia da morte no trecho piauiense, a BR 135 tem 2.529km. Começa em São Luiz (MA) e vai até Belo Horizonte (MG), passando pelo Piauí e Bahia. No Piauí era uma PI, por isso, continua estreita e matando gente todo dia.

PREFEITO DEIXA O PTB

O prefeito de Miguel Alves, Miguel Borges Jr. está de malas prontas para desembarcar do PTB. Livre de janela ele vai assinar a ficha do PTC de Evaldo Gomes, mas não apoiará o presidente para reeleição. Ele vai e leva o filho, Miguelzinho para  ser candidato a deputado estadual.

Deputado Estadual Evaldo Gomes (PTC)

MAIS UM

Outra liderança que está migrando para o PTC é o Delegado Eduardo Ferreira. Filiado ao PSB, ele foi candidato a prefeito de Luiz Correia em 2016. Agora, deixa a sigla de Wilson Martins e segue para o PTC, onde deverá disputar uma cadeira de deputado federal em 2018.

NOTAS & NÓTULAS

- Sendo Dilma candidata a senadora pelo Piauí como noticia Josias de Souza, o sonho do deputado Júlio César, presidente do PSD local, vira pesadelo. Ele também quer.

- O ex-prefeito de N.S. dos Remédios, Ronaldo Lages, voltou a fazer disparos na via pública.

- Preso, se justificou: atirei para cima para conter uma briga. Hum!


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS