ARQUIVO 1

PMDB dará ultimato a Wellington Dias sobre a vaga de vice

Eles vão dizer ao governador que o prazo final para definição termina na semana que antecede o carnaval

20 de dezembro de 2017, às 03:46 | Pedro Alcântara

Reunidos nesta segunda feira (18/12) em sua sede, deputados do PMDB decidiram emparedar o governador Wellington Dias. Eles vão dizer ao governador que o prazo para definição do vice termina na semana que antecede o carnaval. A informação foi passada a coluna por um deputado presente que pediu reserva do seu nome.  

“Não vamos esperar até a convenção. Nosso prazo tem limite e queremos essa decisão antes do carnaval”. 

Só há um problema: quem vai levar a notícia ao governador?

Deputado Estadual Themístocles Filho é o nome do PMDB para vice de Wellington Dias

ACORDOS

Independente da decisão do governador, o PMDB abriu um canal de conversas com outros segmentos da sociedade com vistas a eleição de 2018. Ainda na segunda-feira, após a reunião na sede do partido, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, reuniu-se com os líderes peemedebistas.

CANDIDATURA PRÓPRIA

Caso o governador não dê a vaga de vice para o PMDB, o partido entregará os cargos e seguirá com candidatura própria como deseja o vice-presidente da sigla, o ex-ministro João Henrique de Almeida Souza e Lucas pode ser uma alternativa.

LULA VAI A ÁFRICA

O ex-presidente Lula viajará para a África dois dias após o seu julgamento pelo TRF da 4ª Região em 24 de janeiro. Vai participar de um seminário sobre a Fome, inventado pelo petista José Graziano, presidente da FAO, um braço da ONU que combate a fome no mundo.

FUGA

Nas redes sociais, já tem insinuações que ele vai é fugir com medo de ser preso. Aliás, tem a pergunta que não cala: mantida a condenação, Lula perde o passaporte? O certo é que ele ficará inelegível. Sobre prisão, o STF vai rever esse mecanismo aplicado em 2ª instância.

A MONTAGEM DO PLACAR

A  SEMEL já recebeu o placar do estádio Lindolfo Monteiro. Mas surgiu um problema: nenhum empresa quer fazer a montagem. Motivo: o preço da montagem, R$ 18 mil. Todas as empresas contatadas acham o valor irrisório.

DILMA NO PIAUÍ

A chance da ex-presidente Dilma ser candidata ao Senado pelo Piauí é zero. A afirmação é do presidente do PT do Piauí, deputado Assis Carvalho, confirmada pelo governador Wellington Dias. Para eles, Dilma deverá ser candidata a deputada federal pelo Rio Grande do Sul.

Deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI)

PRAZO VAI ATÉ ABRIL

Havia uma dúvida se Dilma poderia ainda transferir o seu título de eleitora. Pode sim. O prazo foi alterado pela mini reforma política de 2017. O novo prazo para transferência de domicílio eleitoral vai até o dia 9 de maio.

NÃO SERIA NOVIDADE

Se Dilma fosse candidata pelo Piauí não seria novidade. Isso já ocorreu aqui nos anos 30. Um genro do então presidente da República Eurico Gaspar Dutra de nome Mario Renault foi candidato a deputado federal e acabou eleito, sem nunca ter pisado aqui.

SOB NOVA DIREÇÃO

O TRE do Piauí está sob novo comando. Presidente – Desembargador Paes Landim. Vice – Desembargador Sebastião Martins. Os mandatos vão até dezembro de 2019.

TEJE PRESO

O juiz da Comarca de Porto, Ulisses Neto decretou nesta 3ª feira, a prisão preventiva do ex-prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Ronaldo Castelo Branco. Motivo: desobediência a decisão judicial. Já o ministro do STF, Edson Fachin mandou prender o deputado Paulo Maluf.

FESTA DE CANDIDATO

A festa de confraternização dos advogados na casa dos pais do presidente da OAB, em Nazária, virou ato político. Estavam lá dentre outros, os deputados Flávio Nogueira pai e filho, Júlio César, Georgiano Neto, Assis Carvalho, o prefeito de Nazária e uma penca de vereadores.  

Presidente da OAB-PI, Chico Lucas / Foto: GP1

PROJETO

Nos bastidores, as conversas giravam em torno de uma candidatura de Chico Lucas, presidente da OAB para governador. O Plano é unir a OAB em torno do seu nome, fazendo  composição com o grupo dos advogados Sigifroi Moreno, Norberto Campelo e Willame Guimarães.

ENQUETE

O calendário eleitoral de 2018 permite enquetes com vistas a eleição do próximo ano até o dia 20 de julho, data em que começam as convenções. Noutro ponto, o calendário prevê campanhas de incentivo aos negros para despertar neles o desejo pela política. Só os negros?

 NOTAS & NÓTULAS

- O coronel Jaime Oliveira garante que o Código Brasileiro de Trânsito permite a STRANS fazer blitz, fiscalizar e multar.

- O senador Ciro Nogueira tem hoje o apoio de 222 prefeitos para sua reeleição. Só não tem de todos os 224 do Estado, porque não quer os prefeitos de Picos e Milton Brandão.

-  O PMDB acabou. Voltou a ser MDB. Só mudou o nome. As caras são as mesmas.

- O ex-secretário de Estado, Silvio Leite, está leiloando todos os seus DVDs e CDs para ajudar o Lar de Maria, entidade filantrópica que cuida de mulheres com câncer.

- Quem quiser participar, do leilão acesse o site www.leilaomusicafazbem.com.br 


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS