MENU mobile

A confusão no PT tornou o partido em adversário dele mesmo em Teresina

Tudo passa por entendimento entre os pré-candidatos, a única forma de resolver a questão com o mínimo de estrago possível

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O presidente da executiva municipal do PT, Cícero Magalhães, afirmou que existe uma intervenção do diretório estadual do partido. Ele também declarou que o deputado estadual, Fábio Novo, através dos seus aliados, não tinha o direito de colocar o interesse individual acima da democracia que existe na sigla. Existem alguns pontos que devem ser considerados sobre a disputa interna entre os dois petistas. 

Com a prorrogação dos mandatos, ficou decidido que qualquer alteração na formação das executivas teria que ser fruto de acordo entre as partes. Esta é a argumentação usada pelos apoiadores de Fábio Novo para justificar o recurso. 

Já o grupo de Franzé Silva, alega que os membros representam tendências e quando não existe mais sintonia, a substituição é um caminho natural e legal. 

A decisão final será do diretório nacional que vai dizer qual das duas interpretações está correta. Só que o resultado está longe de colocar um ponto final no impasse que foi restaurado. 

Tudo passa por entendimento entre os pré-candidatos, a única forma de resolver a questão com o mínimo de estrago possível, já que a única certeza é que a briga está comprometendo o cenário mais favorável para a vitória do partido em toda a sua história enfrentando um adversário difícil de ser superado, a falta de consenso.

SOBRE POLÍTICA

Quanto a questão política, o governador Rafael Fonteles deixou claro que nenhum secretário será candidato a deputado estadual nas próximas eleições. O recado, foi claro, a prioridade será a reeleição dos atuais parlamentares com uma projeção de aumentar a bancada governista. Os cargos majoritários não foram tratados.

É PRECISO TER JUÍZO

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, sugeriu que os envolvidos na disputa interna petista “criem juízo”. Ele disse que não existe possibilidade de resolver o impasse se não houver disposição para dialogar e chegar a um entendimento. Mesmo diante da dificuldade de se chegar a uma solução, Wellington Dias acredita em um acordo.

MANUTENÇÃO DA DATA

Wellington Dias procura falar pouco e ser muito cauteloso quando o assunto é a disputa interna entre os pré-candidatos petistas à prefeito de Teresina. Ele deixou claro que sua participação no processo de escolha é para que ocorra uma definição sem maiores traumas e que o nome deve ser escolhido, como estava programado, até o final de agosto.

ESTÁ APENAS COMEÇANDO

O ministro Wellington Dias destacou que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até a formação de uma coligação para disputa das eleições. Ele lembrou que o PT precisa definir seu candidato, dialogar com a federação e depois com os partidos que integram a base de sustentação do governador Rafael Fonteles. Para unir o grupo, o exemplo deve começar em casa.

DEFINIÇÃO SEM VAIDADE

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, tem participado das reuniões promovidas pelo PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PSDB, mas não decidiu se vai disputar a próxima eleição. Ele tem afirmado que é preciso mostrar o que foi feito, historicamente, por Teresina e depois decidir com diálogo e humildade, sem prevalecer a vaidade.

AS VOTAÇÕES APÓS AS MUDANÇAS 

O núcleo político de Dr. Pessoa tem a missão de avaliar o impacto das mudanças na Câmara Municipal. A relação entre executivo e legislativo sempre foi instável e agora vai ficar mais difícil a formação de maioria nas votações de interesse do Palácio da Cidade. A base no parlamento deve encontrar outras formas de garantir a aprovação dos projetos

A HORA DA VERDADE

Dr. Pessoa deve realizar mais uma reforma administrativa nas próximas semanas. Uma fonte do Palácio da Cidade confirmou que as mudanças vão ocorrer levando em conta os secretários que estarão no palanque do prefeito de Teresina e aqueles que vão apoiar outros candidatos. Os nomes já começaram a ser especulados.

O FUTURO DA BASE ALIADA

Outro assunto que tem sido pauta nas discussões políticas do grupo de Dr. Pessoa é sua base de apoio na Câmara Municipal. Após a última votação no parlamento, quando os vereadores derrubaram o veto do prefeito, os responsáveis pela coordenação política têm discutido como resolver o impasse.

JOGO DE CINTURA

As duas situações vão exigir muita habilidade na hora de decidir quem fica e quem deixa gestão municipal. Alguns nomes terão que ser trocados de imediato porque já declararam apoio a outros candidatos, mas alguns casos devem ser avaliados com mais critério já que podem repercutir na aprovação de projetos no parlamento.

VIOLÊNCIA EM ALTA

A secretaria de Estadual de Saúde, realizou um levantamento com base nos dados do SAMVVIS (Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual). Os dados mostram que 519 mulheres foram vítimas de violência sexual no primeiro semestre deste ano. Durante todo o ano passado foram registrados 849 casos.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.