MENU mobile

A crise no transporte público é o principal discurso dos adversários de Dr. Pessoa

O prefeito disse que vai apresentar uma solução. Caso o pacote de medidas funcione, ele começa a virar o jogo a seu favor

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A crise do transporte público em Teresina não surgiu na atual gestão. É resultado de um longo período em que os problemas estruturais foram crescendo e resultou no quadro atual que foi agravado pelos efeitos da pandemia e de uma dívida, com as empresas de ônibus, herdada de gestões anteriores. A estrutura criada na administração anterior, com novas paradas, linhas com percursos que confundiam o passageiro e a promessa de uma integração que para usuários economizarem tempo e dinheiro, não atingiu o resultado esperado. 

A questão é que os teresinenses não enxergam os erros do passado, mas os problemas do presente. O fim do impasse está gerando desgaste na administração municipal e sendo usada politicamente pelos adversários do atual prefeito. É o tema mais explorado por todos os potenciais candidatos que não poupam críticas através da imprensa e de suas redes sociais. 

O prefeito de Teresina pode reverter este quadro. Em declaração recente, Dr. Pessoa afirmou que está com uma solução pronta e que vai apresentar em breve. Caso o pacote de medidas funcione, ele acaba com o principal discurso da oposição e começa a virar o jogo a seu favor. 

Em seguida, é partir para a solução dos outros desafios, menos complicados, para pavimentar, com mais segurança, o caminho para a reeleição. Caso contrário, a tendência é que os ataques dos seus opositores aumentem e o sonho de um novo mandato fique cada vez mais distante.

FIM DOS VAZAMENTOS

O grupo inicial, formado por Dr. Pessoa, para resolver a crise no transporte público de Teresina era composto por 17 pessoas. O número foi caindo até que o gestor decidiu formatar a proposta sozinho.

“Estou trabalhando pela manhã, durante a tarde e à noite. Quando os carros estiverem chegando todos vão saber. Antes, quando eu terminava uma reunião os empresários do setor ficavam sabendo tudo. Quem participava das conversas depois tomava uísque com os proprietários de ônibus”, disse Pessoa.

TUCANOS EM AÇÃO

O PSDB vai realizar uma série de seminários para discutir os problemas de Teresina. Os encontros vão reunir especialistas em diversos temas e acontecerão em vários bairros com a participação da população.

NÃO É BRINCADEIRA

O deputado federal, Marcos Aurélio (PSD-PI), já deu seu recado. Caso o partido decida pela candidatura própria, os integrantes que não concordarem terão o caminho livre para mudarem de sigla e os que ficarem devem seguir a orientação do partido.

PODE SER UM IMPASSE

O senador Marcelo Castro (MDB), disse que Marcos Aurélio viabilizando sua candidatura a Prefeitura de Teresina, ela volta ao MDB para disputar o pleito eleitoral. O desejo pode dificultar a formação de uma ampla aliança.

XADREZ POLÍTICO

O mais provável é Marcos Aurélio permanecer no PSD e formar uma coligação com o MDB que pode, por exemplo, indicar o candidato a vice ou usar a vaga para atrair outra sigla.

MARTELO BATIDO

O presidente do diretório municipal do PT, Cícero Magalhães, disse que o partido terá candidato à prefeitura de Teresina. Ele disse que existem quatro nomes do partido e a ex-deputada estadual Teresa Brito.

AS OPÇÕES DO PT EM TERESINA

Cícero Magalhães citou os deputados estaduais Franzé Silva, Fábio Novo, Dr. Vinícius Nascimento e o deputado federal. Merlong Solano, como nomes do partido dispostos a disputar o Palácio da Cidade.

PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO

O governador do Piauí planeja realizar parcerias público-privadas em diversos setores. Além do Estádio Albertão, estão previstas PPPs nas áreas de irrigação, ferrovias e parques ambientais.

INCENTIVOS PARA O ESPORTE

Rafael Fonteles pretende também incentivar investimentos da iniciativa privada no esporte piauiense. A proposta é oferecer uma redução na carga tributária para os investidores, principalmente usando o ICMS.

É VERDADE, MAS...

“No primeiro mandato, foi considerado por si próprio e pelo partido como um ‘vice decorativo’. No segundo, ganhou mais poder ao comandar a articulação política. Após desentendimento públicos com Dilma, articulou pessoalmente o apoio para o afastamento dela”, trecho da justificativa para o título de cidadania ao ex-presidente Michel Temer, apresentado pelo vereador de Teresina, Zé Filho (REPUBLICANOS).

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.