MENU mobile

A próxima eleição será decisiva para a sobrevivência do PSDB em Teresina

Os tucanos enfrentam uma crise de representatividade sem precedentes na história do partido

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O PSDB nacional começou uma rodada de negociações com as lideranças regionais do partido. Entre os assuntos discutidos, a estratégia do partido para a eleição de 2024. 

Os tucanos enfrentam uma crise de representatividade sem precedentes na história do partido e pretendem começar a reverter o quadro no pleito municipal com o lançamento de candidaturas próprias. 

Em Teresina, Luciano Nunes, presidente da executiva regional do partido é um dos nomes cogitados para a disputa. O retorno de Sílvio Mendes ao partido, para uma provável candidatura, também é cogitado. Uma outra possibilidade seria participar de uma coligação com partidos que fazem oposição ao Palácio da Cidade. 

Sem o seu principal líder, Firmino Filho, a campanha do próximo ano será decisiva para o futuro da sigla que administrou a capital por vários mandatos.

FOTOS: Portal GP1

AS BAIXAS DOS TUCANOS

O PSDB deve sofrer baixas na sua bancada na Câmara Municipal. Atualmente, a bancada tucana conta com quatro parlamentares. Gustavo de Carvalho já integra a base de Dr. Pessoa e Venâncio Cardoso deve disputar a reeleição em outo partido.

DUDU SOLTA O VERBO

O vereador de Teresina, Dudu (PT), declarou que os trabalhadores do transporte público de Teresina vivem em um regime análogo a escravidão. Ele defendeu que o Ministério Público do Trabalho confisque os bens dos empresários para o pagamento dos salários.

TRABALHO CONJUNTO

Sobre as eleições de 2024, o vereador Dudu defendeu que a prioridade é fortalecer a chapa de vereadores e depois discutir a melhor estratégia entre os partidos aliados. O parlamentar defende que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também participe das discussões.

ENCONTRO EM BRASÍLIA

Ronney Lustosa e Luís André estiveram em Brasília para conversar com Luciano Bivar, presidenta nacional do UNIÃO BRASIL. Na pauta, as eleições municipais. Diferente do PSDB, nenhuma decisão foi tomada e os representantes do partido foram apenas comunicar a situação da sigla que segue na base de apoio a Dr. Pessoa.

CHAPA DE DR. PESSOA

Maycon Silva, presidente da Fundação Wall Ferraz, foi convidado por Dr. Pessoa, para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Teresina, pelo REPUBLICANOS. O prefeito sabe do potencial político do seu auxiliar em várias áreas de Teresina.

TEM UM PROBLEMA

O problema é que Maycon Silva é aliado de primeira hora do vereador Dudu (PT). O parlamentar disse que o prefeito tem o direito de montar a estratégia que considerar mais importante para seu partido, mas que caso o presidente da Fundação Wall Ferraz dispute algum cargo, será pelo PT.

MAIS UMA SAÍDA

Não é segredo para ninguém que o vereador de Teresina, Venâncio Cardoso (PSDB), pretende assinar ficha de filiação ao PT. Só que o caminho não será fácil já que alguns vereadores petistas não são favoráveis à sua chegada.

NENHUMA NOVIDADE

É importante lembrar que a filiação de Venâncio Cardoso ao PT não é nenhuma novidade. O parlamentar é filho da conselheira do TCE, Flora Izabel, ex-deputada estadual do partido. A passagem dele pelo PROGRESSISTAS e PSDB foi uma exceção.

FORA DE COGITAÇÃO

O PROGRESSISTAS, do senador Ciro Nogueira, já apresentou vários nomes que podem disputar a prefeitura de Teresina. Alguns integrantes do partido defendem diálogo com todas as forças de oposição, inclusive com o PT. Só que nos bastidores do partido esta possibilidade não é considerada pelo presidente nacional da sigla.

UNIÃO SÓ EM 2026

O presidente do SOLIDARIEDADE no Piauí, Evaldo Gomes, declarou que a federação entre seu partido com o PSB e o PDT está descartada para a eleição de 2024. Segundo o deputado estadual, divergências em vários estados impossibilitaram a formação do bloco que deve ocorrer apenas para 2026.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.