COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro
A adesão da vereadora de Teresina, Pollyanna Rocha (PV), à pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo, foi um duro golpe no projeto da presidente do diretório regional do partido, Teresa Britto, de disputar a prefeitura da capital no próximo ano.
A parlamentar vai ser afastada da direção estadual do movimento de mulheres do partido e da vice-presidência municipal da sigla. A primeira consequência é que o partido pode ficar sem representatividade. O deputado federal, Jadyel Alencar, está de mudança para o REPUBLICANOS e Pollyanna Rocha deve procurar outro caminho para disputar sua reeleição.
Na prática, não caberia outra medida, o PV tem uma pré-candidatura, a federação partidária ainda não decidiu quem vai representar os três partidos e uma aderir antes da decisão final é uma demonstração de que a vereadora não acredita no potencial de Teresa Britto.
Apesar da “crise verde”, Fábio Novo foi oficializado como pré-candidato em evento realizado pelo PT e segue com sua agenda política em busca de mais apoio, principalmente, dos partidos da base governista ligada ao governador Rafael Fonteles.
A expectativa agora é para a escolha da federação que reúne o PT, PV e PC do B. Não será uma etapa fácil de superar, com a determinação de Teresa Britto em manter sua pré-candidatura. Será que a decisão final será de novo tomada pelas executivas nacionais?