MENU mobile

Após o PT, agora é a vez do PV também enfrentar uma crise interna em Teresina

A adesão da vereadora Pollyanna Rocha (PV), à pré-candidatura de Fábio Novo, foi um duro golpe no projeto de Teresa Britto

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A adesão da vereadora de Teresina, Pollyanna Rocha (PV), à pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo, foi um duro golpe no projeto da presidente do diretório regional do partido, Teresa Britto, de disputar a prefeitura da capital no próximo ano. 

A parlamentar vai ser afastada da direção estadual do movimento de mulheres do partido e da vice-presidência municipal da sigla. A primeira consequência é que o partido pode ficar sem representatividade. O deputado federal, Jadyel Alencar, está de mudança para o REPUBLICANOS e Pollyanna Rocha deve procurar outro caminho para disputar sua reeleição. 

Na prática, não caberia outra medida, o PV tem uma pré-candidatura, a federação partidária ainda não decidiu quem vai representar os três partidos e uma aderir antes da decisão final é uma demonstração de que a vereadora não acredita no potencial de Teresa Britto. 

Apesar da “crise verde”, Fábio Novo foi oficializado como pré-candidato em evento realizado pelo PT e segue com sua agenda política em busca de mais apoio, principalmente, dos partidos da base governista ligada ao governador Rafael Fonteles. 

A expectativa agora é para a escolha da federação que reúne o PT, PV e PC do B. Não será uma etapa fácil de superar, com a determinação de Teresa Britto em manter sua pré-candidatura. Será que a decisão final será de novo tomada pelas executivas nacionais?

IMPASSE NO MDB...

O deputado estadual, Henrique Pires (MDB), negou que parlamentares do partido estejam liberados para apoiarem pré-candidatos de outros partidos. Ele segue com sua pré-candidatura ao Palácio da Cidade e disse que vai solicitar do presidente estadual da sigla, senador Marcelo Castro, uma reunião para tratar do assunto.

... E IMPASSE NO PL

O vereador Leonardo Eulálio, presidente da executiva municipal do PL, disse que o apoio do partido à candidatura de Dr. Pessoa segue um alinhamento nacional com o REPUBLICANOS. O partido fez a indicação do novo secretário de Desenvolvimento Econômico e pretende ampliar espaço na gestão municipal, mas o diretório estadual é contra.

APOIO INTEGRAL

O evento que lançou a pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo, à prefeitura de Teresina, reuniu cerca de 10 mil pessoas. Foi um encontro de petistas, mas também de várias lideranças de outros partidos. As principais lideranças do PT declararam apoio a Fábio Novo destacando a unidade do partido e demonstrando a superação dos impasses das prévias.

AUSENTE MAIS UMA VEZ

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, não participou do evento. O parlamentar alegou que já tinha uma agenda política nos municípios de Valença do Piauí e Novo Oriente do Piauí. Franzé Silva afirmou que conversou com Fábio Novo, por telefone, explicando a impossibilidade de comparecer.

PETISTAS INSATISFEITOS

A falta de um posicionamento mais claro de Franzé Silva em relação à pré-candidatura de Fábio Novo tem deixado o um “clima pesado” no partido. A Coluna RODA VIVA conversou com alguns petistas que revelaram um desconforto crescente entre os militantes e lideranças da sigla que não “engolem” as desculpas do parlamentar.

DIÁLOGO ATÉ QUANDO?

Fica uma pergunta sobre esta tentativa de entendimento. Em política é preciso dialogar, mas qual o momento de parar? Neste caso, até quando seguem as tentativas de entendimento com Franzé Silva? Como tudo na vida, no mundo político não é diferente, existe início, meio e fim. Caso Franzé resista em reconhecer a vitória de Fábio novo, qual o momento de parar?

O RACHA POLÍTICO EM SÃO RAIMUNDO NONATO

Sobre a saída do grupo político de Marcelo Castro da base de apoio a administração da prefeita Carmelita Castro, a gestora afirmou que continua no mesmo lugar que está desde 2002. Ela disse que foi o senador piauiense que decidiu mudar de lado quando formou uma aliança com o grupo que faz oposição ao governo do Estado.

O QUE ESTAVA RESOLVIDO, VIROU UM PROBLEMA

Enquanto o governador Rafael Fonteles busca a união da base no maior número de municípios no Piauí, em São Raimundo Nonato o movimento foi inverso. A base ficou dividida e os dois lados dão sinais de que uma recomposição está difícil, já que nenhum dos grupos quer abrir mão do seu candidato.

NERINHO SOBRE PICOS

O secretário de Defesa Civil, Nerinho, disse que continua aliado do prefeito de Picos, Gil Paraibano, mas que só vai tratar de eleição municipal no próximo ano. Deixou claro que política é feita com diálogo e que as decisões devem ser tomadas no momento certo e afirmou que todo grupo político precisa de mais espaço.

A DISPUTA EM PICOS

O secretário de Turismo, Pablo Santos, está confiante no apoio do deputado estadual, Nerinho, na disputa pela prefeitura de Picos. Pablo foi diplomático, disse que é preciso respeitar o momento do parlamentar que agora é filiado ao partido dos trabalhadores. Nos bastidores, é dado como certo o apoio de Nerinho a Pablo Santos.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.