MENU mobile

Base aliada do governo quer o apoio do PT na eleição para prefeito de Teresina

A argumentação é que a sigla tem o presidente da República, o governador do Estado e que seria a hora de retribuir o apoio dos aliados

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A sucessão municipal na capital piauiense ganha uma nova discussão. Integrantes dos partidos que apoiaram a eleição do governador Rafael Fonteles concordam que a base governista deve permanecer unida, mas que o candidato a prefeito não seja do Partido dos Trabalhadores. 

A argumentação é que a sigla tem o presidente da República, o governador do Estado e que seria a hora de retribuir o apoio dos aliados. Ninguém comenta publicamente, mas o assunto é amplamente discutido nos bastidores. 

É difícil imaginar que os petistas aceitem a proposta exatamente pelos mesmos motivos alegados pelos apoiadores. Um partido que comanda o Brasil e o Piauí não vai deixar de lançar um candidato à prefeitura de Teresina. 

Os resultados das últimas eleições reforçam a tese da candidatura própria. No 2º turno, Lula obteve 62,37% dos votos e Rafael Fonteles perdeu a disputa por 24.161 votos, uma diferença considerada pequena já que Sílvio Mendes, candidato de oposição, foi prefeito duas vezes da capital. 

Com este desenho, no máximo, teremos mais de uma candidatura ligada ao governo estadual, mas acreditar na desistência do PT, não é impossível, mas pouco provável.

FOTO: Portal GP1

DECISÃO CONJUNTA

O vereador de Teresina, Deolindo Moura (PT), disse que é preciso discutir todas as possibilidades de candidaturas para a próxima eleição. O parlamentar declarou que não se pode fechar portas e a estratégia entre os partidos aliados deve ser debatida conjuntamente e escolher o melhor caminho para vencer a eleição.

PETISTAS QUEREM RAFAEL NA PRÉ-CAMPANHA

Muitos petistas defendem que Rafael Fonteles participe mais do processo de escolha do candidato petista à prefeitura de Teresina. Com as pesquisas mostrando que o governador está bem avaliado na capital, os integrantes do partido sabem que ele seria decisivo na definição do nome e evitaria muitas polêmicas em torno da disputa interna.

NÃO É O MOMENTO CERTO

O problema é que muitos petistas ainda não entenderam que o governador tem uma metodologia de trabalho e de fazer política. Ele já mostrou em inúmeras ocasiões que é dono da própria agenda e que só vai participar da sucessão municipal quando entender que é o momento certo.

ENZO SAMUEL SEGUE DIALOGANDO

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, segue conversando com diversos partidos e nomes de influência no cenário político piauiense. Recentemente, ele esteve com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e, com o secretário de Segurança, Chico Lucas.

CAMINHO SEM VOLTA

Enzo Samuel é pré-candidato à prefeitura de Teresina e é considerado uma alternativa para a base aliada de Rafael Fonteles. Ele comandou a campanha do governador em Teresina, tem a confiança do chefe do executivo estadual e vai disputar o Palácio da Cidade, mesmo sem o apoio dos partidos aliados ao governador do Piauí.

ANTÔNIO JOSÉ LIRA MANDA RECADO

O vereador de Teresina, Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara Municipal, mandou um recado para os integrantes do PT que criticam a permanência dos vereadores do partido na base de apoio ao Palácio da Cidade. O parlamentar disse que os petistas que reclamam é porque não participam da gestão municipal como os três vereadores petistas.

O DESAFIO DE BÁRBARA

Assim como ocorreu em 2020, quando Sílvio Mendes buscou desvincular sua imagem de Jair Bolsonaro, Bárbara do Firmino, se for confirmada como candidata da coligação, terá o mesmo desafio. Ela sabe que o Piauí, historicamente, deu grandes votações a Lula e precisa evitar este antagonismo.

A POLÊMICA CONTINUA

Cícero Magalhães falou, mais uma vez, que os três vereadores petistas de Teresina vão entregar os cargos logo após a escolha do candidato do partido. Esta é mais uma polêmica que o PT enfrenta além da disputa interna para a escolha da chapa que vai representar o partido nas próximas eleições.

ENCONTRO COM O PRESIDENTE

No início desta semana, líderes do Senado Federal participaram de uma reunião com o presidente Lula e pediram mais diálogo do poder executivo com o Congresso Nacional. Os parlamentares também cobraram mais proximidade com os ministros do presidente Lula.

BASE DE APOIO

Não é a primeira vez que parlamentares alertam Lula da necessidade de consolidar uma base de apoio na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O presidente Arthur Lira já falou do assunto diversas vezes e a falta de uma base tem ficado evidente nas votações no Congresso.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.