MENU mobile

Câmara Municipal investiga denúncias contra Dr. Pessoa. Ex-gestores vão ser ouvidos

Após a conclusão, o relatório será submetido a votação do plenário que tem a decisão final de acolher ou arquivar

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A comissão especial criada pela Câmara Municipal de Teresina, para apurar as denúncias feitas pelo vice-prefeito, está trabalhando em conjunto com o TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o MP-PI (Ministério Público do Piauí. 

Na manhã de ontem (24/02), vereadores visitaram o TCE e foram recebidos por vários conselheiros, para trocarem informações sobre as apurações realizadas. Os parlamentares também estão em contato com representantes do MP-PI. 

No parlamento, audiências públicas estão sendo realizadas e na próxima segunda-feira (27/02), serão ouvidos representantes dos setores financeiro e de pessoal, além do ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde, médico Gilberto Albuquerque. 

Após a conclusão, o relatório será submetido a votação do plenário que tem a decisão final de acolher ou arquivar. Independente do resultado, o documento será enviado ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Prefeitura de Teresina.

FOTOS: Portal GP1

NÃO TEM VOLTA

O vereador Antônio José Lira disse que a necessidade de uma base unida não para Dr. Pessoa, mas pela população de Teresina. Segundo ele, o excesso de discussão atrapalha a resolução dos problemas da cidade.

“Tempo é caro. Tempo não volta, é como água de cachoeira. Nós temos obras importantes, porque 2023 será o ano da gestão do Dr. Pessoa”, disse Lira.

O RECADO...

“Que história é essa? Participa da gestão e na hora de uma crise cada um (vereador) quer fazer mídia. Como é que fica? Quer comer o filé e não quer chupar o osso. Tem que ter pulso”, disparou Antônio José Lira.

... E A RESPOSTA

O vereador de Teresina, Dudu (PT), respondeu as críticas de Antônio José dizendo que sempre debateu os problemas da cidade e vai continuar com a mesma postura.

“Não existe mudança, o que existe é uma coerência. Não estou confortável e nem desconfortável em fazer parte da base governista, vou continuar exercendo o meu papel”, disse Dudu.

SUCESSÃO EM CASTELO

No município de Castelo do Piauí, fontes ligadas ao prefeito Magno Soares (PT), informaram que o chefe do executivo já definiu seu candidato. O empresário, Júnior Abreu, é homem de confiança e aliado de primeira hora do atual gestor. Os dois, que sempre compartilharam a mesma agenda, estão intensificando visitas e conversas em busca de novos aliados. Muitas adesões já foram confirmadas e outras, classificadas como surpreendentes, estão sendo conversadas.

MESMA FÓRMULA

Júnior Abreu nunca disputou uma eleição, mas conhece bem os bastidores da política. É jovem e tem um histórico de sucesso na iniciativa privada. A ideia, segue a estratégia vencedora na última eleição. Continuação com renovação. A chapa terá total apoio do governador Rafael Fonteles e de vários deputados estaduais e federais.

O MAIOR DA HISTÓRIA

O presidente, Franzé Silva, realizou uma reunião com os integrantes da mesa diretora e representantes do sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa, para apresentar o planejamento de um concurso público de 400 vagas em diversas áreas, priorizando os setores com maior carência de profissionais.

CARGOS COMISSIONADOS

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Evaldo Gomes, garantiu que não existe “caça as bruxas” no parlamento, Segundo ele, os 3.500 funcionários comissionados que foram exonerados vão passar por um recadastramento, com critérios mais rigorosos, para saber, principalmente, a função de cada um.

CADA QUAL NO SEU QUADRADO

No processo de escolha dos nomes para o primeiro escalão, o governador mostrou pulso firme e não renunciou aos critérios técnicos em algumas pastas. A secretaria de Saúde, por exemplo, foi alvo de disputa de dois deputados federais, mas Rafael Fonteles não voltou atrás na decisão de manter Antônio Luiz no cargo.

COORDENAÇÃO POLÍTICA

O deputado estadual, Jeová Alencar, superintendente da SAAD SUL, deve ser o coordenador político da reeleição de Dr. Pessoa. O parlamentar teve um papel importante na eleição do ano passado no fortalecimento do partido e deve ganhar mais protagonismo em 2024.

ENZO NÃO FICA

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), está cada vez mais distante de Dr. Pessoa. Diferente do seu antecessor, Jeová Alencar, que mantinha uma relação de proximidade, o parlamentar mantém uma “distância regulamentar” do chefe do executivo.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.