MENU mobile

Com as federações, partidos não podem decidir candidatos sozinhos na próxima eleição

O que já era difícil ficou ainda mais complicado. Vai ser necessário muito diálogo para se chegar a um consenso

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A definição das candidaturas para 2024 não será fácil. As regras retiram dos partidos o poder de decisão que passa a ser de competência das federações partidárias. 

Em Teresina, o PT vai apoiar a reeleição de Dr. Pessoa ou lançar candidato próprio? Cabe a federação decidir e não ao diretório municipal da sigla. Basta apenas uma discordância e o martelo será batido pelas direções nacionais dos partidos. Partdos

O que já era difícil ficou ainda mais complicado. Vai ser necessário muito diálogo, mais do que o habitual, para se chegar a um consenso. 

O presidente da federação “Brasil da Esperança”, formada pelo PT, PV e PC do B, como já foi noticiado, está mapeando todo os municípios piauienses para saber onde os três partidos devem lançar candidatos. As decisões serão conjuntas com a participação do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias. No caso desta regra não existe exceção.

FOTOS: Portal GP1

FALANDO NISSO

João de Deus, presidente estadual do PT, disse que é temerário discutir alianças neste momento quando Teresina enfrenta problemas crônicos. Ele citou o transporte público e a área de saúde. Ele disse ainda que a antecipação do pleito pode gerar uma reação negativa da população.

O FUTURO DE TERESA

Falando em Teresina, a ex-deputada estadual Teresa Brito, já manifestou o interesse em concorrer à prefeitura da capital. É mais um componente que afasta a possibilidade de apoio à reeleição de Dr. Pessoa. Lembrando que o nome dela precisa ser aprovado pela federação.

O FUTURO DE NERINHO

Em Picos, o deputado estadual Nerinho, reeleito pelo PT, não estará no palanque do prefeito Gil Paraibano que deverá concorrer à reeleição. O presidente da federação, João de Deus, disse que os partidos terão candidato e o parlamentar, pelas regras, estará junto com a oposição.

ADESÃO SEM CARGOS

Alguns partidos da base aliada já anunciaram que vão receber filiações de prefeitos. Em relação à ocupação de espaços no governo estadual, a possibilidade é zero. O governador Rafael Fonteles foi claro e disse que estará ao lado dos seus apoiadores. Dependo das composições para a próxima eleição, o assunto pode ser discutido novamente.

PT E PSDB JUNTOS?

Circulou na imprensa a possibilidade de uma aproximação entre PT e PSDB para eleição em Teresina. João de Deus, que preside o PT no Piauí negou qualquer conversa no partido sobre uma aproximação entre as siglas. Pelo menos até agora.

AUDIÊNCIAS NO GATILHO

Nos próximos dias, os presidentes do PT, PV e PC do B vão conversar com o governador do Piauí para discutir as estratégias da federação e ouvir a opinião de Rafael Fonteles. Em seguida, será a vez de uma conversa com o ministro Wellington Dias. Os deputados estaduais e federais também serão ouvidos.

BALANÇO POSITIVO

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a castanha de caju teve uma safra 33% maior em 2022 comparada com 2021. O Piauí ficou em segundo lugar, no Brasil, com um aumento de 15% na produção.

CARGOS COMISSIONADOS

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Evaldo Gomes, garantiu que não existe “caça as bruxas” no parlamento, Segundo ele, os 3.500 funcionários comissionados que foram exonerados vão passar por um recadastramento, com critérios mais rigorosos, para saber, principalmente, a função de cada um.

MEDIDAS DO GOVERNO

Segundo cálculos feitos por técnicos da área econômica do governo do Estado, o pacote de medidas anunciado pelo governador Rafael Fonteles, para colaborar no financiamento do transporte público em Teresina, deve render aos cofres do município cerca de 1 milhão de reais.

PALANQUE DO DR. PESSOA

O SOLIDARIEDADE, que hoje integra a base de apoio ao Palácio da Cidade, deve apoiar a reeleição do prefeito de Teresina. O partido indicou o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Em política, quando se trata de estratégia, primeiro é preciso fortalecer os aliados. Não seria hora de oferecer mais espaço a sigla?

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.