MENU mobile

Conheça o próximo desafio de Fábio Novo para disputar a eleição em Teresina

O passo seguinte é tão difícil quanto o primeiro e vai exigir muita habilidade, diálgo e paciência do candidato petista

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O presidente da República veio ao Piauí para cumprir uma agenda administrativa. Lançou o “Brasil sem Fome” e o “Programa de Aceleração do Crescimento”. Fontes ligadas ao Palácio de Karnak afirmaram que na chegada de Lula a Teresina, durante os cumprimentos, o governador Rafael Fonteles apresentou o deputado estadual, Fábio Novo, ao chefe do executivo nacional, como pré-candidato à prefeitura de Teresina. 

Em entrevista à imprensa, o presidente da executiva municipal do PT, Cícero Magalhães, disse que não reconhece a votação da instância partidária. A executiva nacional da sigla será acionada? Caso isso ocorra, são remotas as chances de reverter a decisão. 

Fábio Novo agora tem que seguir em frente, buscar a união do partido, conversar com Teresa Britto e em seguida, buscar a união da base aliada ao Palácio de Karnak. Ele também precisa tornar seu nome mais conhecido e procurar avançar nas pesquisas de opinião pública. 

Os atuais percentuais de Fábio Novo foram suficientes para vencer a disputa interna, mas não o colocam como um nome com chances reais de vitória quando colocado no cenário com os outros pré-candidatos. 

O problema pode ser resolvido, ele tem vontade, é articulado e tem tempo para crescer na preferência popular.

FOTOS: Reprodução Facebook / Fábio Novo e Teresa Britto

A POSIÇÃO DE JOÃO MÁDISON

Após a escolha de Fábio Novo, como pré-candidato do PT, à prefeitura de Teresina, o deputado estadual, João Mádison, fez vários elogios ao petista. Disse que é um nome com bom trânsito no MDB e que consegue empolgar o eleitorado. João Mádison não falou pelo partido, mas já é um bom sinal para o candidato petista.

VAI COMEÇAR UMA NOVA ETAPA

A presidente estadual do PV (Partido Verde) disse que a escolha do pré-candidato do PT não tem nenhuma influência na pré-candidatura do partido. Ela disse que para chegar a uma decisão da federação, é necessário ouvir “as vozes da ruas” e classificou as pesquisas eleitorais como “fajutas” e “fraudadas”.

O RECADO DE TERESA BRITTO

Teresa Britto disse que o PV exige respeito na federação partidária e que não vai aceitar uma imposição do PT ou de qualquer outra sigla para decidir o nome que vai disputar as eleições do próximo ano. Ela defendeu uma construção saudável de uma candidatura que tenha aceitação popular, baixa rejeição com a realização de “pesquisas sérias”.

O PESO DAS VOTAÇÕES

A presidente do PV argumenta que foi a candidata a deputada estadual com maior votação em Teresina, nas eleições de 2018 e 2022 e este é um fator que deve ser levado em consideração. Ela afirmou que todos os votos conquistados foram orgânicos, espontâneos, sem nenhuma influência financeira.

E OS ALIADOS DE FRANZÉ SILVA?

Alguns já embarcaram com Fábio Novo logo após o anúncio. Outros vão demorar mais um pouco, aguardar os próximos acontecimentos, esperar os desdobramentos da novela petista. Afinal, qual a outra alternativa? Apoiar um nome fora do PT? Fábio Novo vai ter que trocar o pneu com o carro andando. Buscar novos aliados e conquistar os apoiadores de Franzé Silva.

A ESCOLHA DA OPOSIÇÃO

O presidente estadual do PROGRESSISTAS, Joel Rodrigues, disse que o assédio de outros partidos a deputada estadual, Bárbara do Firmino, é uma tentativa de colocar “uns contra os outros” na oposição. O ex-prefeito de Floriano garantiu que existe uma clima de harmonia entre todas as siglas e que a escolha será feita com base no entendimento.

A CANDIDATURA DE PAULO MÁRCIO

O vereador de Teresina, Luiz Lobão, elogiou Paulo Márcio, pré-candidato do MDB à prefeitura de Teresina. O parlamentar afirmou que o médico está motivado, um fator importante em uma disputa eleitoral, tem tempo para trabalhar seu nome e agora precisa mostrar que é um nome viável, crescendo nas pesquisas.

O RECADO PARA OS INSATISFEITOS

Sobre os emedebistas que não concordam com a pré-candidatura de Paulo Márcio, Luiz Lobão disse que é natural a existência de divergências em um partido político. O vereador mandou um recado para os insatisfeitos e disse que todos têm direito de lançar outros nomes para apreciação do partido e da população.

A DISPUTA EM PICOS

Os bastidores da eleição em Picos estão fervendo. O deputado estadual, Nerinho, continua sendo o assunto principal, mas o questionamento agora é outro. Quando o parlamentar vai declarar apoio a pré-candidatura do secretário de Turismo, Pablo Santos, que é apoiado pelo governador Rafael Fontes? Sua adesão já é dada como certa.

FALTA POUCO

O vereador de Teresina, Venâncio Cardoso (PSDB), revelou que sua filiação ao PT está bem avançada. O parlamentar tem conversado com o governador Rafael Fonteles, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e os vereadores do partido. Ele está confiante que ele se encaixa na estratégia da sigla de expandir o número de vagas na Câmara Municipal.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.