MENU mobile

A contagem regressiva para o PT deixar os cargos na prefeitura de Teresina

O presidente do PT de Teresina, Cícero Magalhães, não estabeleceu data, mas até outubro o candidato do partido será definido

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O PT já havia decidido lançar candidato a prefeito de Teresina, falta apenas escolher o nome. Agora, a discussão gira em torno da definição do prazo que os três vereadores do partido terão para deixarem a base do prefeito Dr. Pessoa. 

O presidente do PT de Teresina, Cícero Magalhães, não estabeleceu data, mas garantiu que até outubro deste ano o candidato do partido será definido. Disse que os parlamentares são fiéis ao partido, traduzindo, o trio petista deve entregar os cargos após o lançamento da candidatura. 

Para os vereadores, representa um prejuízo já que a capilaridade que se consegue com as indicações é um ativo importante na busca pela reeleição. 

Outro ponto importante, ainda não revelado, é o posicionamento da bancada após o desligamento do executivo municipal. Como os petistas vão se comportar? Ficarão independentes ou vão integrar a bancada de oposição? 

Começar a criticar a gestão municipal pode ser um golpe duplo nos parlamentares. É uma situação delicada que vai exigir muita habilidade para não comprometer a imagem dos seus vereadores.

FOTO: Portal GP1

ENQUANTO ISSO, NA CAPITAL FEDERAL

Em Brasília, os vereadores Evandro Hidd, Markim Costa e Enzo Samuel estiveram com o deputado federal, Marcos Aurélio (PSD). Com exceção de Markim Costa, todos são oposição a Dr. Pessoa. Existe alguma dúvida que a sucessão municipal esteve na pauta?

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE

Mesmo com manifestações das lideranças do PSD sobre o lançamento de candidatura própria à prefeitura de Teresina, o vereador Renato Berger continua articulando para contar com o partido na campanha de reeleição de Dr. Pessoa. A missão é difícil, mas em política tudo é possível.

UNIÃO DOS DIFERENTES

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), confirmou que tem interesse em uma composição política com a deputada estadual, Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS), para as eleições do próximo ano.

CAPACIDADE DE DIALOGAR

Fábio Novo disse que tem defendido no PT a necessidade de dialogar com campos políticos diferentes. O líder do governo na Assembleia Legislativa disse que tem mantido um bom relacionamento com a bancada de oposição e que fará o mesmo até a escolha do candidato.

CONTINUA NA BASE

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, confirmou que segue filiado ao PSB. Ele confirmou que o partido seguirá na base governista e vai apoiar o candidato escolhido pelo governador Rafael Fonteles.

CANDIDATURA DEFINIDA

O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, reuniu-se recentemente com a direção nacional do partido para discutir a sucessão municipal em Teresina. Com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a sigla definiu que Luciano vai disputar a prefeitura da capital em 2024.

BÁRBARA DO FIRMINO E O PSDB

Já o vereador Edson Melo revelou que a deputada estadual, Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS) pode ser candidata à prefeitura de Teresina com o apoio do PSDB. Para isso ocorrer, é preciso convencer, primeiro, Luciano Nunes.

OS CENÁRIOS DO MDB

O deputado estadual, João Mádison, é mais cauteloso quanto à disputa em Teresina. Ele defende que o MDB tenha um candidato que seja competitivo. Não conseguindo viabilizar um nome, o partido deve buscar aliança com a base de apoio do governador Rafael Fonteles.

RUBENS VIEIRA NA DISPUTA

O deputado estadual, Rubens Vieira (PT), avaliou positivamente as últimas pesquisas realizadas em Parnaíba. Ele ressaltou que ainda é um nome desconhecido, mas com baixa rejeição. Ele citou o exemplo do governador Rafael Fonteles que também era desconhecido em 2022 e venceu a eleição.

PREOCUPAÇÃO COM O LIXO

O vereador Ismael Silva (PSD), demonstrou preocupação com o processo de licitação para a escolha da empresa que vai realizar a coleta de lixo em Teresina. O contrato atual com a empresa que realiza o serviço termina no mês de maio.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.