MENU mobile

Deputado Rubens Vieira amplia alianças para disputar a prefeitura de Parnaíba-PI

O parlamentar já conseguiu apoio de vereadores, suplentes, lideranças e agora aproximou-se do ex-prefeito Zé Hamilton

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O cenário eleitoral em Parnaíba segue indefinido assim como em Teresina. O deputado estadual, Rubens Vieira (PT), defende que o candidato a prefeito seja escolhido entre os nomes do próprio partido. Atualmente, ele e o deputado federal, Florentino Neto, disputam a indicação da sigla. 

A proposta exclui o deputado estadual, Dr. Hélio Oliveira (MDB), que é da base aliada e busca o apoio do prefeito Mão Santa. A insistência do emedebista em trazer para o seu palanque o atual gestor do município tem sido o motivo de polêmica entre os petistas já que Mão Santa é um dos principais opositores de Lula e Rafael Fonteles. 

Rubens Vieira tem construído uma rede de apoios importantes com um grande número de vereadores, suplentes, lideranças e agora aproximou-se do ex-prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, que é uma das principais forças políticas do município. Com um crescimento constante nas pesquisas eleitorais e baixa rejeição, o parlamentar tem feito o dever de casa com habilidade, fortalecendo seu grupo político, apresentando-se como oposição à atual gestão e defensor do modelo de administração do governador Rafael Fonteles. 

Não é só Teresina que promete muitas surpresas nesta reta final de definições, Parnaíba também segue o mesmo roteiro.

DE OLHO NOS CRITÉRIOS

A adesão do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, a pré-candidatura de Fábio Novo foi uma conquista importante para fortalecer seu grupo de aliados. A união de forças políticas é um dos critérios definidos pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para definir quem vai representar o partido nas próximas eleições.

UM NOVO CAMINHO

Outro aspecto da adesão é o desembarque do presidente estadual do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Evandro Hidd, na base aliada do Palácio de Karnak. O vereador sempre foi um aliado do PSDB, esteve ao lado dos tucanos em todas as eleições e já ocupou cargos na gestão de Firmino Filho. A mudança tem um peso importante no cenário municipal.

E O VEREADOR ALAN BRANDÃO?

O PDT sonha com os três vereadores apoiando a pré-candidatura de Fábio Novo. Evandro Hidd declarou que ainda vai conversar com o vereador Alan Brandão, que atualmente, está na base de sustentação do prefeito Dr. Pessoa. Enzo e Evandro ainda não perderam a esperança de convencerem o parlamentar a mudar de posição.

NESTE CASO, É MELHOR SER O ÚLTIMO

Considerando os partidos mais importantes que vão disputar a eleição para a prefeitura de Teresina, o grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira será o último a definir sua chapa. Para os presentes na reunião, este é um fator importante que permite fazer as projeções conhecendo quem serão os adversários.

MUDANÇA DE SIGLA

Dos três candidatos que disputam as duas vagas na chapa majoritária, apenas a deputada estadual, Bárbara do Firmino, tem a possibilidade de mudar de partido caso seja a escolhida. Ficou claro que ela terá a opção de se filiar ao PSDB, partido que foi liderado na capital por Firmino Filho e que é um desejo da parlamentar.

DEPENDENDO DO CANDIDATO, ARRANJOS SÃO NECESSÁRIOS

Na prática, a escolha do pré-candidato gira em torno de Sílvio Mendes e Bárbara do Firmino. O PSDB já deixou claro que não aceita ficar fora da chapa majoritária e que, no mínimo, ocuparia a vaga de vice. Neste caso, Bárbara do Firmino sendo escolhida e mudando para o PSDB, Luciano Nunes teria que migrar para outra sigla.

A ESTRATÉGIA DO PROGRESSISTAS

Mesmo fazendo oposição ao governo Federal, governo do Estado e prefeitura de Teresina, o PROGRESSISTAS segue com a meta de continuar como um dos grandes partidos do Piauí após as eleições de 2014. A direção estadual da sigla segue atuando no interior realizando filiações e montando chapas competitivas.

A META PARA 2024

O presidente da sigla, Joel Rodrigues, disse que antes da eleição do ano passado, o partido contava com 81 prefeitos. Agora, são 67 gestores filiados e a meta estabelecida é eleger, na pior das hipóteses, 50 prefeitos na eleição do próximo ano. O número manteria o PROGRESSISTAS como uma das maiores siglas do Piauí.

POR ENQUANTO, SEGUE COMO ESTÁ

Os três vereadores do PT não vão entregar os espaços que ocupam na administração municipal. Deolindo Moura disse que esta decisão cabe ao prefeito de Teresina. Ele garantiu que a bancada petista no parlamento, independente de cargos, vai continuar votando nos projetos de interesse do município.

GOVERNADOR, SECRETÁRIOS E DEPUTADOS

A reunião entre Rafael Fonteles, secretários e deputados estaduais teve como ponto principal, um balanço dos 200 dias de gestão. As metas e números foram apresentados pelo secretário de Planejamento, Washington Bonfim, que detalhou o que foi realizado e fez várias projeções para os próximos meses.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.