MENU mobile

Dr. Pessoa vai testar mais uma vez a sua base na Câmara Municipal de Teresina

A estratégia do vereador Antônio José Lira, líder do prefeito, é conseguir votar a reforma e conseguir alcançar dois objetivos

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Não vai ser uma semana fácil. Após a aprovação dos empréstimos, a prefeitura de Teresina espera aprovar a reforma administrativa. Será mais um teste para a base de apoio do Palácio da Cidade. 

Nos bastidores, muitos vereadores dizem que o projeto pode não ser votado, um cenário quase idêntico ao registrado na última votação. Vários parlamentares reclamam de emendas que não foram liberadas, outros cobram mais espaço na administração municipal e a discussão antecipada da eleição do próximo ano são ingredientes que contribuem para a indefinição sobre o futuro da matéria. 

A estratégia do vereador Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara Municipal, é conseguir que a reforma seja votada e conseguir alcançar dois objetivos. O primeiro, a aprovação e saber, na prática, quem está ao lado de Dr. Pessoa e aqueles que só pertencem a base aliada quando estão na prefeitura. 

Para quem pretende protelar a votação, o argumento da falta de informação não deve funcionar já que todos os detalhes técnicos foram incluídos e revisados. É esperar e observar como será mais este capítulo, da conflituosa relação entre executivo e legislativo.

O OBJETIVO DAS DIVISÕES

Além da divisão das SAADs SUL e SUDESTE, a reforma administrativa cria coordenadorias que vão cuidar de animais, mercados públicos e uma específica para tratar de convênios federais voltados para a saúde da mulher.

PODE TER MAIS

Apesar das dificuldades enfrentadas na Câmara Municipal, Dr. Pessoa não descarta novas alterações na estrutura administrativa da prefeitura de Teresina. Ele não descartou a possibilidade de novas reformas no futuro.

MUDANÇA NA EQUIPE

Dr. Pessoa também confirmou que vai realizar mudanças no primeiro escalão do executivo municipal. Uma delas, já confirmada, é na Fundação Municipal de Saúde. A única pista é que pode ser um nome que não esteja ligado à área da saúde.

INDICAÇÃO TÉCNICA

Um dos nomes cotados para assumir a missão de comandar a Fundação Municipal de Saúde é o psicólogo Eduardo Moita. Ele inclusive já teria apresentado um levantamento com todas as informações da pasta e projetos para execução.

SUCESSÃO MUNICIPAL

Sobre a sucessão municipal, o prefeito de Teresina não fala em nomes ou negociações, mas revelou que Jeová Alencar, João Henrique e Ronney Lustosa, que chegou recentemente a equipe, estão tratando das articulações.

TROCA DE CARGO

Ronney Lustosa que pode passar pouco tempo na função que ocupa atualmente. Citado pelo prefeito como um dos seus articuladores políticos, ele está cotado para assumir uma secretaria ficando mais próximo de Dr. Pessoa na estrutura administrativa.

COMPOSIÇÃO DEFINIDA

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, vai indicar o professor Francisco Robério para a presidência estadual do PODEMOS. Na vice-presidência, ficará Marcos Vinicius, ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí.

REUNIÕES CONTINUAM

O governador Rafael Fonteles continua recebendo prefeitos no Palácio de Karnak. Os gestores estão sendo recebidos com base nos territórios de desenvolvimento. A primeira rodada é para tratar da conclusão das obras do PRO Piauí.

ANTÔNIO JOSÉ LIRA

Em meio a tantas mudanças, Dr. Pessoa já decidiu que seu líder na Câmara Municipal continua sendo o vereador Antônio José Lira. Ele descartou a possibilidade de Graça Amorim assumir o papel no legislativo e disse que ela vai auxiliar o parlamentar.

SERIA UM TIRO NO PÉ

Esta seria uma mudança que tornaria ainda mais difícil a relação entre executivo e legislativo. Antônio José vem desempenhando com sucesso o papel de líder e defendido a gestão municipal em todos os espaços na mídia.  

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.