MENU mobile

DRACO: A aposta na nova estrutura de combate as facções criminosas no Piauí

O objetivo, com esta reestruturação, é integrar o trabalho de todas as delegacias especializadas no combate à criminalidade

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A transformação do GRECO (Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado) em DRACO (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado) foi um avanço importante no combate a violência no Piauí. 

O objetivo, com esta reestruturação, é integrar o trabalho de todas as delegacias especializadas no combate à criminalidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o trabalho consiste em identificar a conexão entre crimes como homicídio, roubos e tráficos de drogas, investigando como ocorre a lavagem de dinheiro e quem são os beneficiados. 

Ele disse ainda que na nova organização do crime, a grande maioria dos delitos acontece a partir das organizações criminosas. O governador Rafael Fonteles garantiu os investimentos necessários para avançar em inteligência, novos equipamentos e aumento do efetivo.

FOTO: Portal O Dia

PONTOS ESTRATÉGICOS

Ficou definido que Teresina vai contar com quatro delegacias de combate a facções criminosas. Outras cinco serão instaladas nos municípios de Parnaíba, Picos, Bom Jesus, Floriano e São Raimundo Nonato.

CRIMES VIRTUAIS

A Delegacia de Combate e Repressão aos Crimes de Informática registrou 3.712 boletins de ocorrência em 2022. Deste total, 2.061 foram por estelionato, 881 por invasão de dispositivo e 770 relacionados a outros golpes.

MIGRAÇÃO DO CRIME

De acordo com o delegado Humberto Mácola, existem registros comprovando que muitos criminosos deixaram de roubar bancos, praticar sequestros ou traficar drogas para atuarem na prática de crimes pela internet.

SEDUÇÃO NAS REDES

Só no “Golpe da Novinha”, uma das modalidades de crime virtual mais praticadas atualmente, os criminosos já conseguiram extorquir médicos, advogados, engenheiros e até parlamentares com valores que chegam a R$ 90 mil.

NADA DE RADICALISMO

O deputado federal, Átila Filho (PROGRESSISTAS-PI), deixou claro sua amizade com o governador do Estado. Os dois estiveram em lados opostos na última eleição, mas o parlamentar disse que tem conversado frequentemente com Rafael Fonteles.

UNIÃO PELO PIAUÍ

Átila Filho, que é um dos nomes cogitados para disputar à prefeitura de Teresina, demostrou fidelidade a seu partido, mas não vai deixar de contribuir com o governo estadual.

“Nossa relação é de amizade e estaremos juntos nos projetos importantes para o Piauí”, disse o parlamentar.

DE OLHO EM 2024

O vice-governador do Piauí, articula para aumentar seu grupo político. Além da prefeita de Esperantina, Ivanaria Sampaio, do deputado federal, Marcos Aurélio e do deputado estadual, Felipe Sampaio, Themístocles Filho projeta a eleição de três vereadores em Teresina na próxima eleição.

O FUTURO DE WILSON?

O ex-governador Wilson Martins, que foi candidato a deputado federal pelo PT, é o primeiro suplente da federação. Nos bastidores, comenta-se que existe a possibilidade de que ele assuma uma cadeira na Câmara Federal ainda este ano.

TEM UM PROBLEMA

Para isso acontecer, o governador Rafael Fonteles teria que quebrar outra regra estabelecida por ele em relação a divisão de cargos. Um parlamentar do partido teria que ser chamado para assumir uma vaga no governo estadual que não tem participação dos parlamentares federais.

FORA DE COGITAÇÃO

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PROGRESSISTAS, descartou qualquer do PSDB com o PT. Ele disse qie, historicamente, são partidos antagônicos e que o eleitor observa o posicionamento dos políticos e dos partidos.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.