COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro
Após o encontro realizado com representantes do partido de vários municípios para definir estratégias, avaliar candidaturas e discutir critérios para formação de coligações, a executiva estadual do PT mostrou que, nas próximas eleições, a sigla vai bater recorde na quantidade de candidatos a cargos majoritários no Piauí.
Em meio a festa petista, o assunto principal foi o impasse sobre a escolha do nome que vai concorrer à prefeitura de Teresina no próximo ano. Como já foi noticiado pela coluna, três pesquisas, quantitativas e qualitativas, serão realizadas no mês de agosto, por institutos diferentes e em períodos distintos. Os resultados vão apontar quem está mais bem posicionado, atendendo o primeiro critério estabelecido para a definição.
O problema é que matemática em política não é uma ciência exata e partidários dos dois pré-candidatos já defendem interpretações diferentes. O maior impasse está nos votos do diretório municipal composto por 45 membros.
Fábio Novo defende que os atuais membros devem votar e cita uma resolução da executiva nacional proibindo a troca da diretoria. Franzé Silva diz o contrário, que a mudança é possível com base nas correntes internas do partido, a mesma interpretação do presidente Cícero Magalhães.
É importante registrar que em política tudo é possível, mas todos os sinais apontam para um embate mais intenso nesta reta final. O resultado da falta de consenso só o tempo vai dizer, mas certamente não será bom para o escolhido.