MENU mobile

Eleições no Piauí: PT deve bater recorde de candidatos a prefeito em 2024

O assunto principal foi o impasse sobre a escolha do nome que vai concorrer à prefeitura de Teresina

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Após o encontro realizado com representantes do partido de vários municípios para definir estratégias, avaliar candidaturas e discutir critérios para formação de coligações, a executiva estadual do PT mostrou que, nas próximas eleições, a sigla vai bater recorde na quantidade de candidatos a cargos majoritários no Piauí. 

Em meio a festa petista, o assunto principal foi o impasse sobre a escolha do nome que vai concorrer à prefeitura de Teresina no próximo ano. Como já foi noticiado pela coluna, três pesquisas, quantitativas e qualitativas, serão realizadas no mês de agosto, por institutos diferentes e em períodos distintos. Os resultados vão apontar quem está mais bem posicionado, atendendo o primeiro critério estabelecido para a definição. 

O problema é que matemática em política não é uma ciência exata e partidários dos dois pré-candidatos já defendem interpretações diferentes. O maior impasse está nos votos do diretório municipal composto por 45 membros. 

Fábio Novo defende que os atuais membros devem votar e cita uma resolução da executiva nacional proibindo a troca da diretoria. Franzé Silva diz o contrário, que a mudança é possível com base nas correntes internas do partido, a mesma interpretação do presidente Cícero Magalhães. 

É importante registrar que em política tudo é possível, mas todos os sinais apontam para um embate mais intenso nesta reta final. O resultado da falta de consenso só o tempo vai dizer, mas certamente não será bom para o escolhido.

A FORÇA DAS PESQUISAS ELEITORAIS

Durante o encontro petista, o governador Rafael Fonteles foi claro em defender as pesquisas eleitorais como principal critério para definição do candidato a prefeito de Teresina. Ele disse que o primeiro passo na construção de uma candidatura é escolher um nome que tenha a maior preferência do eleitorado.

RAFAEL FONTELES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O governador Rafael Fonteles falou da sua atuação durante a campanha eleitoral do próximo ano. Ele disse que como petista trabalha para o crescimento do partido, mas como chefe do executivo vai apoiar todas as forças políticas, independente da sigla, que estiveram com ele durante a última campanha eleitoral.

DIRETO AO PONTO

O vereador Antônio José Lira, líder do prefeito na Câmara Municipal, não poupou críticas ao vereador Neto do Angelim, afirmando que ele vai trair o prefeito Dr. Pessoa. O parlamentar também disse que o Palácio da Cidade peca em não ouvir os aliados que estão na defesa da gestão participando do cotidiano da Câmara Municipal.

NADA DE CONFUSÃO

Neto do Angelim, quando perguntado sobre as críticas de Antônio José Lira, evitou troca de farpas, tratou de minimizar o episódio que classificou como um engano. Disse que é amigo de Lira e sempre que foi preciso, esteve presente na defesa dos projetos de interesse da prefeitura de Teresina, não só defendendo, mas votando a favor.

A CHAPA MAJORITÁRIA DO PALÁCIO DA CIDADE

O vereador Neto do Angelim discorda da estratégia apresentada pelo grupo político do prefeito de Teresina para a chapa de vereadores. Os responsáveis pela coordenação política do Palácio da Cidade defendem quatro partidos, combinando candidatos com mais votos com candidaturas de menor potencial eleitoral.

O EXEMPLO DO PT EM 2022

O ex-prefeito Firmino Filho, era especialista na montagem de chapas proporcionais. Ele sempre dividiu, entre vários partidos, candidaturas mais robustas e outras com baixa. Neto do Angelim citou a formação da chapa do PT, na eleição passada, que concentrou os deputados estaduais com mandato e elegeu doze parlamentares.

A ESTRATÉGIA DE NETO DO ANGELIM

O parlamentar defende apenas dois partidos. Um deles, o REPUBLICANOS, concentraria todos os vereadores de mandatos, candidatos com votação alta e os secretários da prefeitura de Teresina. A outra sigla, abrigaria os integrantes do executivo municipal que ocupam espaços menores e os nomes com menor votação.

A BASE GOVERNISTA UNIDA

Sobre a estratégia do PT de unir a base governista em todo o Piauí, alguns interlocutores dos partidos consideram uma tarefa difícil. Em alguns municípios, a composição é possível e já citamos o caso de Picos, onde todas as siglas estão apoiando a candidatura do deputado estadual, Pablo Santos, pelo MDB.

EM OUTROS CASOS, NEM TANTO

Em outros casos, a negociação será mais complicada. No município de Jatobá do Piauí, no norte do Estado, o prefeito Hilton Gomes é filiado ao PSD e tem como oposição o PT que fez uma reunião recentemente e decidiu permanecer na oposição. Neste caso, havendo uma interferência da executiva estadual para uma composição, o PT perderá boa parte dos seus filiados.

ELMANO FÉRRER NA MIRA DE VÁRIOS PARTIDOS

O ex-senador Elmano Férrer esteve com o vice-governador, Themístocles Filho, durante evento na cidade de Esperantina. Durante a visita, ele conversou com o deputado federal, Marcos Aurélio, pré-candidato à prefeito de Teresina pelo PSD. Elmano segue como um nome desejado por vários partidos para a próxima eleição.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.