MENU mobile

Entenda como está a novela sobre a escolha do pré-candidato do PT em Teresina

Não custa lembrar que esta situação só beneficia os concorrentes do partido e prejudica o futuro candidato

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Para quem acompanha a política piauiense, após um início turbulento das prévias petistas, com os dois pré-candidatos trocando farpas, o período de trégua depois da definição de critérios para a escolha do nome que vai representar o partido nas próximas eleições, sempre desconfiou que haveria a possibilidade de tudo voltar a estaca zero. 

A construção do acordo sempre pareceu frágil, não precisou de muito tempo para desmoronar e o desentendimento reinar novamente. Franzé Silva alega que foi vítima de uma notícia falsa que afirmava sua desistência de concorrer à prefeitura de Teresina prejudicando seu desempenho nas pesquisas. O presidente da Assembleia Legislativa questionou também um dos institutos escolhidos para a realização de pesquisa de intenção de voto e para polemizar ainda mais, cogitou a possibilidade de um terceiro nome ser escolhido para representar o PT nas eleições de 2024. 

Fábio Novo continua defendendo que o acordo feito anteriormente seja mantido, que em política, quando a palavra é empenhada deve ser mantida. O líder do governo no parlamento estadual descarta a entrada de um novo nome para avaliação dos teresinenses. 

O presidente da executiva municipal, Cícero Magalhães, após efetivar a troca de dez nomes no diretório, mudança que beneficiaria Franzé Silva, contribuiu para elevar a temperatura sinalizando que a decisão ocorreria através do voto, que também já havia sido descartada. 

Não custa lembrar que esta situação só beneficia os concorrentes do PT e prejudica o futuro candidato com possibilidade de dissidências e repercussão negativa no eleitorado.

FOTOS: Jornal Diário do Povo e Portal GP1

DECIDIR NO PRÓXIMO ANO?

O presidente da executiva municipal do PT, Cícero Magalhães, contribuiu ainda mais para o clima tenso no partido. Ele declarou que diante do novo impasse, uma das saídas seria adiar a escolha do pré-candidato do partido para o próximo ano. Imagine o que poderia ocorrer até o ano eleitoral levando-se em conta a situação atual.

É MUITO ESTRANHO

Cícero Magalhães deixou claro que é uma opinião pessoal, mas que seguirá o que a instância partidária decidir. Ele argumentou que a grande maioria dos eleitores de Teresina está preocupada com os problemas da cidade e não com a escolha dos próximos candidatos. Por que será que só agora ele percebeu isso?

INVESTIGAÇÃO EM CURSO

Fábio Novo garantiu que a notícia falsa afirmando a desistência de Franzé Silva da disputa no PT não foi plantada por ele e nem por seus aliados. O parlamentar disse que investigou o fato, descobriu a origem e vai buscar o responsável pela publicação na tentativa de identificar qual a motivação do autor.

AFASTAMENTO ANULADO

O afastamento dos dez integrantes do diretório municipal foi analisado pela executiva regional do partido. São 22 integrantes e 16 participaram da reunião. Inicialmente, uma das possibilidades, foi solicitar mais informações sobre os motivos alegados para a substituição, mas a maioria decidiu pela votação da anulação do ato e reintegração dos membros.

TUDO PODE ACONTECER

A novela pode não ter chegado ao fim. As tendências internas do PT podem recorrer e acionar a executiva nacional do partido. Pelo regimento, como não houve eleição para as executivas municipais que tiveram seus mandatos renovados, a exclusão de membros só poderia ocorrer através de um entendimento entre as partes. Não estranhe se esta regra não for seguida.

A EXECUTIVA NACIONAL

O impasse parece que vai ser decidido mesmo na executiva nacional do partido. A coluna RODA VIVA conversou com petistas que estão observando de longe os acontecimentos. Eles afirmaram que a tendência é que os integrantes da instância superior decidam com base em critérios objetivos e pesquisa eleitoral é o principal deles.

MEDIAÇÃO DAS LIDERANÇAS

Os mesmos petistas também disseram que ainda acreditam em uma solução local sem que a executiva nacional seja acionada. Neste caso, um entendimento passaria, obrigatoriamente, pela mediação de Rafael Fonteles, Wellington Dias e Regina Sousa. As fontes afirmaram que eles são os únicos com poder para contornar o novo impasse.

OS PREJUÍZOS DA PRÉ-CAMPANHA

Sendo bastante pragmático, esta novela envolvendo a escolha do pré-candidato do PT já passou de todos os limites e já comprometeu a imagem do nome que será escolhido. Como os critérios de escolha foram descartados, como é possível acreditar que o nome que não for escolhido vai apoiar integralmente o candidato do partido?

OS RESULTADOS DAS PESQUISAS

O vereador de Teresina, Edson Melo, revelou que todas as pesquisas realizadas desde o mês de março sofreram poucas alterações nos percentuais dos pré-candidatos. O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes continua liderando a disputa com a deputada estadual, Bárbara do Firmino, aparecendo como a segunda mais bem posicionada.  

A ESCOLHA EM DUAS ETAPAS

O governador em exercício, Themístocles Filho, defende uma candidatura única dos partidos que participaram da eleição do governador Rafael Fonteles. Para ele, cada sigla deve escolher seu pré-candidato, realizar um trabalho de divulgação na imprensa, redes sociais e reuniões pela capital e apenas no final do ano definir um nome único.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.