MENU mobile

Rafael Fonteles quer a base governista trabalhando no mesmo ritmo da sua gestão

Em reunião no Palácio de Karnak, ele conversou com Franzé Silva, Fábio Novo, Hélio Isaías, João Mádison e Severo Eulálio

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Rafael Fonteles quer mais rapidez na tramitação dos projetos do executivo estadual na Assembleia Legislativa. 

Em reunião no Palácio de Karnak, o governador conversou com o presidente do parlamento, Franzé Silva, e com os deputados Fábio Novo, Hélio Isaías, João Mádison e Severo Eulálio. 

O chefe do executivo explicou sua viagem ao exterior, Estônia e Portugal, detalhou a aplicação do empréstimo de R$ 2 bilhões e ainda discutiu algumas pautas específicas no encontro. Traduzindo, Rafael quer a base governista no mesmo ritmo do executivo, que não ocorra atraso na aprovação das matérias de interesse do governo. 

O resultado já foi visto nesta terça-feira (21/03), com a aprovação do empréstimo no plenário. Os recursos serão captados junto ao Banco do Brasil.

PEDIDO DA OPOSIÇÃO

A bancada de oposição não se posicionou contra o empréstimo, apenas assinou um requerimento solicitando ao governo do Estado que aponte as obras que serão realizadas com os recursos.

GOVERNO EXPLICA

Um dos investimentos será na reforma do Aeroporto Internacional de Parnaíba. O objetivo é estruturar o espaço para receber e enviar cargas até para outros países. Outro investimento previsto é a construção de estradas no “anel da soja”, permitindo o escoamento da produção sem os transtornos enfrentados historicamente.

O GRITO DOS SUPLENTES

Os seis suplentes que assumiram na Assembleia Legislativa querem contar com os mesmos direitos oferecidos pela Câmara Federal. Um deles é o salário no início do mandato e outro no final. Alguns parlamentares já protocolaram um requerimento exigindo o mesmo tratamento.

ENCONTRO COM PREFEITOS

A partir de abril, o governador Rafael Fonteles vai começar a receber os prefeitos que que o apoiaram durante a campanha eleitoral para começar a atender as demandas dos municípios. Com isso, os deputados estaduais vão poder cumprir suas promessas feitas durante a eleição.

MAS, COM RESSALVAS

Nas eleições municipais, Rafael Fonteles prometeu que vai subir no palanque de todos os candidatos que estiveram ao seu lado, mas não estará presente com aqueles que apoiaram a oposição. O governador também revelou que não participará do pleito nos municípios onde todos os concorrentes votaram nele.

A ELEIÇÃO DE TERESINA

Não foi descartada a possibilidade de repetir, em Teresina, a mesma coligação que elegeu o atual governador do Piauí. Durante a reunião desta semana, com alguns deputados, no palácio de Karnak, Rafael Fonteles, mais uma vez, definiu a realização de pesquisas como principal critério de escolha e que as conversas devem ocorrer apenas em fevereiro de 2024.

HUMILDADE NA ESCOLHA

O deputado Estadual, João Mádison (MDB), tem defendido que a base governista esteja unida na eleição de Teresina. Todos os postulantes têm tempo suficiente para trabalharem seus nomes até o ano que vem. O parlamentar defendeu que o nome mais viável seja aceito pelo grupo com humildade e que não tem sentido os partidos entrarem divididos na disputa.

COMEÇOU A DISPUTA

Os partidos da base de apoio ao governo já estão articulando a filiação de prefeitos da oposição. O primeiro passo é atrair os gestores que votaram em parlamentares governistas, mas não estavam no palanque de Rafael Fonteles.

COM UM DETALHE

Só que estes prefeitos chegam sabendo que não terão o apoio de Rafael Fonteles para suas candidaturas, mas devem assumir o compromisso de permanecerem na situação até a eleição de 2026.

CONTINUA COMO ESTÁ

Durante a reunião com o governador Rafael Fonteles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, apresentou a proposta de repassar ao governo do Estado a administração do HUT (Hospital de Urgência de Teresina). Informações de fontes do Palácio de Karnak é que a oferta não será aceita.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.