MENU mobile

Governo do Piauí acumulou uma queda na arredação de R$ 500 milhões em 2022

A redução de impostos, adotada pelo governo federal no segundo semestre do ano passado, foi a principal causa

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, esteve na Assembleia Legislativa fazendo um balanço do último quadrimestre de 2022.  Os dados mostram que o governo estadual acumulou um prejuízo de R$ 500 milhões de reais. 

A redução de impostos, adotada pelo governo federal no segundo semestre do ano passado, foi a principal causa da queda de arrecadação, exigindo medidas de emergência para reequilibrar as contas públicas. 

Para os três primeiros meses deste ano, a projeção é uma queda em torno de 10% ainda em consequência da redução, principalmente, do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

As despesas com pessoal, são mantidas abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, aguardando um cenário mais claro para a realização de novas despesas. 

Outro ponto abordado por Emílio Júnior foi a expectativa sobre o cenário econômico deste ano. Um bom desempenho da economia brasileira, ajudaria a superar mais rápido as perdas financeiras.

FOTOS: Portal GP1

VEREADORES CONCORDAM

Nos bastidores da Câmara Municipal existe um consenso de que a redistribuição das comissões de licitação, como é o caso da Fundação Municipal de Saúde, é uma necessidade para agilizar o processo de compra e execução de obras.

NOVA ESTRATÉGIA

O problema está na divisão das SAADs. É neste ponto que alguns parlamentares podem criar dificuldade para o Palácio da Cidade. Este deve ser o capítulo do novo embate entre os dois poderes.

TRAMITAÇÃO DA REFORMA

Antes da votação da reforma administrativa, o primeiro teste da base de Dr. Pessoa na Câmara Municipal. Antônio José Lira, líder do prefeito, vai solicitar regime de urgência especial para a matéria. O cerco está se fechando.

A ORDEM É PARA VOTAR

Sobre a possibilidade de fatiar a votação da reforma, Antônio José Lira foi claro. O projeto será votado na íntegra ou dividido. Com a aprovação do regime de urgência, a margem de manobra dos vereadores fica reduzida.

ARGUMENTO DA OPOSIÇÃO

Como foi antecipado pela coluna, a polêmica está em torno da divisão das SAADs. Até agora, apenas os parlamentares de oposição falaram sobre o assunto. A alegação principal é a criação de despesas com os novos cargos.

ATENÇÃO PARA O PLACAR

Lira disse que mesmo diante dos questionamentos e possibilidade da apresentação de destaques, todo o projeto de reforma administrativa será aprovado. Segundo o vereador, a matéria terá entre 18 e 22 votos.

SEM MARGEM PARA MANOBRAS

Após a aprovação do regime de urgência especial, o regimento determina que todos os pedidos de vista devem ser analisados em 30 minutos. A liderança do prefeito já disse que espera o tempo necessário, mas a votação acontece na próxima terça-feira.

PSD DE OLHO NO PALÁCIO DA CIDADE

Depois do vereador Vinício Ferreira, foi a vez do deputado federal, Júlio César (PSD), afirmar que o partido vai ter candidato à prefeitura de Teresina. O presidente estadual da sigla confirmou a decisão em um evento realizado em Teresina.

SUCESSÃO MUNICIPAL

O deputado estadual, Henrique Pires (MDB), cobrou mais reuniões do partido para discutir as eleições municipais de 2024. Ele reconheceu o esforço de cada parlamentar nas suas bases, mas considera importante discutir o pleito, inclusive com a população.

A MUDANÇA PARA O PODEMOS

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, que já anunciou sua mudança para o PODEMOS, está na mira do seu atual partido. Júlio César revelou que busca a permanência do secretário no PSD e que estão conversando sobre o assunto. Por enquanto, o PODEMOS será comandado, no Piauí, por um nome de confiança de Fábio Abreu.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.