MENU mobile

Governo do Piauí começa a preencher os cargos no interior. Entenda os critérios

O primeiro ponto observado é que o parlamentar tenha obtido apoio de uma liderança local que tenha votado em Rafael Fonteles

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O governador deu início a composição de cargos no interior do Piauí. Pelo menos em sete municípios, as nomeações de responsabilidade do governo estadual já foram preenchidas. 

De acordo com deputados estaduais da base do governo, o primeiro critério é que o parlamentar tenha obtido apoio de uma liderança local que tenha votado na chapa majoritária que elegeu Rafael Fonteles. O raciocínio é simples, se o deputado foi apoiado por um nome da oposição, isso acontece em alguns casos por motivos relacionados a configuração política do município, ele perde o direito às indicações para não fortalecer os opositores da próxima eleição. 

Caso o apoiador seja do grupo ligado ao Palácio de Karnak, o deputado mais votado é o primeiro a ser contemplado e o processo segue de acordo com o total de votos de cada um. Só que antes, tem um detalhe, 30% de todas as vagas, em cada município, são de livre escolha do governador.

FOTOS: Portal GP1

NOVOS CAPÍTULOS

O governador do Piauí anunciou medidas para colaborar com o custeio do transporte público em Teresina. Uma delas é a redução em 50% do ICMS dos combustíveis. Também haverá isenção total de IPVA para novos ônibus e o pagamento de um subsídio para estudantes da rede pública estadual e funcionários públicos estaduais com direito à gratuidade. 

DEPUTADOS DE OLHO

O presidente da Assembleia Legislativa disse que as medidas estão sendo finalizadas. O próximo passo é enviar a matéria para apreciação no parlamento. Franzé Silva garantiu que a aprovação será rápida para que o pacote seja implementado o mais rápido possível.

A RESPOSTA DE ANTÔNIO JOSÉ LIRA

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Antônio José Lira, disse que o Dr. Pessoa vai resolver o problema do transporte público, mas lembrou que o impasse já dura cerca de 30 anos e não foi fruto da atual gestão.

“O Dr. Pessoa assumiu o compromisso de resolver e o compromisso continua”, disse o parlamentar.

QUINTAL DO LIRA

Antônio José disse ainda que participou de uma reunião, ontem, com o Dr. Pessoa e o superintendente da SAAD SUL, Jeová Alencar, discutindo, principalmente, o transporte público. O parlamentar defendeu que o SINTETRO (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte Rodoviários do Piauí) também fosse ouvido nas discussões para a solução do problema e tem conversado diretamente com Antônio Cardoso, presidente do sindicato.

DEBATE SOBRE AS COMISSÕES

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Evaldo Gomes, garantiu que após o carnaval todas as comissões estarão formadas e que não existe polêmica sobre a distribuição das vagas. O diálogo com todos os líderes partidários está avançado e não haverá dificuldades nas definições.

ESPAÇOS DEFINIDOS

Já está definido que o bloco formado pelo PT e o SOLIDARIEDADE vai ficar com a Comissão de Constituição e Justiça. O MDB indica o presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e o PROGRESSISTAS ficará com a Comissão de Administração Pública e Política Social.

REUNIÃO GERAL

O governador vai conversar, esta semana, com uma comissão de vereadores de Teresina e os deputados estaduais da base no Palácio de Karnak. O assunto principal será a apresentação do projeto de desoneração de impostos e em seguida programar a tramitação e aprovação da matéria.

CHAPA PROPORCIONAL

O vereador de Teresina, Vinício Ferreira, disse que o PSD bateu o martelo e não vai aceitar a filiação de parlamentares com mandato. A estratégia foi definida pelo partido para fortalecer o mandato da sua bancada que que conta ainda com Renato Berger e Ismael Silva.

CADA QUAL NO SEU QUADRADO

No processo de escolha dos nomes para o primeiro escalão, o governador mostrou pulso firme e não renunciou aos critérios técnicos em algumas pastas. A secretaria de Saúde, por exemplo, foi alvo de disputa de dois deputados federais, mas Rafael Fonteles não voltou atrás na decisão de manter Antônio Luiz no cargo.

AINDA EXISTE ESPERANÇA

O vereador Dudu, reafirmou que os três parlamentares da PT continuarão apoiando a gestão de Dr. Pessoa e defendeu que ocorra um diálogo entre o governo do Estado, prefeitura de Teresina e partidos aliados para a definição de uma candidatura única para as próximas eleições.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.