MENU mobile

Na corrida para chegar a prefeitura de Teresina, o PT virou seu próprio adversário

Desta vez, a polêmica envolveu o presidente do diretório do PT de Teresina, Cícero Magalhães e o deputado estadual, Francisco Limma

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Depois da polêmica envolvendo os deputados estaduais Franzé Silva e Fábio Novo, o presidente do diretório do PT de Teresina, Cícero Magalhães e o deputado estadual, Francisco Limma (PT), protagonizaram mais uma capítulo que repercutiu na imprensa sobre a sucessão municipal na capital. 

Durante entrevista, Limma disse que seria possível apoiar um candidato indicado pelo vice-governador, Themístocles Filho, desde que o nome fosse viável. Magalhães disse que esta possibilidade está descartada e que o partido terá candidato próprio nas próximas eleições e que, no momento certo, vai decidir qual dos quatro nomes apresentados será o escolhido. 

A declaração de Cícero Magalhães também foi um recado para quem pensa que o PT vai abrir mão de disputar o Palácio da Cidade. 

Sobre a declaração de Francisco Limma, ele disse que o parlamentar deve ter errado de prefeitura, na verdade ele estaria falando do município de São João do Arraial, onde Limma foi prefeito e é seu principal colégio eleitoral.

FOTOS: Portal GP1

PRÉVIAS NEM PENSAR

O PT está correto em evitar a realização de prévias para escolha do candidato em Teresina. Com tanta polêmica acontecendo, imagine o que poderia ocorrer se houvesse uma disputa para decidir quem vai representar o partido.

ARTICULAÇÃO OPOSICIONISTA

O PROGRESSISTAS reafirma que terá candidato a prefeito de Teresina em 2024. Ao mesmo tempo, procura mantar o diálogo com o PSDB, CIDADANIA e UNIÃO BRASIL, considerados aliados naturais. A estratégia de lançar vários candidatos ou formar uma coligação ainda não foi definida.

A RESPOSTA DE BÁRBARA

A deputada estadual, Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS) reafirmou sua permanência no partido. Ela rebateu as críticas de que estaria aproximando-se do Palácio de Karnak. Bárbara disse que assim como seu pai, vai manter uma relação respeitosa com todas as forças políticas.

SERÁ QUE FUNCIONA?

Alguns secretários que fazem parte da gestão do Palácio da Cidade, defendem a criação de uma chapa com todos os integrantes do executivo municipal que serão candidatos na próxima eleição. O partido deve ser o REPUBLICANOS.

PENSAMENTO DIFERENTE

Os articuladores políticos do prefeito de Teresina defendem uma estratégia diferente. Apostam no modelo tradicional, montando chapas com candidatos com grande potencial de votos ao lado daqueles com votação mais baixa. Qual tese vai prevalecer?

DE MALAS PRONTAS

O vereador Joaquim Caldas, atualmente filiado ao MDB, deve deixar a sigla na próxima janela partidária. Ele já decidiu que fica na base aliada e como seu partido já declarou que será oposição, não resta outra alternativa. O parlamentar segue o mesmo caminho de Renato Berger que deve sair do PSD.

NINGUÉM SE ENTENDE

As mudanças na prefeitura de Teresina continuam e com muitas especulações. Ronney Lustosa, que ocupa a PRODATER, vai deixar o cargo. Inicialmente, estava cotado para assumir a secretaria de Administração depois surgiu outra possibilidade da secretaria de Governo, mas ficou mesmo com a primeira opção.

QUEDA DE BRAÇO

Outra mudança seria a divisão de espaços na SEMCASPI. A proposta não é nova, mas parece que desta vez vai sair do papel. O prefeito da capital resiste à ideia já que o secretário Alan Cavalcante é muito ligado ao gestor.

FORÇA POLÍTICA

Todas as mudanças tratadas na coluna de hoje e outras que estão sendo estudadas são resultado de exigências dos principais aliados políticos de Dr. Pessoa. A eleição está se aproximando e a necessidade de acomodar aliados não pode esperar.

FOCO NA INFÂNCIA

Dr. Vinicius, deputado estadual (PT), tem terceiro projeto transformado em política de Estado. Primeiro foi o Pacto pelas Crianças e o Saúde Digital. Agora, o Projeto Viver será lançado, nesta quinta (11/05), pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência. O objetivo é promover saúde visual por meio de consultas e exames, prevenindo problemas de visão em crianças e adolescentes. O deputado idealizou projetos que vão impactar a saúde dos piauienses de forma muito positiva.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.