MENU mobile

Não existe controle sobre o preço dos combustíveis no Piauí. Empresários fazem a festa

Os preços são alterados são alterados antes do previsto e não existe uma fiscalização contínua, apenas pontual

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

No Piauí, proprietários de postos de combustível fazem o quer. Com o fim da desoneração tributária, na capital piauiense, os preços já subiram em diversos estabelecimentos. 

Em alguns casos, a alta ultrapassa os R$ 0,30 no litro da gasolina. Quando chega a hora de baixar, a demora alegada pelos empresários, é que o estoque antigo precisa acabar para reajustar os preços, mas quando é para aumentar parece que o combustível que ainda resta nos tanques não é problema. A alteração é imediata. 

O comportamento é, no mínimo, desonesto com o consumidor. O MP-PI (Ministério Público do Piauí) deve acionar o PROCON- PI (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) para uma fiscalização rigorosa e como não existe explicação para a “farra dos aumentos”, estabelecer multas e obrigar que os preços sejam reduzidos até a comprovação da compra de um novo estoque, após o retorno dos impostos. 

Caso contrário, mais uma vez, vai ficar o dito pelo não dito e o assalto ao bolso do consumidor ocorrerá mais uma vez sem qualquer reação do poder público.

ATÉ AGORA, SEM DISPUTA

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), disse que está à disposição do partido para concorrer à prefeitura de Teresina. Caso o deputado estadual, Fábio Novo (PT), decida entrar na disputa, ele retira seu nome para apoiar o líder do governo no parlamento.

UM NOVO NOME

O deputado estadual, Dr. Vinicius Nascimento (PT), está em ritmo de pré-campanha para o Palácio da Cidade. Ele tem cumprido uma agenda intensa em Teresina e em algumas visitas, ao lado do vereador da capital, Joaquim Caldas (MDB). Só que o consenso no maior colégio eleitoral do Piauí, apesar dos vários, é dado como certo.

FIM DO BOATO

O presidente nacional do PROGRESSISTAS, senador Ciro Nogueira, descartou uma composição com o PT para a prefeitura de Teresina. Falava-se da possibilidade de Bárbara do Firmino ser indicada como vice de um nome petista. Ciro disse que se a parlamentar decidir concorrer será pelo próprio partido.

CADA VEZ MAIS LONGE

É claro o afastamento gradativo dos vereadores do PT da base de apoio de Dr. Pessoa. Como não houve ampliação de espaços na prefeitura de Teresina, os três parlamentares estão sendo contemplados com outros espaços comandados pelo PT. As defesas através da imprensa não ocorrem mais, vamos aguardar os votos em plenário.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS

A SADA (Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária), comandada pelo ex-deputado federal, Fábio Abreu, engloba a ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) e o EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí). A primeira mudança será a unificação de todos os serviços em único prédio. Em seguida, todos os serviços serão disponibilizados pela internet.

DE OLHO NA BANCADA

Os vereadores Valdemir Virgino e Neto do Angelim, devem assinar ficha de filiação no REPUBLICANOS. São dois nomes com grande potencial de votos que se juntam a outros que também devem migrar para o partido, fortalecendo a chapa proporcional para o próximo ano.

O XADREZ DA POLÍTICA

O problema é que um partido para eleger uma grande bancada de vereadores não pode contar apenas com integrantes de mandato, é preciso atrair candidatos com menor votação para garantir o quociente eleitoral e não perder vagas por falta de estratégia. Uma saída seria, além do REPUBLICANOS, usar uma ou duas siglas para abrigar todos os nomes.

AINDA É CEDO, MAS...

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), fez elogios a deputada estadual, Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS), quando foi perguntado sobre a possibilidade de uma união para a disputa da prefeitura de Teresina.

“É uma deputada muito querida, uma pessoa que eu tenho muito respeito. Poderia ser uma boa solução para a cidade”, disse o parlamentar.

SOLUÇÃO GERALDO ALCKMIM

Apesar de representantes dos dois partidos negarem a possibilidade desta união, o assunto é tratado abertamente por integrantes das duas siglas. Caso esta possibilidade torne-se real, o mais provável seria que Bárbara do Firmino buscasse um partido mais alinhado, ideologicamente, com o PT.

COMEÇOU A CONTAGEM

O vereador de Teresina, Antônio José Lira, deu início a reestruturação da base governista na Câmara Municipal. Na primeira contagem, são 16 vereadores que estão “fechados” com o Palácio da Cidade. O número não representa a folga necessária para votações importantes.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.