MENU mobile

Novo cáculo do ICMS gera um prejuízo de R$ 4 milhões mensais para Teresina

O plenário do Tribunal de Contas do Estado acatou parcialmente a liminar do Tribunal de Justiça do Piauí mantendo as regras

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A decisão do TCE (Tribunal de Contas do Estado) contrariou as expectativas da prefeitura de Teresina sobre as novas regras referentes aos repasses do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). 

A solicitação do executivo municipal é que os critérios antigos continuassem os mesmos e que fosse feito o pagamento dos recursos perdidos com a nova divisão. O plenário do TCE acatou parcialmente a liminar do TJ (Tribunal de Justiça do Piauí) mantendo as regras sem retroativo. 

O secretário de Finanças, Admilson Brasil, confirmou que a capital perde R$ 4.300.000,00 mensais, mas garantiu que a prefeitura está equilibrada financeiramente e que o dinheiro perdido seria aplicado em novos investimentos. 

O presidente do TCE, Kennedy Barros, disse que a alteração na legislação deve ser cumprida. Sobre a possibilidade de adiamento na aplicação das mudanças, requerida pela prefeitura da capital, Kennedy Barros disse que a concessão deste benefício prejudicaria as prefeituras que já se adequaram ao novo cenário. 

No Piauí, 50 municípios perderam arrecadação com o novo modelo de rateio do ICMS.

FOTOS: Portal GP1

A NOVELA AINDA NÃO ACABOU

A discussão sobre o ICMS ainda vai render novos capítulos. O mérito sobre as novas regras ainda será julgado pelo pleno do Tribunal de Justiça. Caso a decisão seja mantida, vários prefeitos já prometeram recorrer levando o assunto para as cortes superiores na tentativa de reverter a nova legislação.

BENEFÍCIOS PARA OS PEQUENOS

É bom lembrar que a diminuição da receita do ICMS nos municípios maiores está sendo divida entre para as prefeituras das pequenas cidades, que passam a contar com mais recursos, principalmente, nas áreas de saúde e educação.

RELAÇÃO ABALADA

A nova base de cálculos do ICMS está gerando uma crise entre a APPM (Associação Piauiense de Municípios) e os maiores municípios do Piauí. Gil Borges, secretário de Fazenda de Parnaíba, criticou a politização que existe no Piauí. Ele defendeu que as medidas devem ser tomadas pensando em todos os municípios. Na sessão do TCE, a APPM não enviou nenhum representante.

RESULTADO DA REUNIÃO

Em visita ao Piauí, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, comentou sobre a reunião de oito horas entre o presidente Lula e todos os seus ministros. Wellington declarou que o balanço final foi positivo e que as metas estabelecidas no início do governo foram atingidas.

NOVO REFORÇO

Gessy Lima, ex-secretária de Economia Solidária da prefeitura de Teresina, vai assinar ficha de filiação no SOLIDARIEDADE. O anúncio foi feito pelo deputado estadual, Evaldo Gomes, presidente estadual do partido. A nova integrante do partido vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina.

DE ALIADA A ADVERSÁRIA

Evaldo Gomes mostrou, mais uma vez, habilidade política. Ele consegue um nome competitivo para a chapa proporcional do partido e ao mesmo tempo, mais um nome que declara apoio à pré-candidatura de Franzé Silva à prefeitura de Teresina.

GOVERNO ENVIA PROJETO PARA A ASSEMBLEIA

O governador enviou à Assembleia Legislativa do Piauí um projeto de lei para o Conselho Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos no Estado. A matéria está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Caso seja aprovada, segue para votação no plenário do parlamento.

O OBJETIVO DO PROJETO DE LEI

A proposta é criar um conselho para realizar a articulação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, instituições de pesquisa, comissões de ética no uso de animais e as entidades protetoras da sociedade civil para atuar em cooperação técnica administrativa ou operacional por meio de instrumentos de convênios, acordos ou compromissos assumidos entre as partes, visando à proteção e ao bem-estar animal.

A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO

O Conselho será formado por 18 membros de vários órgãos públicos, como o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí e membros da sociedade civil com mais de dois anos de trabalho na área. O comando será do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O POTENCIAL ENERGÉTICO DO PIAUÍ

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, declarou durante palestra no Financial Times Hydrogen Summit, em Londres, que o Piauí tem grande potencial como produtor e exportador de hidrogênio verde, com possibilidade de ser destaque mundial na produção do combustível limpo.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.