MENU mobile

O PT tem que enfrentar uma eleição antes da eleição para a prefeitura de Teresina

Lembrando que estamos falando de um partido, mas temos ainda a ex-deputada estadual, Teresa Brito, que concorre pela federação

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Tradicionalmente, as decisões no PT são tomadas após longas discussões. É verdade que em alguns casos, não foi bem assim. Em eleições passadas, o partido definiu candidaturas que foram mudadas sem que houvesse a concordância dos diretórios partidários. 

A próxima eleição será um desafio para o partido que já tem cinco pré-candidatos. O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, é um deles. O parlamentar tem cumprido uma agenda intensa de visitas e conversas buscando fortalecer seu nome em relação aos concorrentes. 

O deputado estadual, Fábio Novo, também está na disputa e nos bastidores, comenta-se que ele esperava o apoio de Franzé Silva. Claro, ninguém confirma se existia ou não um acordo entre os dois. 

O desafio é escolher uma candidatura que tenha, inicialmente, aceitação no próprio partido já que existe a possibilidade do processo de escolha deixar insatisfeitos na sigla. 

Lembrando que estamos falando de um partido, mas temos ainda a ex-deputada estadual, Teresa Brito, que também pretende concorrer pela federação.

FOTOS: Portal GP1

BASE UNIDA

O deputado estadual, Francisco Limma, acredita que pode unir os partidos da base governista nos municípios de Picos e Parnaíba. O parlamentar aposta que é possível incluir até a oposição.

VAMOS AOS PROBLEMAS...

Em Parnaíba, é preciso decidir entre Flaviana Veras e os deputados estaduais Dr. Hélio e Rubens Vieira. No caso de Picos, é preciso convencer Nerinho a romper com o prefeito Gil Paraibano.

...E OS CENÁRIOS

Em Parnaíba, caso Dr. Hélio seja o candidato do prefeito Mão Santa, para onde vai o apoio do governo estadual? Na cidade de Picos, Nerinho decidindo continuar ao lado do prefeito, como fica a base?

NEM O PT CONCORDA

“Considerei desnecessárias as declarações do presidente Lula sobre o Sérgio Moro. Ele está ressuscitando um senador, que tudo indica, será inexpressivo. Claro que a extrema direita no Brasil não tem pudor de distorcer como lhe favorece”, disse o deputado federal Merlong Solano (PT).

SEM PERSEGUIÇÃO

Merlong Solano destacou a importância da operação da Polícia Federal que prendeu integrantes de uma facção criminosa que planeja crimes contra figuras públicas, entre elas, Sérgio Moro.

“A operação mostra que no nosso governo a instituição é republicana e está protegendo a vida de um adversário político nosso como tem que ser”, disse o parlamentar.

BRINCAR DE DEMOCRACIA

Após as declarações de Lula contra Sérgio Moro, algumas vozes de oposição surgiram levantando a possibilidade de impeachment. Para alguns políticos, o radicalismo é sempre a melhor ou única solução.

PRESSÃO DO PREFEITO

O prefeito Dr. Pessoa, mandou mais um recado para os vereadores de Teresina. Ele espera que até o início da próxima semana os empréstimos sejam aprovados.

“Se quiserem bem a Teresina será aprovado na Câmara Municipal”, disse Pessoa.

NÃO SAI DO LUGAR

Nos corredores da Câmara Municipal, comenta-se que o grupo dos vereadores independentes travou o andamento dos empréstimos solicitados pela prefeitura de Teresina. Eles e outros parlamentares, estão esperando uma conversa com Dr. Pessoa.

SOLUÇÃO PARA A CRISE

Outra declaração de Dr. Pessoa que repercutiu na imprensa foi a compra de 150 novos ônibus pela prefeitura de Teresina. De acordo com o prefeito, a nova frota será administrada por ele e os trabalhadores do sistema.

TUDO INDEFINIDO

O vereador de Teresina, Vinício Ferreira (PSD), disse que não existe definição sobre candidatura própria. O parlamentar elogiou o deputado federal Marcos Aurélio, pré-candidato do partido, mas deixou claro que é preciso ter viabilidade para a disputa majoritária.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.