MENU mobile

O que a oposição vai falar sobre a adesão de Bárbara do Firmino? Veja os detalhes

Tudo vai acontecer durante a convenção do PSDB que reserva algumas surpresas durante o evento em Teresina

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A semana inicia com muitas expectativas. A principal delas, é avaliar o impacto da adesão da deputada estadual, Bárbara do Firmino, à pré-campanha do deputado estadual, Fábio Novo, ocorrida na semana passada. 

O pronunciamento do senador Ciro Nogueira, que será na convenção tucana, vai ser importante para estabelecer qual a estratégia que será adotada pelo PROGRESSISTAS, PSDB e UNIÃO BRASIL após a mudança de Bárbara do Firmino. Uma decisão já foi tomada, inclusive já divulgamos, nada de vitimização. 

Para quem espera que o presidente nacional do PROGRESSISTAS entre em detalhes sobre o que aconteceu, é bom não esperar, interlocutores do partido informaram que Ciro Nogueira será protocolar, na verdade, a intenção era nem falar sobre o assunto, mas como principal liderança do grupo, uma manifestação seria necessária. Trocando em miúdos, é seguir em frente como se nada tivesse acontecido. 

Para a coordenação de Fábio Novo, cabe agora capitalizar a chegada de Bárbara do Firmino já que o anúncio aconteceu rapidamente sem que houvesse tempo para um evento mais midiático. 

As mesmas fontes consultadas, descartaram a possibilidade do superintendente da SAAD SUL, Jeová Alencar, ser candidato à prefeitura de Teresina com Sílvio Mendes de vice. A fonte informou que existe uma amizade entre Jeová Alencar e Sílvio Mendes, mas que no próximo pleito, os caminhos serão opostos, diferente da última eleição quando Jeová Alencar apoiou Sílvio Mendes.

ESTÁ DECIDIDO

Em política, a situação muda como nuvem. Tem razão, é uma frase bastante conhecida, mas sempre atual. Tudo pode acontecer, inclusive nada. Mas uma fonte consultada, que sempre afirmava que nada estava decidido, desta vez, foi diferente. Afirmou, categoricamente, que Sílvio Mendes é candidato à prefeitura de Teresina.

O VICE QUE GANHA FORÇA

Fica a discussão agora sobre quem vai ocupar a vaga de candidato a vice na chapa de Sílvio Mendes. Um nome que ganha força, inclusive entre as lideranças oposicionistas, é o do vereador de Teresina, Ismael Silva, atualmente filiado ao PSD. Neste caso, o parlamentar deixaria o partido para assinar filiação no PROGRESSISTAS ou PSD.

SERÁ UM DESAFIO

O problema é convencer os tucanos a aceitarem esta formação. As pesquisas mostram que Ismael Silva, como vice de Sílvio Mendes, agregaria uma parcela importante do eleitorado teresinense. A fonte disse que não será uma tarefa fácil emplacar o nome de vereador, mas vai fazer o possível para efetivar a chapa.

A SURPRESA DOS TUCANOS

Seguindo o mesmo caminho da informação anterior, pode ser que não aconteça, mas a mesma fonte, que nem fala muito, resolveu revelar alguns acontecimentos ligados ao grupo de oposição. João Vicente Claudino vai se filiar ao PSDB e com grande possibilidades de pousar no ninho tucano na convenção de hoje.

RIVALIDADE DE VOLTA

Quem disse que a polarização entre lulistas e bolsonaristas está diminuindo, acredite, será ressuscitada na eleição do próximo ano. Não será uma decisão política, mas uma orientação de marketing. Ainda não se sabe o formato desta abordagem, mas é um ponto já decidido, segundo integrante do grupo ligado ao pré-candidato Fábio Novo.

HERANÇA POLÍTICA

Como fica o legado do ex-prefeito Firmino Filho? Antes, o grupo político de Fábio Novo usava os governos Lula, Rafael Fonteles e as experiências do pré-candidato, como gestor, durante suas falas. Agora, até o slogan do ex-prefeito da capital foi dito várias vezes durante o ato de adesão. É o início da guerra de narrativas.

QUE GANHA A GUERRA?

A oposição adota o discurso que o legado de Firmino Filho é produto de sua inteligência, liderança e competência em conjunto com sua equipe que trabalhou em cada área da administração pública da capital para construir um histórico de boas administrações. É mais um componente para observarmos nesta eleição.

OS NOVOS ALIADOS

Os novos aliados de Bárbara do Firmino têm demonstrado apoio a parlamentar em função dos ataques sofridos por conta da sua adesão à candidatura de Fábio Novo. O presidente estadual do PT, João de Deus, disse que é solidário à parlamentar neste momento de críticas e que ela tem todo o apoio do PT e partidos aliados.

BONFIM FALA EM LIBERTAÇÃO

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, disse que Bárbara do Firmino deu um “grito de liberdade”, ao aderir a pré-campanha de Fábio Novo. Ele avalia que o gesto representa um alinhamento de novas lideranças, como ideias renovadas e afirmou que a parlamentar foi corajosa ao tomar esta decisão.

A CHAPA DO PALÁCIO DA CIDADE

Fontes do Palácio da Cidade confirmaram que buscam mais duas siglas para compor o palanque de Dr. Pessoa na próxima eleição. Os alvos são PL e UNIÃO BRASIL. Os dois partidos seriam importantes para tempo de televisão e recursos de campanha. Já houve uma tentativa de atrair o UNIÃO BRASIL, com Ronney Lustosa, que terminou com a vitória de Sílvio Mendes.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.