MENU mobile

O que as pesquisas estão dizendo sobre o perfil do próximo prefeito de Teresina?

Qual a sua opinião com base nos pré-candiatos que já colocaram seus nomes na disputa pelo Plácio da Cidade?

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Os partidos que pretendem concorrer à prefeitura de Teresina no próximo ano realizam pesquisas com frequência. 

No modelo quantitativo, buscam o desempenho dos seus candidatos, dos adversários, simulam cenários, inclusive de 2º turno, olham a rejeição e fazem comparações com levantamentos anteriores. 

Na sondagem qualitativa, várias perguntas são feitas a grupos formados por diferentes pessoas, levando-se em conta sexo, renda, faixa etária, religião, local onde mora e outros quesitos de acordo com a informação desejada. 

Na última semana, a coluna conversou com interlocutores de vários partidos sobre o assunto e duas informações surgiram que são comuns a todas as avaliações. 

O teresinense deseja que o próximo prefeito seja um nome com experiência em gestão, com perfil técnico e que não tenha idade avançada. Estas características têm se mantido desde o início das consultas. 

Olhando o cenário atual, temos pré-candidatos que se encaixam no desejo da maioria dos eleitores e outros que possuem um ou outro requisito. 

Estes resultados sempre devem ser levados em consideração na escolha do nome, mas já vimos em outras oportunidades, candidaturas que combinavam pouco com o que esperava o eleitor e acabou vencendo por vários motivos. Quem disse que não pode acontecer desta vez?

FOTO: Portal GP1

O IMPASSE DA OPOSIÇÃO

Os grupos políticos que vão disputar a prefeitura de Teresina têm impasses que precisam ser resolvidos. Entre PROGRESSISTAS, PSDB e UNIÃO BRASIL, Sílvio Mendes é o nome de consenso para ser o candidato à prefeito. A dúvida permanece na vaga de vice e dois nomes são cotados pelos partidos.

COMO RESOLVER?

O vereador Aluísio Sampaio, presidente da executiva municipal do PROGRESSISTAS, defende a deputada estadual, Bárbara do Firmino. Para contemplar os tucanos, o parlamentar revelou que um dos nomes pode mudar para o PSDB. Só que nos últimos dias, cresceu a possibilidade de Luciano Nunes, presidente estadual do PSDB ocupar a vaga.

A DISPUTA CONTINUA

Segue a indefinição de quem vai ser o pré-candidato do PT à prefeitura de Teresina. O vice-presidente do diretório municipal, Ataelson Carvalho, declarou seu voto para Fábio Novo e disse que o parlamentar já tem maioria no diretório. Os partidários de Franzé Silva dizem que ele é quem tem a maioria. Será que vai ter consenso mesmo?

O PROGRESSISTAS PARA 2024

O vereador de Teresina, Aluísio Sampaio, declarou que o PROGRESSISTAS está com uma estratégia montada para compensar o número de prefeitos que deixou o partido após a última eleição. Uma das ações, já divulgada pelo presidente da executiva regional, Joel Rodrigues, é filiar candidatos apoiados por prefeitos do partido, mas que estão em outras siglas.

A DISPUTA PELO “VÉIN”

Após Dr. Pessoa revelar o desejo de contar com Elmano Férrer, inclusive para uma composição majoritária, como candidato a vice, foi a vez do MDB conversar com o ex-prefeito de Teresina. O vice-governador Themístocles Filho e o pré-candidato do partido, médico Paulo Márcio, oficializaram um convite para Elmano Férrer assinar ficha de filiação no MDB.

AS CONVERSAS COM DR. PESSOA

Elmano Férrer disse que as conversas com Dr. Pessoa são relacionadas a assuntos administrativos e sobre emendas parlamentares que o ex-senador destinou para Teresina. Ele declarou que tem discutido alguns problemas da capital e ajudado o chefe do executivo municipal relatando experiências vividas quando estava no Palácio da Cidade.

OS NOMES MAIS DESEJADOS

O ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer e o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, despontam como a dupla mais assediada pelos partidos que pretendem disputar a prefeitura de Teresina. Elmano só vai decidir seu futuro político no final do ano e Enzo continua como pré-candidato do PDT.

A RESPOSTA DE RENATO BERGER

Após as declarações do deputado federal, Marcos Aurélio (PSD), que Renato Berger não está nos plano do partido para concorrer à reeleição, o secretário de Esportes, da prefeitura de Teresina, respondeu que respeita à pré-candidatura do parlamentar, mas afirmou que ele não é o “dono do partido” e muito menos presidente regional da sigla.

O PERIGO DOS INCÊNDIOS

O Piauí possui atualmente uma combinação perfeita para o surgimento de incêndio. Com temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar, o Corpo de Bombeiros está em alerta máximo. Os dados oficiais são preocupantes e mostram que no Brasil, só no mês de julho, foram registrados 29.651 focos de incêndio.

CASOS AUMENTAM NO PIAUÍ

No Piauí, no mesmo período, foram registrados 476 focos de incêndio e coloca o estado na sétima posição em todo o país. Um levantamento do Corpo de Bombeiros mostra que a cada este número vem aumentando e os casos começam a ser registrados cada vez mais cedo. Muitos casos ocorrem em função de queimadas intencionais, mas feitas de forma desordenada.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.