MENU mobile

O "Grupo Esperança" nasceu da soma de diversas insatisfações em Parnaíba-PI

Para conseguir formar um grupo competitivo, os participantes tiveram que esquecer diferenças e abandonar as vaidades

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Cruzando as informações de diversas fontes, a conclusão é que o “Grupo “Esperança” nasceu das insatisfações dos seus principais integrantes. Basta fazer uma retrospectiva do que aconteceu desde a última eleição municipal para entender a formatação da terceira via no segundo maior colégio eleitoral do Piauí. 

Os nomes que vão formar as chapas majoritária e proporcional estão em fase de definição. Algumas lideranças enfrentam dificuldades ou impedimentos para concorrerem à prefeitura do município. 

O presidente da FIEPI, Zé Filho, não deve concorrer à prefeitura em função de um impedimento relacionado ao cargo que ele ocupa que não permite disputas na esfera executiva. Florentino Neto vai continuar com seu mandato na Câmara Federal e Zé Hamilton enfrenta dificuldades por não ter votado no governador Rafael Fonteles. Todas as outras lideranças estão na disputa pelas indicações. 

Para conseguir formar um grupo competitivo, os participantes tiveram que esquecer diferenças, abandonar vaidades e assumir o compromisso que a decisão final será tomada conjuntamente com base no que for possível e mais viável para todos. 

Os próximos dias serão de muito diálogo para chegar a um entendimento. A data ainda não foi divulgada e os nomes só serão revelados após o prefeito Mão Santa oficializar o nome que vai apoiar para sua sucessão ou oficializar a pré-candidatura da vereadora Neta Castelo Branco.

UMA FEDERAÇÃO DE LIDERANÇAS

O presidente da FIEPI, Zé Filho, deve disputar a eleição de 2026 buscando uma vaga na Assembleia Legislativa. Neste caso, como a eleição é proporcional, não haveria nenhum impedimento em função do cargo. O ex-governador do Piauí conta com o apoio de todos os integrantes do “Grupo Esperança”.

APOIO ACERTADO

O deputado federal, Florentino Neto, mesmo sendo do PT, não vai apoiar o deputado estadual, Dr. Hélio Oliveira, indicado pelo Palácio de Karnak. Os dois já formaram parcerias em eleições anteriores, mas agora estão em lados opostos. Florentino Neto também conta com o apoio do “Grupo Esperança” para sua reeleição.

ZÉ HAMILTON E O PALÁCIO DE KARNAK

Várias lideranças do “Grupo Esperança” estiveram reunidas com o governador Rafael Fonteles no Palácio de Karnak. Como foi dito anteriormente, o único que não votou em Rafael Fonteles foi Zé Hamilton. Com base nos critérios estabelecidos pelo governador do Estado, o ex-prefeito de Parnaíba poderia ser o pré-candidato a vice.

A FORÇA DO PARLAMENTO

A Câmara Municipal de Parnaíba vai exercer um protagonismo inédito nesta eleição. Os vereadores estão sendo muito disputados e alguns vão ocupar vagas nas chapas majoritárias. A distribuição de forças no parlamento parnaibano está bastante equilibrada entre os três principais grupos que disputam a prefeitura.

O CONVITE DE MÃO SANTA

Nos bastidores políticos de Parnaíba, o assunto mais comentado é o convite feito a vereadora Neta Castelo Branco, para disputar a prefeitura do município com o apoio do prefeito Mão Santa. Uma fonte ligada ao grupo da situação, disse que a conversa aconteceu em um almoço, na casa de praia de Mão Santa.

NOME COM GRANDE POTENCIAL

No mesmo encontro, estavam presentes a primeira-dama de Parnaíba, Adalgisa Moraes Souza e a deputada estadual, Gracinha Moraes Souza. Uma parlamentar de vários mandatos, com um bom relacionamento entre os vereadores, conhecida da população e que tem total confiança do prefeito de Parnaíba.

APOSTA NA JUVENTUDE

Com a saída de Neta Castelo Branco da Câmara Municipal de Parnaíba, a aposta é que o filho dela, o advogado Fonseca Júnior, seja pré-candidato a vereador do município. Jovem, que sempre acompanhou o cotidiano da mãe, ele é um nome competitivo com grandes chances de conseguir manter a cadeira no parlamento municipal.

A EXPECTATIVA PARA A REUNIÃO DO PSDB

A reunião do PSDB em Teresina nem aconteceu, mas já está sendo motivo de polêmica. Como já havíamos previsto, o encontro deve evidenciar a divisão que está muito clara entre os tucanos. Um grupo, cada vez menor, que defende a candidatura própria, duelando com as alas que são favoráveis à formação de alianças.

QUEM ESTÁ EM VANTAGEM?

É difícil quantificar quem tem mais adeptos. O grupo que pretende apoiar a pré-candidatura de Sílvio Mendes ou aqueles que buscam uma aliança com o pré-candidato Fábio Novo. A reunião deve deixar o cenário mais claro e mostrar que está em vantagem numérica. É importante ressaltar que quantidade não é um fator determinante em política.

QUAL O DESTINO DA SIGLA?

Por exemplo, os dois vereadores que ficarão no partido, Edson Melo e Paulo Lopes, são defensores de uma aliança com Sílvio Mendes. Outras lideranças, sem mandato, mas com grande representação no partido, defendem uma aproximação com Fábio Novo. Entre o embate, está a sigla, o número 45, quem fica?

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.