MENU mobile

Partidos enfrentam vários problemas para definirem seus candidatos em Teresina

O cenário é de incertezas e de múltiplas possibilidades. Um olha para o outro e espera sempre o próximo passo do adversário

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

As oposições ao Palácio da Cidade vivem momentos diferentes. O deputado estadual, Fábio Novo, foi escolhido pré-candidato à prefeito de Teresina, mas precisa conseguir o apoio da federação partidária e unir a base de sustentação do governo do Estado. Fábio Novo precisa do apoio de Teresa Britto e trazer o MDB e PSD para o seu palanque. 

Os emedebistas estão divididos entre lançar candidato próprio e indicar o vice de Fábio Novo e discutem uma forma de encontrar uma solução para o impasse.

Já o PSD tem mudado o discurso e começado a valorizar o pré-candidato à prefeito, Marcos Aurélio, que pretende disputar o pleito do próximo ano. 

O outro grupo, que reúne PROGRESSISTAS, PSDB e UNIÃO BRASIL, marcou para outubro a definição dos seus candidatos. Para muitos integrantes, como Kléber Montezuma, a demora vai prejudicar o desempenho das chapas majoritária e proporcional. Outros defendem um prazo mais longo, esperar 2024 para tomar uma decisão. 

O cenário é de incertezas e de múltiplas possibilidades. Um olha para o outro e espera sempre o próximo passo do adversário para decidir como vai se movimentar. Neste jogo de xadrez, a paciência de nomes importantes e decisivos do processo eleitoral está chegando ao fim.

Foto Marcelo Castro: Geraldo Magela / Agência Senado 

Foto Bárbara do Firmino: Reprodução / Facebook

AS AGENDAS DE BÁRBARA E LUCIANO

Bárbara do Firmino e Luciano Nunes estão cumprindo agendas em vários bairros de Teresina. Cada um procurando fortalecer seu nome para conseguir a indicação de PROGRESSISTAS, PSDB, UNIÃO BRASIL e PL para disputar a prefeitura de Teresina nas eleições do próximo ano. Como foi dito antes, nada está definido.

A AUSÊNCIA DE SÍLVIO MENDES

Enquanto Bárbara e Luciano estão correndo para convencer seus grupos políticos que são competitivos, a ausência do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, também é notada. Sílvio sempre tem justificado a impossibilidade de participar de algumas agendas, mas como líder nas pesquisas eleitorais pesa a sua presença tanto quanto a sua ausência.

PREPARANDO PARA O LANÇAMENTO

Indefinição é uma palavra que os petistas de Teresina conseguiram retirar do vocabulário do partido. No próximo dia 7 de outubro, será lançada a pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo, após longo impasse. Cerca de 10 mil pessoas estão sendo esperadas para o evento que vai contar com a participação do governador Rafael Fonteles.

ENQUANTO ISSO...

Depois de conseguir o comando do REPUBLICANOS no Piauí, Dr. Pessoa mira agora o PSB que faz parte da base de sustentação do governador Rafael Fonteles. Interlocutores do Palácio da Cidade afirmaram que o partido era uma das opções caso o chefe do executivo municipal tivesse que escolher outra sigla.

DE ALTERNATIVA A ALIADO

Durante viagem à Brasília, Dr. Pessoa e comitiva tiveram um encontro com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sobre a possibilidade da sigla receber o grupo político do Palácio da Cidade. A conversa foi muito produtiva e pode resultar em uma aliança que vai reforçar o palanque do prefeito de Teresina.

O FUTURO POLÍTICO

Em política a situação muda como nuvens. Não é só uma frase muito conhecida para quem acompanha os bastidores do poder, mas um retrato fiel da realidade. Após a mudança de comando no REPUBLICANOS, Dr. Pessoa passou dias tentando encontrar uma saída para o problema e agora é Jadyel Alencar que precisa pensar no seu futuro.

AJUDA NO PRÓXIMO PASSO

A presidente estadual do PV (Partido Verde), Teresa Britto, já afirmou que continua pré-candidata à prefeitura de Teresina. A chegada de Franzé Silva na campanha de Fábio Novo pode ajudar no processo de negociação para a definição do nome que vai representar a federação partidária (PT, PV e PC do B) nas próximas eleições.

AS PROJEÇÕES PARA 2024

O deputado federal, Francisco Costa (PT-PI), estabeleceu uma meta ousada para o partido nas próximas eleições. Os petistas contam com cerca de quarenta prefeituras e a projeção do parlamentar é que este número chegue a setenta gestores. Henrique Fontana, membro da executiva nacional, acredita em triplicar os municípios administrados pela sigla.

PREOCUPAÇÃO COM O TEMPO

Marcelo Castro está preocupado com o prazo para aprovação da minirreforma eleitoral. É que o projeto está vinculado à reforma do Código Eleitoral que tem como relator o senador piauiense. O texto precisa ser analisado e aprovado pelo Senado Federal e sancionado pelo presidente da República.

NEM UM POUCO PREOCUPADO

“Não podemos produzir uma legislação na pressa. Não haverá nenhum açodamento”, disse Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal sobre a minirreforma eleitoral. Ele disse que a tramitação dependerá do relator, senador Marcelo Castro, e os integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.