MENU mobile

PDT quer eleger 10 prefeitos no Piauí. Primeiro, o partido precisa de identidade própria

Historicamente, a sigla sempre foi um "apêndice" do PSDB em Teresina. Na política, quem vive de carona, nunca é senhor do próprio destino.

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O PDT estabeleceu uma meta ousada para 2024. O objetivo é eleger 10 prefeitos em todo o Piauí. A informação foi confirmada pelo vereador de Teresina, Evandro Hidd, presidente estadual do partido. 

A capital piauiense é a referência da sigla, com três vereadores, um deles, presidente da Câmara Municipal. Uma posição que permitiria o partido pensar em uma candidatura ao Palácio da Cidade. Olhando em retrospectiva, os pedetistas nunca ousaram mais do que eleger vereadores. Sempre foram uma espécie de “apêndice” do PSDB. 

Qualquer partido que pensa em crescimento, precisa chegar em outros municípios, com abertura de diretórios e filiação de lideranças. Para alcançar este feito, é necessário, primeiro, criar uma identidade própria e descolar dos tucanos. Na política, quem vive de carona, nunca é senhor do próprio destino.

OLHA O EXEMPLO

Na eleição de 2022 o vereador Evandro Hidd concorreu a uma vaga para a Câmara Federal e sua votação, em Teresina, foi cerca de 6.680 votos, dois anos antes, ele renovou seu mandato com 6.943 votos.

E A DIFERENÇA

Sua companheira de parlamento, a vereadora do PT, Elzuila Calisto, disputou uma vaga para a Assembleia Legislativa e alcançou 10.298 votos na capital, votação superior aos 3.530 votos conquistados em 2020.

SEM TEMPO A PERDER

A executiva regional do PT realizou uma reunião neste final de semana para fazer um diagnóstico eleitoral do Piauí. O levantamento vai servir de base para determinar os municípios que o partido terá candidatura própria. O resultado será discutido com as instâncias partidárias para que o projeto eleitoral petista seja elaborado e colocado em prática com antecedência.

DIFERENTE DO PDT

O PSDB também começou seu planejamento para as eleições do próximo ano. O partido também vai definir os municípios prioritários com uma atenção especial para Teresina. No caso da capital, Sílvio Mendes, Luciano Nunes, Fernando Said e a deputada estadual, Bárbara do Firmino, como nomes que podem ser lançados pelo partido. Não podemos esquecer que Sílvio está filiado ao UNIÃO BRASIL e Bárbara ao PROGRESSISTAS.

AS METAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

No último final de semana, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reuniu os 22 deputados da base aliada para discutir os principais projetos que devem ser enviados para a Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (08/02), outra reunião vai acontecer para ajustar a agenda de votação.

NOVO PARTIDO

O PTB e o PATRIOTA anunciaram uma fusão e vai surgir o MAIS BRASIL. Roberto Jefferson será o comandante do novo partido ou será uma liderança mais equilibrada? O futuro e a credibilidade do novo partido dependem deste nome.

COM QUEM SERÁ?

E a disputa no Piauí? Venicio do Ó preside o PTB e Gustavo Henrique comanda o PATRIOTA qual dos nomes vai ser o presidente estadual do MAIS BRASIL?

FIM DA POLÊMICA

Após idas e vindas, chegou-se a um entendimento entre Dr. Pessoa, Jeová Alencar e Gessivaldo Isaías. Jeová, permanece no grupo político de Dr. Pessoa e segue alinhado com o Palácio da Cidade.

NOVOS NOMES

Jeová Alencar vai comandar a SAAD SUL e Gessivaldo assume sua cadeira na Assembleia Legislativa. Ainda vão ocorrer mudanças na SAAD LESTE, secretaria de Finanças e secretaria de Governo.

FREIO PETISTA

Quem não ficou nem um pouco satisfeito com este desfecho foi o PT de Teresina. Os vereadores estavam contando com a SAAD SUL, mas foram contidos pela executiva estadual do partido.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.