MENU mobile

Prefeito Dr. Pessoa anuncia mais mudanças pensando na sua reeleição em 2024

No caso das SAADs, o objetivo é dividir para melhorar a prestação de serviço e também acomodar novos aliados

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A onda de mudanças na prefeitura de Teresina segue a todo vapor. Os alvos, desta vez, são as SAADs e a FMS. No caso das Superintendências das Ações Administrativas Centralizadas o objetivo é dividir para melhorar a prestação de serviço nas maiores áreas da capital. Os novos cargos, também serviriam para acomodar aliados políticos na montagem da sua base de apoio para as eleições do próximo ano. 

O problema, neste caso, é que na intenção de somar, o prefeito da capital pode terminar diminuindo. A SAAD SUL, atualmente comandada pelo deputado estadual, Jeová Alencar, que se licenciou da Assembleia Legislativa, para que seu suplente, Gessivaldo Isaías, assumisse a vaga, vai aceitar perder espaço? A não ser que os novos indicados, tenham a sua digital. 

Caso contrário, o que era solução passa a ser um problema. No caso da Fundação Municipal de Saúde, a situação é mais confortável, já que as indicações são técnicas, Pessoa não enfrentaria resistência na divisão que já foi realizada em gestões anteriores.

OPOSIÇÃO CRESCE

O PSD, partido liderado pelo deputado federal, Júlio César e pelo deputado estadual, Georgiano Neto, está cada vez mais distante do Palácio da Cidade. A sigla tentou uma aproximação com Dr. Pessoa, não foi possível e agora prepara-se para seguir na oposição.

IMPASSES APARECEM

O vereador Renato Berger (PSD), que está na SEMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), está em litígio com seu partido. A única possibilidade de o parlamentar permanecer é se a sigla declarar apoio à reeleição de Dr. Pessoa. Como esta possibilidade está cada vez mais distante, a tendência é que ele seja mais um a se filiar no REPUBLICANOS.

SEGUE A POLÊMICA

Uma provável união entre PT e PSDB, segue na pauta de discussão da sucessão municipal em Teresina. Nos dois partidos, existem defensores e outros que não concordam. O deputado estadual, Fábio Novo (PT), que pode ser o candidato do partido, considera possível uma aproximação. Fernando Said, tucano histórico, é outro que acha possível uma coligação.

RECURSOS DE CAMPANHA

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, criticou os valores gastos nas eleições. Ele disse que é impressionante o dinheiro que foi investido durante os últimos pleitos eleitorais. Segundo Sílvio, na última campanha ele teve notícia de candidato a deputado federal que gastou cerca de R$ 40 milhões.

“O que quer dizer isso? É muito esquisito. Eu nunca fiz e nunca farei”, disse Sílvio.

APOSTA PARA 2024

O deputado estadual, Aldo Gil (PROGRESSISTAS), acredita que o prefeito Gil Paraibano vai conseguir manter as mesmas alianças de 2020, inclusive com o deputado estadual, Nerinho, atualmente filiado ao PT, que tem a irmão, Xandú Nery, como vice-prefeita.

PICOS SERÁ EXCEÇÃO?

Aldo Gil disse que existe uma acordo para que a coligação seja mantida em 2024. O parlamentar acredita que a conjunta estadual não vai interferir no pleito municipal.

“Muitos apostam em um possível desmanche, mas nosso grupo se dá muito bem com o grupo do Zé Nery. Esta parceria não tem previsão de ser encerrada”, revelou Aldo Gil.

NINHO TUCANO

O vereador de Teresina, Edson Melo, confirmou que o PSDB vai lançar candidato à prefeitura de Teresina. Ele revelou que está à disposição do partido para concorrer ao Palácio da Cidade, mas deixou claro que existem outros nomes como o ex-deputado estadual, Luciano Nunes e o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.

SEGUE O BONDE

Edson Melo também confirmou que existem conversas entre tucanos e petistas sobre a sucessão municipal em Teresina. No PSDB, os interlocutores, segundo ele, são Luciano Nunes e Fernando Said. O assunto divide opinião nos dois partidos e também entre os aliados, principalmente o PROGRESSISTAS.

LAVOU AS MÃOS

O vereador tucano deixou claro que não participa das conversas com os petistas, não opina sobre o assunto, mas teme a reação dos teresinenses.

“Quem deve analisar é a população. O que o povo de Teresina acha? Concordaria com uma aliança entre PT e PSDB? Temos que deixar isso nas mãos do povo”, questionou o parlamentar.

O FUTURO DO MDB

O MDB também já faz cálculos para 2024. O deputado estadual, João Mádison, projeta a eleição de 50 prefeitos pelo partido. A meta é ganhar musculatura para fortalecer a legenda em 2026. O parlamentar também declarou que o MDB vai participar ativamente da eleição na capital.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.