COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro
Dr. Pessoa será candidato à reeleição. Decisão que ele repetiu inúmeras vezes em entrevistas à imprensa. Para o gestor que pensa em conseguir um novo mandato, é necessário percorrer dois caminhos.
O primeiro, é ajustar a gestão diminuindo a possibilidade de erros. Os espaços na administração devem ser reorganizados, incluindo novos aliados sem perder a capacidade de resolutividade.
O outro, envolve a relação com o legislativo municipal. A base de apoio precisa de sintonia, trabalhar com o mesmo discurso, sem espaço para divergências.
As duas linhas possuem dinâmicas diferentes, mas uma depende da outra. O prefeito de Teresina precisa olhar para gestão e para a Câmara Municipal ao mesmo tempo. Uma decisão no executivo tem consequência no legislativo.
Esta semana será decisiva e vai ter reflexos na relação entre os dois poderes daqui para frente. Alguns vereadores não podem mais usar determinadas manobras para não votar matérias do executivo, quem for contra, terá que mostrar a cara e assumir as consequências do seu voto.
Os parlamentares alinhados com a prefeitura, também terão que exercer os seus papéis de integrantes da base. É hora de saber quem é quem.