MENU mobile

Prefeitura de Teresina apresenta auditoria negando desvio de recursos da saúde

O documento atesta que não ocorreu nenhuma irregularidade e que todos os valores foram aplicados corretamente

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O secretário de Governo, da prefeitura de Teresina, Michel Saldanha, apresentou aos vereadores de Teresina a conclusão de uma auditoria realizada na Fundação Municipal de Saúde após denúncias de supostos desvios de recursos apresentadas pelo vice-prefeito da capital. 

O documento atesta que não ocorreu nenhuma irregularidade e que todos os valores foram aplicados corretamente. Alguns procedimentos, considerados “fora do padrão”, não constituem desvio de finalidade. Sobre o pagamento de R$ 82 milhões pagos em serviços a uma empresa, o levantamento mostra que os serviços foram prestados e que caracteriza “quebra no fluxo” é previsto em lei para que o município não perdesse os recursos. 

Sobre as compras, realizadas pelas unidades descentralizadas, sem licitação e acima do limite legal, foi explicado que o executivo municipal está centralizando todas as licitações em uma coordenadoria diretamente ligada a FMS. A auditoria foi acompanhada pela OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí).

FOTOS: Portal GP1

POLÍTICA É COMO NUVEM

O vereador de Teresina, Markim Costa, expulso do DEMOCRATAS, por Ronney Lustosa, por apoiar o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, tem observado de camarote a aproximação dele com a gestão municipal. Como o mundo dá voltas.

EM PLENA ARTICULAÇÃO

O vereador de Teresina, Venâncio Cardoso (PSDB), está aguardando apenas a autorização do PT para se filiar ao partido. Ele tem conversado com lideranças da sigla e até já declarou voto no candidato a prefeito que será apoiado por Rafael Fonteles.

NADA SOBRE A ASSEMBLEIA

Venâncio Cardoso negou que exista um planejamento para uma candidatura a deputado estadual em 2026. O vereador disse que tem medo de “porca” e por isso está totalmente concentrado na sua reeleição no próximo ano.

TUDO COMO ESTÁ

Nos últimos dias, levantou-se a possibilidade do prefeito de Teresina, trocar o comando da secretaria da Mulher. Dr. Pessoa descartou a possibilidade e disse que Karla Berger continua no comando da pasta.

DE VOLTA AO GOVERNO

O ex-deputado federal, Mainha, confirmou que vai integrar a equipe do governador Rafael Fonteles. Ele assume a superintendência de Prospecção Econômica da Secretaria de Desenvolvimento com o objetivo de ajudar na atração de investimentos para o Piauí.

BLOCO DA CÂMARA

Os vereadores de Teresina compareceram em bloco a uma solenidade realizada no palácio de Karnak pelo governador Rafael Fonteles. Os parlamentares têm adotado esta estratégia até em comemorações. Todos sabem a importância que tiveram na eleição passada e agora são personagens principais para 2024.

MOBILIDADE URBANA

O governador Rafael Fonteles autorizou a expansão do metrô ligando os bairros Dirceu e Colorado, na Zona Sudeste de Teresina. O investimento será de R$ 9 milhões e o processo de licitação está sendo preparado.

METRÔ NA ZONA RURAL

A deputada estadual, Ana Paula (MDB), solicitou um estudo para viabilizar a expansão do metrô também para a zona rural de Teresina. Ela protocolou um requerimento na Assembleia Legislativa. A ampliação beneficiaria 134.119 mil usuários do transporte público, 17,5% da população urbana.

DR. PESSOA COBRA A CÂMARA

O prefeito de Teresina cobrou agilidade da Câmara Municipal na apreciação dos pedidos de empréstimos. Dr. Pessoa pediu aos vereadores que a tramitação seja rápida como ocorreu com na Assembleia Legislativa.

JOGO DE CINTURA

Os pedidos estão tramitando nas comissões da Câmara Municipal e alguns vereadores solicitaram um cronograma explicando a aplicação dos recursos. Como pano de fundo, ninguém fala publicamente, tem pesado para a demora na aprovação, o atraso no repaase das emendas parlamentares.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.