MENU mobile

Prejuízos e dezenas de mortos. A tragédia de São Paulo deixa lições para o Piauí

Segundo o professor e climatologista, Werton Costa, as condições das nossas estações meteorológicas são precárias

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

A tragédia que matou dezenas de pessoas em vários municípios de São Paulo, levantou uma discussão sobre a possibilidade de o mesmo cenário acontecer no Piauí. 

Segundo o professor e climatologista, Werton Costa, as condições das nossas estações meteorológicas são precárias. Apenas na região norte a situação é um pouco melhor. Atualmente, são 21 estações funcionando, 30 pluviômetros, alguns queimados, todos de responsabilidade do governo federal e poucos postos do governo estadual. Um outro problema é a falta de integração, o que impossibilita o cruzamento de informações para previsões mais realistas.

“Nós temos ainda ‘buracos’ no sertão e nos cerrados. Uma área é muito carente de políticas públicas e a outra abriga um dos setores mais produtivos da economia piauiense. Portanto, é indispensável a existência de equipamentos nestas regiões. Precisaríamos investir quase R$ 100 milhões para contarmos com um sistema moderno e confiável”, disse o professor.

FOTOS: Money Times e Jornal O São Paulo

CHEGOU A HORA

O líder do prefeito na Câmara Municipal, Antônio José Lira, disse que a base de sustentação de Dr. Pessoa, será renovada. Segundo ele, o prefeito de Teresina precisa saber com quais parlamentares pode contar. Nos bastidores, alguns possuem indicações na administração municipal, mas declaram-se independentes.

O CATECISMO NA POLÍTICA

Antônio José Lira disse que quem decidir ficar na base tem que aprender a rezar.

“Venha a nós tem que ter o Vosso Reino”. Não dá para fazer parte da gestão, dizer que acredita na gestão e passa o dia ‘esculhambando’ a gestão, então uma base desta não precisa de oposição”, disse Lira.

PÉ DE OUVIDO

Antônio José já alertou Dr. Pessoa para a necessidade de reorganização da base e deixou claro que alguns parlamentares, que declaram apoio ao Palácio da Cidade, na verdade, estão fazendo palanque político. Vamos aguardar os próximos passos.

OS PRIMEIROS TESTES

A renovação da base não deve demorar. Dois projetos já estão prontos para serem apreciados no parlamento. O reajuste dos professores e um novo REFIS, programa de renegociação de dívidas com a prefeitura de Teresina que espera aumentar a arrecadação neste primeiro semestre.

DUDU FICA

Fontes ligadas ao PT de Teresina garantiram que o vereador Dudu continua na base de sustentação de Dr. Pessoa na Câmara Municipal. A dúvida foi levantada pelo vereador Antônio José Lira após o vereador apoiar a apuração das denúncias feitas pelo vice-prefeito.

NÃO RESTA DÚVIDA

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), está cada vez mais distante de Dr. Pessoa. Diferente do seu antecessor, Jeová Alencar, que mantinha uma relação de proximidade, o parlamentar mantém uma “distância regulamentar” do chefe do executivo.

CALADO COMO RESPOSTA

Quem ainda não se posicionou foi o vereador Zé Nito, do MDB. Após deixar a SAAD SUDESTE e voltar para a Câmara Municipal de Teresina, o silêncio predomina. Ele ainda mantém suas indicações na gestão municipal. Oficialmente, não houve rompimento.

SÓ O TEMPO DIRÁ

Diferente dos seu colegas de partido, Joaquim Caldas, da base de apoio e Luiz Lobão, de oposição, Zé Nito segue introspectivo, como sempre foi, um parlamentar de poucas palavras. Mas na Câmara, ao falar sobre o assunto, alguns vereadores relembraram o cantor Zé Geraldo e um trecho da música “Senhorita”.

“De onde eu venho, não importa, pois já passou. O que importa é saber para onde vou”.

GOVERNO COBRA AGILIDADE

Rafael Fonteles já se reuniu com a base governista e declarou que precisa das comissões funcionando rapidamente. O governador já tem uma agenda de matérias para votação na Assembleia Legislativa, mas só poderá enviá-las após as indicações definidas.

PASSOS DE TARTARUGA

A formação das comissões temáticas na Assembleia Legislativa ainda está no começo. Até agora, apenas o deputado estadual, Francisco Limma (PT), foi definido como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O restante ainda aguarda a definição dos membros.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.