MENU mobile

Presidente da Câmara Municipal de Teresina deve se filiar ao PT de olho em 2024

Segundo o vereador Deolindo Moura, a mudança já é um consenso no diretório municipal do partido

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Algumas definições para a eleição municipal de 2024 começam a ser reveladas. Em Teresina, o presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel, deve deixar o PDT e assinar ficha de filiação do PT. Pelo menos, é o que garante o vereador Deolindo Moura (PT). 

Segundo ele, a mudança já é consenso no diretório municipal. É mais um nome que entra na concorrência para disputar o Palácio da Cidade. Para Deolindo, Enzo é um nome “leve” e que consegue unir os vários partidos que integram a base de apoio do governador Rafael Fonteles. 

Em relação a chapa proporcional, a sigla vive um impasse. A meta é eleger entre sete e oito vereadores, mas muitos nomes já manifestaram o desejo de concorrer pelo PT, alguns que buscam a reeleição. O desafio está na escolha, os novos integrantes precisam entrar para somar e não ameaçar as três cadeiras que o partido já possui no parlamento. 

Por falar em chapa proporcional, o vereador Venâncio Cardoso, atualmente no PSDB, continua esperando a aprovação dos petistas.  

SEM PREVISÃO

O empréstimo de R$ 42 milhões, para a construção de casas populares, continua parado na Câmara Municipal de Teresina. Apesar dos apelos do prefeito Dr. Pessoa, os vereadores continuam cobrando o restante da documentação para a votação em plenário.

IMPASSE NA DOCUMENTAÇÃO

Segundo Deolindo Moura, já são trinta dias de espera pela documentação solicitada pelos técnicos da Câmara Municipal. Até agora, apenas o relatório de impacto financeiro foi entregue pela prefeitura de Teresina.

PENSANDO EM 2024

Dr. Pessoa vai realizar novas mudanças no primeiro escalão da gestão municipal. Após as posses de Valdemir Virgino e Ronney Lustosa, Gessy Lima aguarda a definição do seu cargo na administração municipal.

RÁDIO CALÇADA

Nos bastidores da Câmara Municipal, vereadores têm demonstrado insatisfação com diversas secretarias da prefeitura de Teresina. Um dos parlamentares explicou que a falta de interesse em atender os pedidos é porque vários secretários são candidatos na próxima eleição.

A INSATISFAÇÃO DOS VEREADORES

Os novos integrantes do executivo municipal não agradaram os vereadores de Teresina. Muitos desejam mais espaço na gestão de Dr. Pessoa e até agora não foram chamados para conversar. Por isso, tome lentidão na tramitação dos projetos.

NOVAS ADEQUAÇÕES

O prefeito de Teresina deu um “puxão de orelha” no secretário de Governo, Michel Saldanha, para acelerar a entrega do projeto de divisão das SAADs SUL e SUDESTE para votação na Câmara Municipal.

POSSÍVEL MUDANÇA

Dr. Pessoa pretende reforçar sua base de apoio na Câmara Municipal. Uma das soluções é a volta do vereador Luís André. Neste caso, o vereador Zé Filho, filiado ao partido do prefeito, deixaria o parlamento. Ele é considerado pelo Palácio da Cidade aliado da oposição.

O PRÓXIMO PARTIDO

O vereador de Teresina, Antônio José Lira, confirmou que seu futuro partido será escolhido por Dr. Pessoa. A decisão não deve ser tomada agora e depende da formação do grupo político que vai apoiar a candidatura do chefe do executivo municipal.

“Eu sou um soldado do prefeito Dr. Pessoa”, disse Lira.

MUNICÍPIO NO VERMELHO

O ex-deputado estadual, Luciano Nunes, tem feito críticas com frequência a gestão municipal. Desta vez, Dr. Pessoa partiu para o contra-ataque. Revelou que assumiu a prefeitura de Teresina com dívidas que somavam R$ 250 milhões de reais.

RESPOSTA DURA

Dr. Pessoa disse ainda que os débitos deixaram o município impedido de fazer qualquer financiamento. Citou também uma série de obras que estavam paradas. Por fim, o prefeito desafiou Luciano Nunes para um confronto.

© 2025 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.