MENU mobile

PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PSDB vão definir candidatos em Teresina

A maior aposta do grupo é na candidatura de Sílvio Mendes que ainda não definiu se vai concorrer no pleito eleitoral de 2024

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

No próximo sábado, PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PSDB começam a definir um calendário para o lançamento da chapa majoritária que vai concorrer à prefeitura de Teresina. 

Uma fonte ligada aos tucanos informou que o tempo para conversas e movimentações já passou e chegou a hora das definições. 

A maior aposta do grupo é na candidatura de Sílvio Mendes que ainda não definiu se vai concorrer no pleito eleitoral de 2024. A expectativa é que no encontro, o ex-prefeito de Teresina tenha uma posição mais concreta sobre a possibilidade de disputar a eleição. 

Neste cenário, as pesquisas indicam que Luciano Nunes, como vice, agrega mais votos que a deputada estadual, Bárbara do Firmino, que também está buscando viabilizar seu nome. 

Para os tucanos, está descartada a possibilidade de ficar fora da chapa majoritária. 

No caso de Sílvio Mendes não aceitar, as três siglas ficam com Luciano Nunes e Bárbara do Firmino para decidirem qual será a formação. 

A participação do senador Ciro Nogueira está sendo considerada decisiva para conduzir o grupo oposicionista para uma definição.

FOTOS: Portal GP1

AS CHAPAS DE VEREADORES

A tendência dos três partidos é lançar duas chapas proporcionais nas próximas eleições. Todos os candidatos que vão concorrer à Câmara Municipal estarão no PSDB ou PROGRESSISTAS. A divisão será feita com base no potencial de votos de cada nome que vai compor as vagas de cada sigla.

SÓ OS NOMES, SEM O PARTIDO

Uma decisão do desembargador José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí, devolveu a Sílvio Mendes o comando do UNIÃO BRASIL em Teresina. O grupo de Ronney Lustosa segue no Palácio da Cidade, mas não levará o partido para compor a coligação majoritária que vai apoiar a reeleição de Dr. Pessoa.

MAIS UM CASO NA JUSTIÇA

Outra disputa judicial é pela direção estadual do PV (Partido Verde) que é comandado, atualmente, pela ex-deputada estadual Teresa Britto. O deputado federal Jadyel Alencar (PV-PI), ingressou com uma ação questionando a eleição que reconduziu Teresa Britto ao cargo. Jadyel Alencar tem uma maior proximidade política com o Palácio de Karnak.

A PRIMEIRA CONVERSA

A primeira reunião entre Rafael Fonteles e Enzo Samuel não foi suficiente para uma decisão do presidente da Câmara Municipal sobre seu futuro político. Foi discutida a possibilidade de Enzo Samuel apoiar Fábio Novo, pré-candidato petista à prefeitura de Teresina, mas ainda não houve uma decisão final.

A SEGUNDA CONVERSA

Enzo Samuel deve conversar novamente com Rafael Fonteles após a viagem do governador aos Estados Unidos. O novo encontro vai definir o posicionamento do presidente da Câmara Municipal que sempre defendeu uma candidatura única da base governista e pode declarar apoio ao pré-candidato Fábio Novo.

QUEM FICA E QUEM DESEMBARCA DA PREFEITURA?

Nos bastidores da Câmara Municipal comenta-se que estas votações serão decisivas para saber quem estará com o prefeito Dr. Pessoa e quem vai ficar na oposição. A entrevista do vereador Deolindo Moura foi um indício de que a sucessão municipal está começando a ganhar força no parlamento. Após os resultados é hora de reavaliar a base.

É FÁBIO OU FRANZÉ

O deputado estadual, Fábio Novo, pré-candidato do PT à prefeitura de Teresina, descartou que um terceiro nome seja apresentado para representar o partido nas eleições de Teresina. O parlamentar foi claro e afirmou que a escolha será entre ele e Franzé Silva e que os líderes partidários concordaram que apresentar uma terceira opção está descartada.

OS NOVOS NOMES DO SOLIDARIEDADE

O deputado estadual, Evaldo Gomes, presidente do SOLIDARIEDADE no Piauí iniciou a filiação de prefeitos para a disputa das eleições do próximo ano. O primeiro é Baltazar Campos, de Palmeirais. Ele e todo o seu grupo político vão se filiar ao partido que vai marcar uma data para anunciar a chegada dos novos membros.

A PRIMEIRA VITÓRIA

A decisão do juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, 5ª Vara da Justiça Federal, suspendendo a redução dos repasses do FPM de Teresina foi comemorada pelo Palácio da Cidade. O coeficiente que caiu para 4% voltou para 6,5% e permitiu que a área econômica respirasse aliviada e vai permitir que o planejamento de investimentos em obras seja retomado.

PROGRESSISTAS NO GOVERNO

A adesão de boa parte dos deputados federais do PROGRESSISTAS ao governo Lula é só uma questão de tempo e entendimento. O deputado federal, Átila Filho, revelou que a base governista contará com o apoio de 35 a 40 parlamentares. Boa parte já vota com o governo e espera apenas bater o martelo sobre os espaços que vão ocupar.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.