MENU mobile

PSDB, UNIÃO BRASIL e PROGRESSISTAS. Quem apoia quem em Teresina?

Cada partido tem um nome. O que vai pesar nas escolhas é o contexto de 2024 e até lá muitas mudanças podem acontecer

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

As eleições municipais só serão realizadas em outubro do próximo ano. No Piauí, as articulações para definição de nomes e formação de alianças já ocorrem desde o final do pleito eleitoral de 2022. Teresina, principal colégio eleitoral, é palco das atenções dos maiores partidos. 

O atual prefeito, Dr. Pessoa, será candidato à reeleição. Na oposição, dois grupos políticos buscam definir estratégias para lançar candidatos. Os partidos ligados ao governador Rafael Fonteles e as siglas alinhadas com o senador Ciro Nogueira. 

Recentemente, falamos sobre PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PSDB. Os tucanos já decidiram que vão lançar candidato próprio e definiram que será o presidente estadual do partido, Luciano Nunes. A estratégia do trio partidário ainda não foi definida, mas o PSDB pretende conseguir o apoio do PROGRESSISTAS e do UNIÃO BRASIL. 

Vários fatores precisam ser considerados na definição dos nomes. Na chapa majoritária só existem duas vagas, quem fica fora? Cada partido tem um nome. Sílvio Mendes pelo UNIÃO BRASIL e Bárbara do Firmino pelo PROGRESSISTAS. Este é o cenário atual, o que vai pesar nas escolhas é o contexto de 2024 e até lá muitas mudanças podem acontecer.

FOTOS: Portal GP1

PLANO DE REAJUSTE

Rafael Fonteles está realizando um estudo com a equipe econômica para apresentar um plano de reajuste dos servidores públicos estaduais. O estudo leva em conta o índice solicitado pelas categorias e a capacidade financeira do governo.

PROPOSTA DA CUT

O presidente da CUT-PI (Central Única dos Trabalhadores), Paulo Bezerra, o percentual defendido pelas categorias é de 20%. O aumento leva em conta a defasagem salarial acumulada ao longo de 12 meses sem reajuste.

NEGOCIAÇÕES CONTINUAM

A CUT alega que houve apenas uma reposição salarial para os professores e cobra que as outras categorias também sejam beneficiadas. Já ocorreram duas reuniões entre representantes do governo e dos servidores sem nenhum avanço.

FASE DOS DEBATES

Após a conclusão do estudo que está sendo realizado pelo governo e discutida com as categorias, a proposta de reajuste será enviada para a aprovação da Assembleia Legislativa onde deve passar por um longo debate através de audiências públicas.

CANAL ABERTO

Um avanço sobre as negociações referentes aos reajustes salariais, é a disposição para o diálogo do governo do Estado. Uma terceira rodada de negociação já está marcada para acontecer ainda este mês.

LICITAÇÃO DEMORADA

O parlamentar alertou que um processo licitatório que envolve um serviço complexo e que envolve um grande volume de recursos demanda tempo e pode gerar um novo problema na coleta de lixo da capital.

AS PREVISÕES PARA 2024

Uma fonte próxima ao prefeito de Teresina revelou à coluna que Dr. Pessoa disse que está articulando a formação do bloco de apoio na sua busca pela reeleição, mas já sabe com quem não deve contar em 2024. A afirmação foi com relação aos vereadores que o gestor acredita que estarão em candidaturas de oposição.

CONFLITO DE TERRAS

O litígio de terras entre o Piauí e o Ceará está perto de ser resolvido. O caso está com a ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que deve proferir seu voto e depois a matéria será levada para o pleno do STF.

DADOS PREOCUPAM

De acordo os números do Corpo de Bombeiros de janeiro a abril deste ano foram registrados 26 casos de afogamentos, contra 08 casos neste período do ano passado, um aumento de 225% no número de registros. Somente no mês de março passado, foram contabilizados 11 afogamentos contra apenas um caso no mesmo mês de 2022.

DE VOLTA PARA CASA?

A direção nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro) articula a volta do ex-governador, Wilson Martins, para presidir o partido no Piauí. Atualmente filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores) e primeiro suplente de deputado federal da federação formada entre PT, PV e PC do B, é uma decisão difícil de ser tomada.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.