COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro
As eleições municipais só serão realizadas em outubro do próximo ano. No Piauí, as articulações para definição de nomes e formação de alianças já ocorrem desde o final do pleito eleitoral de 2022. Teresina, principal colégio eleitoral, é palco das atenções dos maiores partidos.
O atual prefeito, Dr. Pessoa, será candidato à reeleição. Na oposição, dois grupos políticos buscam definir estratégias para lançar candidatos. Os partidos ligados ao governador Rafael Fonteles e as siglas alinhadas com o senador Ciro Nogueira.
Recentemente, falamos sobre PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PSDB. Os tucanos já decidiram que vão lançar candidato próprio e definiram que será o presidente estadual do partido, Luciano Nunes. A estratégia do trio partidário ainda não foi definida, mas o PSDB pretende conseguir o apoio do PROGRESSISTAS e do UNIÃO BRASIL.
Vários fatores precisam ser considerados na definição dos nomes. Na chapa majoritária só existem duas vagas, quem fica fora? Cada partido tem um nome. Sílvio Mendes pelo UNIÃO BRASIL e Bárbara do Firmino pelo PROGRESSISTAS. Este é o cenário atual, o que vai pesar nas escolhas é o contexto de 2024 e até lá muitas mudanças podem acontecer.
FOTOS: Portal GP1