MENU mobile

PT busca selar a paz entre Franzé Silva e Fábio Novo após desentendimento

O esforço dos dois presidentes pode até evitar futuros conflitos, mas uma reaproximação entre os parlamentares é outra história

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Após a repercussão negativa da troca de farpas entre Fábio Novo e Franzé Silva, João de Deus, presidente da federação formada entre PT, PV e PC do B, e Cícero Magalhães, presidente do diretório municipal do PT, estão atuando nos bastidores para acalmar os ânimos entre os parlamentares. 

Os dois já conversaram com o deputado estadual, Fábio Novo (PT), que reafirmou o acordo que existia com o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, sobre apoiá-lo como candidato a prefeito de Teresina. Cícero Magalhães confirmou que esta semana, a conversa será com Franzé Silva e espera uma pacificação para evitar que novos episódios atrapalhem a definição do candidato. 

O esforço dos dois presidentes pode até evitar futuros conflitos, mas uma reaproximação entre Fábio e Franzé é outra história.

FOTOS: Portal GP1

O PT É O SEU MAIOR ADVERSÁRIO?

Para Cícero Magalhães, o PT disputa a eleição do próximo ano com chances reais de vitória. Segundo ele, é a melhor oportunidade da história do partido na capital. Por isso, um desentendimento interno é tudo que os petistas não precisam.

AS PROJEÇÕES PARA 2024

O presidente municipal do PT quer aumentar a bancada da federação para sete vereadores. Esta é meta estabelecida para chapa proporcional. Atualmente, a coalizão partidária conta com Elzuila Calisto, Dudu, Deolindo Moura e Pollyanna Rocha.

A DEFINIÇÃO DOS NOMES

Nesta conta, a federação inclui a candidatura a vereador de Cícero Magalhães e a possibilidade, caso não seja escolhida como candidata a prefeita, de Teresa Brito concorrer à Câmara Municipal de Teresina.

O FUTURO DE TERESA BRITO

No caso de Teresa Brito, houve um almoço entre ela e o presidente Magalhães onde, mais uma vez, ela manifestou o desejo de concorrer para a prefeitura de Teresina, mas não fechou portas para nenhuma possibilidade. Só que a decisão final depende dela.

PRORROGAÇÃO PARA EVITAR POLÊMICA

Na próxima quinta-feira o PT de Teresina vai realizar uma reunião, na sede do partido, onde será comunicada, oficialmente, a prorrogação do mandato dos atuais presidentes de diretórios municipais até 2025.

O BALANÇO DOS 100 DIAS DE GOVERNO

O governador Rafael Fonteles reuniu a imprensa no Palácio de Karnak para divulgar o balanço dos 100 dias de governo. O material distribuído mostra uma realização para cada dia de gestão. As medidas contemplam, praticamente, todas as áreas de atuação e as ações que resultaram em parcerias internacionais.

WELLINGTON DIAS TAMBÉM FAZ BALANÇO

As principais ações incluem o relançamento do Bolsa Família e do Programa de Aquisição de Alimentos, além de iniciativas para capacitar e inserir no mercado de trabalho o público do Cadastro Único. Foram adotadas medidas para assistência em calamidades, reestruturação do SUAS e do Cadastro Único e na Política Nacional de Cuidados.

CRÍTICA DE MARCELO CASTRO

Marcelo Castro (MDB-PI), histórico apoiador do PT, criticou a demora do presidente da República na formação da sua base de apoio no Congresso Nacional. O senador piauiense disse que Lula teve desde novembro do ano passado para consolidar seu grupo de apoiadores e não conseguiu até agora.

OS PONTOS POSITIVOS

Ele também destacou algumas ações que ele considera importantes nos primeiros meses de governo. Marcelo Castro citou a retomada das relações com outros países e a reforma tributária que precisa tirar a cobrança de impostos dos mais pobres e cobrar dos mais ricos.

“NÃO É SÓ AMOR, TEM QUE TER A DOR”, DIZ LIRA

Depois da aprovação dos empréstimos e do REFIS, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Teresina, o próximo desafio é a reforma administrativa. Só que agora, a base de apoio do Palácio da Cidade terá que votar unida, mostrando a cara, afinal, todos têm indicações na gestão municipal.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.