MENU mobile

PT não terá caminho fácil para escolher um candidato à prefeitura de Teresina

Pelas regras das federações, basta um dos partidos discordar do nome para a decisão ser tomada pela executiva nacional

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Para a eleição em Teresina, três deputados estaduais e um federal, disputam a indicação para disputar a prefeitura da capital pelo PT. 

Considerando a federação, a ex-deputada estadual Teresa Brito, também pretende concorrer ao Palácio da Cidade. 

Historicamente, o Partido dos Trabalhadores sempre tomou decisões através de votações dos seus diretórios ou consultando seus filiados. Na escolha do seu candidato em Teresina, ninguém quer falar sobre a realização de prévias. O objetivo é que a definição ocorra pelo entendimento entre todos os envolvidos. 

Os petistas sabem que uma disputa interna pode provocar sequelas que vão interferir na unidade da sigla. O problema é que existe outra etapa que precisa ser vencida. 

Pelas regras das federações partidárias, basta um dos partidos discordar da escolha do nome para que a decisão final seja tomada pela executiva nacional. Caso seja necessário que a instância superior decida, os efeitos podem ser tão danosos quanto às prévias eleitorais.  

FOTOs: Portal GP1 / Estado de Minas

MUDANÇAS NA COMUNICAÇÃO

O presidente Lula considera que sua comunicação apresenta falhas e que devem ser corrigidas rapidamente. Ele revelou a aliados próximos que a divulgação dos cem dias de governo não conseguiu mostrar o que o governo conseguiu alcançar.

IMPROVISANDO DISCURSOS

Interlocutores do governo dizem que Lula confessou que sempre precisa tratar de temas importantes para que a população compreenda as ações do governo.  Ele pediu a um dos dirigentes petistas que tivesse uma conversa com Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social.

ERRO DE ESTRATÉGIA

Lula recebeu de um dos colaboradores do governo um texto apontando os erros cometidos pela comunicação do governo. Nas redes sociais, por exemplo, um levantamento feito pela consultoria Bites mostra que, nos cem primeiros dias, 53% dos posts de perfis oficiais do governo foram publicados no Twitter, 26% no Instagram e 21% no Facebook.

OS NÚMEROS DEIXAM CLARO

A mesma consultoria revela que o Twitter tem 20 milhões de usuários no Brasil, ficando atrás do Instagram com 112 milhões e do campeão, o Facebook, que tem um público de possui 151 milhões de inscritos. Resta alguma dúvida de que existe erro no planejamento?

A CEREJA DO BOLO

Durante a missa na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, o governador Rafael Fonteles, disse que seu maior presente será universalizar as escolas de tempo integral com ensino profissional. A meta deve ser alcançada até 2025.

SEM ACORDO, SEM ALTERAÇÃO

A federação entre PODEMOS, PSDB e CIDADANIA não deve ser formalizada antes da eleição municipal. Muitas divergências estaduais não foram resolvidas. Neste caso, Luciano Nunes segue como pré-candidato à prefeitura de Teresina e o PODEMOS integra o grupo de partidos que vai apoiar o candidato do governador Rafael Fonteles.

DECISÃO JÁ FOI TOMADA

O secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, vai deixar o PSD. A data ainda não foi definida e como primeiro suplente de deputado federal, ele deve permanecer por mais tempo no partido antes de migrar para o PODEMOS.

QUEDA DE BRAÇO

O presidente do UNIÃO BRASIL em Teresina, Ronney Lustosa, cotado para assumir a secretaria de Administração, vai discutir com o diretório nacional do partido, a decisão de apoiar a reeleição de Dr. Pessoa. O problema é que a direção estadual já decidiu que faz parte da oposição ao Palácio da Cidade.

O ASSÉDIO CONTINUA

O PDT precisa abrir os olhos se quiser concorrer à prefeitura da capital. O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, vai conversar com o vice-governador Themístocles Filho e ser convidado para se filiar ao MDB.

SAÍDA DE EMERGÊNCIA

A deputada estadual, Janaína Marques (PT), está sendo cogitada para concorrer à prefeitura de Esperantina. Como o grupo de oposição não tem um nome competitivo, a saída encontrada é convencer a parlamentar a aceitar a disputa. Ele obteve 1.898 votos em 2022 ficando entre os três nomes mais votados no município. O problema é que a prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, está com um alto índice de aprovação e vai concorrer à reeleição. Janaína Marques estaria disposta a enfrentar a disputa? Uma eleição para prefeito exige dedicação exclusiva. A parlamentar estaria disposta a arriscar os pleitos de Luzilândia e Joca Marques?

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.