COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro
É praticamente consenso que o MDB não vai apoiar a candidatura à reeleição de Dr. Pessoa.
O vereador de Teresina, Zé Nito, reconduzido ao comando da sigla na capital, disse que não está enganando ninguém. Sempre afirmou que seguiria a decisão do partido e estaria ao lado do vice-governador Themístocles Filho.
Ele lembrou que votou a favor da reforma administrativa proposta pela prefeitura de Teresina, mas não sabe quem serão os indicados para os cargos.
O parlamentar revelou que vai conversar com o prefeito na capital para deixar claro seu posicionamento. Disse que nunca negou que têm indicações no executivo municipal e que a manutenção dos cargos depende da decisão de Dr. Pessoa.
EM BUSCA DA BASE UNIDA
O vice-governador considerou, praticamente impossível, uma reaproximação com Dr. Pessoa. Afirmou que o MDB vai participar da chapa majoritária na eleição de Teresina e defendeu que a base de apoio ao governador Rafael Fonteles escolha um único candidato. Themístocles disse que seria o ideal, mas não sabe se será possível.
O PAPEL DE RAFAEL FONTELES
Themístocles Filho revelou que as pesquisas realizadas pelo MDB mostram que Rafael Fonteles tem sido bem avaliado e o governo também apresenta bons índices de aprovação em Teresina. Para o vice-governador, ele terá um papel decisivo na estratégia adotada para a eleição na capital.
FEDERAÇÃO UNIDA
O deputado estadual, Dr. Vinicius Nascimento (PT), aposta que a federação (PT, PV e PC do B), chega a um consenso sobre o nome que vai concorrer à prefeitura de Teresina até o final do ano. Comenta-se internamente no partido que é importante para a evitar sequelas, que o candidato seja escolhido sem a necessidade de prévias.
VIAGENS PELO PIAUÍ
Nos próximos dias, Dr. Vinicius Nascimento vai realizar uma série de reuniões, em Teresina e diversas regiões do Piauí para uma prestação de contas das ações do seu mandato. O objetivo é que os encontros aconteçam com frequência.
A SURPRESA DA PESQUISA
Fontes do Palácio de Karnak têm comentado uma pesquisa, realizada apenas para avaliação do cenário eleitoral em Teresina, onde o secretário de Segurança, Chico Lucas, aparece com um bom desempenho. O percentual foi considerado surpreendente já que ele não vai disputar a eleição do próximo ano.
CADA VEZ MAIS DISTANTE
O vereador de Teresina, Joaquim Caldas (MDB), reclamou da falta de prestígio no partido. Disse que não é ouvido, não participa de reuniões e não é chamado para tomar decisões. A situação de simples filiado, dificulta seu apoio a um candidato da sigla.
NO RADAR DA PREFEITURA
O ex-senador Elmano Férrer foi convidado por Dr. Pessoa para comandar a execução de obras estruturantes em Teresina. Ele também é considerado uma opção para ser candidato a vice do prefeito de Teresina.
MUDANÇA RADICAL
Caso aceite o convite, o ex-senador deixa a oposição, abandona o PROGRESSISTAS e abraça o projeto de reeleição de Dr. Pessoa. Lembrando que antes de Elmano, Jeová Alencar e Zé Nito já foram cotados como candidatos a vice.
CADA UM NO SEU LUGAR
Após a aprovação da reforma administrativa na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Antônio José Lira, líder do prefeito, declarou que a base de apoio começou a ser formatada. A estratégia do parlamentar funcionou e quem disse que apoiava a gestão municipal teve que mostrar a cara.
CONQUISTA DA CATEGORIA
A Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa, aprovou por unanimidade o projeto de lei que cria a gratificação de incremento de produtividade para delegados, policiais, escrivães e peritos das unidades da Polícia Civil.