MENU mobile

"O PSDB não pode ficar isolado em Teresina. Se ficar, pode acabar", diz Edson Melo

O vereador praticamente confirmou a volta de Sílvio Mendes ao ninho tucano, mas não confirmou candidatura

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O vereador de Teresina, Edson Melo (PSDB), praticamente confirmou a volta de Sílvio Mendes ao ninho tucano. De acordo com o parlamentar, o ex-prefeito da capital disse que vai participar da sucessão municipal ajudando o PSDB. 

Sobre candidatura, nada ficou definido, mas o parlamentar disse que existe a possibilidade de Sílvio concorrer como candidato a prefeito ou até ocupando a vaga de vice em uma provável coligação. Edson confirmou que alguns integrantes do partido têm conversado com representantes petistas, mas disse que se ocorrer uma aproximação, seja com o PT ou outra sigla, ele não será contra.

“O PSDB não pode ficar isolado na eleição municipal. O partido tem condições de competir e voltar a ter protagonismo em Teresina. Se ficar isolado corre o risco de acabar”, disse Melo.

FOTOS: Portal GP1

CONSULTA POPULAR

O vereador tucano não revelou a fonte, mas disse que teve acesso a uma pesquisa mais recente, onde Sílvio Mendes aparece em primeiro, na espontânea e estimulada, com votação suficiente para vencer no primeiro turno. Político experiente, o parlamentar alertou que os números tendem a mudar com a proximidade do pleito.

AINDA É CEDO

Edson Melo foi claro sobre a possibilidade da deputada estadual, Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS) ser candidata a prefeita em 2024. Primeiro, o parlamentar citou a dificuldade para mudança de partido, já que o objetivo seria concorrer pelo PSDB. O vereador disse que Bárbara precisa iniciar a própria trajetória política.

OS EXEMPLOS

Edson Melo citou dois casos que demonstram o risco de um lançamento precoce. O primeiro foi de Marcos Silva, ex-vereador da capital, filho do ex-governador Alberto Silva, que não conseguiu a reeleição. O outro caso foi de Rodrigo Ferraz, filho do ex-prefeito de Teresina, Wall Ferraz, que também só conseguiu um mandato na Câmara Municipal.

O PRIMEIRO PASSO

Ex-presidente da extinta FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), o deputado estadual, Henrique Pires (MDB), revelou que o governador Rafael Fonteles já autorizou a elaboração dos projetos necessários para a implementação de tratamento de esgoto em todo o litoral do Piauí.

O DESAFIO

De acordo com o Instituto Trata Brasil, que produz informações sobre saneamento, no Piauí, a população sem acesso à água corresponde a 22,9% e os habitantes sem atendimento a coleta de esgoto é de 83.2%, isto é, mais de 2,5 milhões de habitantes não tem acesso a este serviço; na região apenas 16,6% do esgoto produzido é devidamente tratado. Estes dados são do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), do ano de 2019.

ESTUDO RECENTE

Segundo o Trata Brasil, Teresina está entre as 20 cidades brasileiras com os piores índices de saneamento básico em 2022. Os números mostram que 35,74% da população total, têm acesso a rede de esgoto. Quando o recorte é feito apenas na área urbana, o percentual sobe para 37,91%. Estes números, só começaram a crescer com a atuação da Águas de Teresina.

DOR DE CABEÇA

O novo secretário de Finanças da prefeitura de Teresina assume um cargo com uma grande preocupação. A possibilidade de queda na arrecadação do município. Após o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatar uma diminuição na população, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pode ser reduzido em R$ 22 milhões mensais.

PERDA SUBSTANCIAL

No mês de fevereiro, Teresina recebeu de FPM cerca de R$ 109 milhões. A redução representaria um perda de 20% e inviabilizaria uma séria de ações do executivo municipal. Além de Teresina, mais 10 municípios estão enfrentando a mesma situação.

CIRCO TIÃO

Sobre as audiências públicas da Comissão de Saúde, Antônio José disse que o parlamento virou uma verdadeira atração circense onde alguns vereadores, inclusive da base, utilizam a mídia para ataques ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

TRABALHO CONJUNTO

O governador do Piauí, Rafael Fonteles e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, são os responsáveis pelo trabalho de conclusão do trecho da Ferrovia Transnordestina, ligando o município piauiense de Elizeu Martins ao Porto de Pecém, no Ceará. A finalização está prevista para 2026.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.