MENU mobile

"Vamos escolher um e desagradar três", diz Magalhães sobre nomes do PT

No caso da chapa de vereadores, uma decisão já foi tomada, não é interesse da maioria dos petistas “encher” a sigla de vereadores

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Após a troca de farpas entre os deputados estaduais Franzé Silva e Fábio Novo, foi a vez do presidente do Diretório Municipal do PT, Cícero Magalhães falar sobre o episódio. 

Ele disse que os quatro nomes que estão disputando a indicação para concorrer à prefeitura de Teresina são valorosos, competitivos e que estão sendo criados critérios para a escolha do nome que vai representar a federação e que no final apenas um será candidato e três ficaram fora. Em relação à disputa majoritária, nem mais uma palavra para não agravar a situação. 

No caso da chapa de vereadores, uma decisão já foi tomada, não é interesse da maioria dos petistas “encher” a sigla de vereadores. Segundo o presidente, o assunto ainda pode ser rediscutido, mas caso o posicionamento atual seja mudado, não será aceito de “bom grado”. 

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, foi convidado, mas para concorrer à reeleição. Baseado no que disse Cícero Magalhães, uma coisa é certa, até a definição de todos os nomes, vai ter muita desentendimento no partido.

FOTOS: Portal GP1

APOIO A AGRICULTURA FAMILIAR

O ministro Wellington Dias, assinou, nesta semana, um Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O pacto vai garantir que 30% da alimentação na rede de ensino seja proveniente da agricultura familiar.

QUALIDADE NA ALIMENTAÇÃO

“São 40 milhões de estudantes que todos os dias vão à escola em todo o Brasil. Às vezes, onde tem escola em tempo integral, é o lugar onde eles fazem a alimentação do dia. Tem café da manhã, almoço, lanche. Agora, a gente vai trabalhar pensando na qualidade dessa alimentação, de um lado combatendo a desnutrição e do outro a obesidade”, disse Wellington Dias.

E AGORA? COMO RESOLVER?

Mais uma vez, o projeto do empréstimo da prefeitura de Teresina não foi votado pela Câmara Municipal. A matéria estava pronta para ser votada, mas na hora da sessão, não existia número suficiente de parlamentares no plenário.

MEDINDO A TEMPERATURA

Sobre a reunião convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, antes da sessão, o objetivo era avaliar se havia condições para a votação. Dois parlamentares disseram à coluna que caso o projeto fosse colocado em votação, seria reprovado.

O QUE DIZEM OS VEREADORES

O atraso na aprovação do empréstimo gerou críticas até do vereador Edson Melo, integrante da oposição, que declarou que vai votar favorável. Alguns vereadores continuam alegando que a falta de documentação é o principal entrave.

O DESABAFO DO LÍDER

Antônio José Lira fez um apelo emocionado aos parlamentares. Ele lamentou o ocorrido, disse que estava tudo acertado para a votação e aprovação, mas que alguns parlamentares interferiram no acordo. Para Lira, quem não concorda precisa ter a coragem de votar contra.

O RECADO DA LIDERANÇA

Antônio José Lira disse que não se sente traído e que seu eleitor está orgulhoso do papel desempenhado. Disse ainda que o povo de Teresina vai julgar o comportamento dos vereadores que estavam presentes no parlamento, mas recusaram-se a participar da sessão.

CHEGOU NO LIMITE

Está claro que existe um impasse entre o executivo e o legislativo. É preciso começar um trabalho de gerenciamento de crise para evitar que novos episódios voltem a acontecer desgastando a imagem do prefeito Dr. Pessoa. Está na hora de uma conversa cara a cara com cada parlamentar, ouvir as demandas e negociar as soluções. Como está, não pode continuar.

ACERTANDO OS ÚLTIMOS DETALHES

Sobre a votação da próxima semana, o líder do prefeito, vereador Antônio José Lira, já conversou com o presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel e manteve diálogo com mais 17 parlamentares. O objetivo é assegurar a segunda votação do empréstimo com a Agência Francesa e a provação do REFIS.

EMPRÉSTIMO E REFIS NA PAUTA

O presidente Enzo Samuel confirmou a conversa com Antônio José Lira e disse que estabeleceu o regime de urgência simples para garantir que a matéria esteja na pauta e seja votada, mas ressaltou que a prefeitura de Teresina precisa colaborar enviando informações.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.