MENU mobile

Sem diálogo, PT entrega o deputado estadual, Dr. Hélio, nos braços de Mão Santa

Após ser eleito, o deputado federal, Florentino Veras, lançou sua mulher, Flaviana Veras, pré-candidata a prefeita

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O deputado estadual, Dr. Hélio (MDB), apoiou a candidatura de Florentino Neto, para a Câmara Federal. Como já era de conhecimento dos parnaibanos, Dr. Hélio vai concorrer, novamente, à prefeitura de Parnaíba. O próximo passo, após ser eleito, seria Florentino procurar Dr. Hélio para discutir a sucessão municipal, mas, logo no dia seguinte, ele lança sua mulher, Flaviana Veras, como pré-candidata. 

O prefeito Mão Santa, que não tem um sucessor natural, aproxima-se, através da deputada estadual, Gracinha Moraes Souza, de Dr. Hélio, que caminha para ser candidato com o apoio do grupo político de Mão Santa. Florentino Neto agiu na empolgação da vitória ou faltou habilidade política? 

Agora não importa mais, o fato é que o ex-secretário de Saúde do Piauí poderia ter evitado esta dor de cabeça para o governador Rafael Fonteles, que como foi dito na coluna de ontem, vai ter que enfrentar dois turnos no pleito eleitoral da cidade.

UM SORRISO DE ALÍVIO

Na posse do deputado estadual, Gessivaldo Isaías, o prefeito Dr. Pessoa distribuiu sorrisos durante toda a cerimônia. Não se pode negar que o prefeito de Teresina tem muito carinho e admiração por Jeová Alencar. Mas a leitura para tanta simpatia tem relação direta com o fortalecimento do seu grupo político.

DE OLHO NA REELEIÇÃO

Com a permanência de Jeová Alencar, Dr. Pessoa começa a enxergar o início da formação de sua base de apoio visando a reeleição. Jeová foi fundamental no fortalecimento do REPUBLICANOS e será importante tanto para a candidatura majoritária quanto para a formação de uma bancada com mais vereadores.

O MAIOR BLOCO DA ASSEMBLEIA

Os blocos partidários foram formados no parlamento piauiense. O maior deles, com 12 deputados, conta com o PT, PV, PC do B e SOLDARIEDADE.

Evaldo Gomes (SOLIDARIEDADE), Fábio Novo (PT), Gil Carlos (PT), Firmino Paulo (PT), Fábio Xavier (PT), Hélio Isaías (PT), Flávio Nogueira Júnior (PT), Francisco Limma (PT), Jannaína Marques (PT), Nerinho (PT), Rubens Viera (PT) e Dr. Vinícius Nascimento (PT).

LOGO ATRÁS

Na sequência, vem o bloco formado pelos deputados estaduais do MDB.

João Mádison (MDB), Ana Paula (MDB), Georgiano Neto (MDB), Henrique Pires (MDB), Dr. Hélio (MDB), Simone Pereira (MDB), Felipe Sampaio (MDB), Ziza Carvalho (MDB) e Severo Eulálio (MDB).

BLOCO DA OPOSIÇÃO

Os parlamentares da oposição aparecem colados no emedebistas.

Marden Menezes (PROGRESSISTAS), Bárbara do Firmino (PROGRESSISTAS), Gustavo Neiva (PROGRESSISTAS), Dr. Thales Coelho (PROGRESSISTAS), Aldo Gil (PROGRESSISTAS), Gracinha Moraes Souza (PROGRESSISTAS), Wilson Brandão (PROGRESSISTAS) e Pastor Gessivaldo (REPUBLICANOS).

ENQUANTO ISSO, EM JOSÉ DE FREITAS

O prefeito do município, Roger Linhares, tem que escolher. Ou apoia o grupo político de Fábio Abreu, ou rompe politicamente e lança um candidato. O gestor saiu derrotado da eleição de 2022 e caso decida pelo rompimento, vai enfrentar o ex-aliado que tem o apoio do governador Rafael Fonteles. Vale o risco?

FEDERAÇÃO REUNIDA

Representantes do PT, PC do B e PV, que formam a federação “Brasil da Esperança”, estiveram reunidos para discutir as eleições de 2024. O objetivo, é até o final do mês de março, produzir um diagnóstico sobre a realidade de cada partido nos 224 municípios piauienses. O relatório vai apontar onde cada sigla pode lançar candidato a prefeito.

AMPLIAR ALIANÇAS

João de Deus disse ainda que nos municípios onde os três partidos não lançarem candidato, a prioridade é apoiar nomes de siglas que apoiaram Lula e Rafael Fonteles. O resultado será discutido com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o governador Rafael Fonteles, deputados estaduais e federais.

O RECADO

No mesmo dia da declaração polêmica do vereador, Deolindo Moura, João de Deus foi bem claro.

“Toda e qualquer aliança eleitoral para o ano que vem, tem que passar pela comissão provisória da federação”, disse.

CONTRA-ATAQUE

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Antônio José Lira, soltou o verbo contra os críticos do transporte público em Teresina. Segundo ele, muitos estão aproveitando o tema para promoção política e nunca destinaram recursos para ajudar a resolver o problema.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.