MENU mobile

Trabalho antes do discurso. Enzo Samuel está na disputa pela prefeitura de Teresina

Diferente de outros nomes, o parlamentar tem buscado apoio político para resolver diversos problemas da capital

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), está se fortalecendo politicamente para entrar na disputa pela prefeitura da capital. Sua viagem recente à Brasília, é um exemplo da sua disposição e da estratégia adotada para atingir seu objetivo. 

Diferente de outros nomes que estão apenas manifestando a vontade de concorrer, o parlamentar tem buscado apoio político para resolver diversos problemas de Teresina. 

No encontro com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), apresentou um projeto para cadastrar pessoas em situação vulnerabilidade social, com foco nos moradores de rua, para terem acesso aos programas de transferência de renda e com o senador Marcelo Castro (MDB), solicitou apoio para resolver as deficiências na área de saúde. 

Enzo Samuel, tem mostrado ainda, habilidade política para conversar com nomes de diversos partidos políticos e por isso, tornou-se um nome desejado por várias siglas. O vereador conquistou rapidamente o respeito dos seus pares e tem mostrado que primeiro é necessário mostrar resultado para ter discurso depois.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O deputado federal, Átila Filho (PROGRESSISTAS-PI), confirmou que caso seja escolhido para concorrer à prefeitura de Teresina, aceita o desafio. Ele defende que o partido deve ter candidato em 2024 e buscar a formação de uma ampla coligação.

NEGOCIAÇÃO ADIANTADA

Átila Filho revelou também que deve integrar duas comissões na Câmara Federal. Ele solicitou participação na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Educação. Todas as comissões devem ser finalizadas durante a próxima semana.

UNIÃO PROGRESSISTA

A federação que vai reunir o UNIÃO BRASIL e o PROGRESSISTAS está em processo de finalização. O novo bloco deve contar com cerca de 117 deputados federais, a maior bancada do parlamento. A quantidade ainda não está definida, mas o presidente Lula deve contar o apoio de uma fatia importante do grupo.

ELEIÇÕES 2023

O vereador de Teresina, Luiz Lobão (MDB), defendeu que o partido tenha candidato à prefeitura de Teresina em 2023. Para o parlamentar, não basta lançar, é preciso trabalhar os nomes disponíveis e até julho deste ano, decidir sobre a viabilidade da candidatura.

OUTRA OPÇÃO

Caso não seja viabilizado um nome, Lobão acredita que a melhor solução é buscar uma coligação com um partido da base de Rafael Fonteles. Uma das possibilidades apontadas seria o MDB indicar o candidato à vice do PT que vai lançar um nome para a disputa.

O JOGO NÃO É SÓ ADMINISTRATIVO...

A crise no transporte público de Teresina é a mesma desde que o atual gestor assumiu. O problema é que o núcleo político do executivo municipal parece não ter percebido ainda, é que a cada dia, ela é potencializada politicamente. O governo do Estado agiu rápido e já enviou para a Assembleia Legislativa, um pacote de medidas para ajudar na solução da crise.

...É POLÍTICO TAMBÉM

Os vereadores e deputados estaduais do PT estão participando da implementação das propostas do governo para o setor, mas deixando claro que agora a responsabilidade é inteiramente do Palácio da Cidade. Com a ajuda de Rafael, o discurso é de que não existe mais ninguém para atribuir culpa.

MAIS COBRANÇA

Em visita ao TCE, o deputado federal, Merlong Solano, buscou informações sobre o andamento do pedido de auditoria, protocolado por ele no ano passado, nas concessões, contratos e planilhas do transporte público de Teresina.

SOLUÇÃO FINAL?

O presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, disse ao parlamentar que a apuração feita pelo órgão está próxima de ser concluída. O resultado será apresentado em uma audiência pública, com a possibilidade da assinatura de um Termo de Ajuste de Gestão, que pode ser o fim da crise.

MAIS POLÊMICA

O vereador de Teresina, Ismael Silva (PSD), quer tirar o SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) da mesa de negociação sobre o transporte público. Para o vereador, não existe contrato de concessão assinado com o sindicato e sim, com as empresas de ônibus.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.