MENU mobile

UNIÃO BRASIL em Teresina: Sair do partido ou fazer oposição a Dr. Pessoa?

Fica a dúvida sobre como este impasse será solucionado. Nenhuma delas é confortável, mas a escolha terá que ser feita

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

O UNIÃO BRASIL vive um dilema em Teresina. Foi realizada esta semana uma convenção estadual que reuniu lideranças de vários partidos. O tema principal, é claro, foi a eleição municipal do próximo ano. 

O presidente estadual da sigla, Sílvio Mendes, mais uma vez, não confirmou, mas também não descartou a possibilidade de disputar a prefeitura da capital. A única certeza, é a permanência na oposição a Dr. Pessoa. 

É exatamente este o problema que precisa ser resolvido. Vários integrantes da sigla fazem parte da base de apoio do prefeito ocupando cargos no executivo e com a promessa de apoiar sua candidatura à reeleição. 

Ronney Lustosa esteve no evento, evitou criar polêmica sobre o assunto e disse que, pelo menos, o diretório municipal precisa ser ouvido e jogou para 2024 a decisão sobre o pleito eleitoral. 

É difícil imaginar Sílvio Mendes no palanque de Dr. Pessoa, como é impossível pensar que PSDB, CIDADANIA e PROGRESSISTAS declarem apoio ao atual gestor. 

Fica a dúvida sobre como este impasse será solucionado. Existem duas possibilidades apontadas por interlocutores do partido. A saída dos atuais apoiadores ou a entrega dos cargos. Nenhuma delas é confortável, mas a escolha terá que ser feita.

FOTOS: Portal GP1

PERMANÊNCIA É ESTRATÉGICA

Para vários integrantes da base de apoio de Dr. Pessoa, a permanência do UNIÃO BRASIL é estratégica na busca pela reeleição. O partido tem muitos recursos para a campanha e tempo de propaganda que vai ajudar muito na exposição do prefeito.

A SANTÍSSIMA TRINDADE DA OPOSIÇÃO

O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, disse que o projeto da oposição passa pelo PSDB, UNIÃO BRASIL e PROGRESSISTAS. Ele não falou em candidato único dos três partidos, disse que a estratégia só será definida em 2024, mas que o diálogo será permanente na busca pelo melhor caminho.

O “VÉIM” ESTÁ NA ÁREA

O ex-senador Elmano Férrer, atualmente no PROGRESSISTAS, revelou que pode concorrer a prefeitura de Teresina na próxima eleição. Ele disse que tem uma dívida de gratidão com a capital piauiense e está com disposição para enfrentar uma campanha eleitoral.

ELMANO FÉRRER SAI OU FICA?

Cortejado por vários partidos, Elmano declarou que está muito bem no PROGRESSISTAS, mas disse que a eleição é só no próximo ano. O seu partido tem vários nomes que buscam a candidatura majoritária, caso esteja mesmo disposto a concorrer, um outro partido pode ser a única solução.

DUDU VOLTA A DISPARAR

O vereador de Teresina, Dudu (PT), voltou a criticar a direção do partido sobre a possibilidade de entregar os cargos na prefeitura de Teresina após a definição do candidato. Ele ressaltou que o diretório municipal é quem decide sobre o assunto e não existe, atualmente, nenhuma discussão sobre o assunto.

RELEMBRANDO OS VELHOS TEMPOS

O vereador disse que o presidente do diretório municipal, Cícero Magalhães, não tem poder de decidir sozinho os rumos do partido e que estaria “blefando”. Em relação a João de Deus, presidente da federação formada pelo PT, PV e PC do B, o parlamentar disse que no passado o grupo dele já promoveu uma intervenção no diretório de Teresina e acredita que isso não acontecer de novo.

ANTÔNIO JOSÉ LIRA

Em meio a tantas mudanças, Dr. Pessoa já decidiu que seu líder na Câmara Municipal continua sendo o vereador Antônio José Lira. Ele descartou a possibilidade de Graça Amorim assumir o papel no legislativo e disse que ela vai auxiliar o parlamentar.

DISPUTA EM PARNAÍBA

O SOLIDARIEDADE entra na disputa pela prefeitura de Parnaíba. O presidente do partido, deputado estadual Evaldo Gomes, trabalha com dois nomes no município. O jornalista Hilder Monção e o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Jackson.

MISSÃO IMPOSSÍVEL?

O deputado estadual, Dr. Hélio Oliveira (MDB), disse que não dispensa alianças para disputar a prefeitura de Parnaíba. Ele disse que busca apoio do governador Rafael Fonteles e também do prefeito Mão Santa. A engenharia política não será fácil.

O PRIMEIRO PASSO

Dr. Hélio, inicialmente, precisa vencer a disputa entre os partidos que fazem parte da base de apoio do governo do Estado. Flaviana Veras, mulher de Florentino Neto, e o deputado estadual, Rubens Vieira (PT), também estão na disputa.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.