MENU mobile

UNIÃO BRASIL está fora do grupo que vai apoiar à reeleição de Dr. Pessoa

O vereador Luís André já declarou que vai deixar a sigla e assinar filiação no REPUBLICANOS

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Depois do PDT, agora é a vez do UNIÃO BRASIL enfrentar problemas com a sucessão municipal em Teresina. O diretório do partido decidiu fazer parte da gestão de Dr. Pessoa contrariando a orientação da executiva estadual que é de oposição ao Palácio da Cidade. 

O partido tem o nome mais competitivo para disputar a prefeitura de Teresina, o ex-prefeito Sílvio Mendes, que pode ser candidato e vai seguir ao lado de PROGRESSISTAS, PSDB, CIDADANIA e com a possibilidade de aliança com o PL. 

O vereador Luís André já declarou que vai deixar a sigla e assinar filiação no REPUBLICANOS. Este deve ser o mesmo destino de outros parlamentares e de outros integrantes, como é o caso de Ronney Lustosa. 

O diretório municipal deve passar por uma renovação, com a chegada de nomes alinhados com o bloco oposicionista. Para o projeto de reeleição do prefeito, é uma perda considerável, porque o UNIÃO BRASIL daria uma contribuição considerável com seu fundo partidário e tempo de televisão. 

Fica um gosto amargo para o bloco da prefeitura, que perde uma sigla importante na estratégia que está sendo montada em busca das reeleição.

FOTOS: Portal GP1

PSD TAMBÉM PULOU FORA

O presidente estadual do PSD, Júlio César, disse que o partido não vai compor a base de reeleição de Dr. Pessoa. A sigla continua apostando na viabilização do nome do deputado federal, Marcos Aurélio (PSD), que é pré-candidato à prefeitura de Teresina. Assim como no UNIÃO BRASIL, os parlamentares que desejarem apoiar Dr. Pessoa, devem mudar de partido.

A ESTRATÉGIA DO MDB

O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, convidou o médico Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário, para se filiar ao MDB. É mais um nome que pode entrar na disputa pela prefeitura da capital. O partido quer assegurar um nome que possa ser lançado caso não seja possível uma aliança dos partidos que foram a base de apoio do governador Rafael Fonteles.

BASE GOVERNISTA UNIDA EM TERESINA?

O vice-governador Themístocles Filho continua defendendo a união dos mesmos partidos que elegeram Rafael Fonteles na disputa pela prefeitura de Teresina. O PT não abre mão de lançar um candidato a prefeito, resta saber quem indicaria o vice e se o restante da base aceitaria a composição.

MDB E PSD JUNTOS DE NOVO?

Alguns integrantes do PSD e do MDB discutem a possibilidade de uma nova coligação cruzada para 2024. Neste novo cenário, caberia ao PSD lançar o candidato à prefeitura de Teresina e o MDB lançaria os candidatos proporcionais. É uma forma de fortalecer, principalmente, quem pretende concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.

OPOSIÇÃO UNIDA

O vereador de Teresina, Edson Melo (PSDB), afirmou que a PSDB, PROGRESSISTAS, UNIÃO BRASIL e PL, estarão juntos nas eleições do próximo ano em Teresina. O parlamentar mandou um recado para quem aposta que os partidos seguirão caminhos diferentes e garantiu que as quatro siglas terão apenas um candidato à prefeitura da capital.

SÍLVIO MENDES NA DISPUTA

O nome de Sílvio Mendes ganha força como pré-candidato do UNIÃO BRASIL à prefeitura de Teresina. Nos bastidores, fontes ligadas ao senador Ciro Nogueira dizem que ele é o candidato preferido do presidente nacional do PROGRESSISTAS.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

A deputada estadual, Bárbara do Firmino, é o nome oficial do PROGRESSISTAS para o pleito do ano que vem. Para viabilizar seu nome, a parlamentar precisa, nos próximos meses, mostrar que é mais competitiva que o ex-prefeito da capital, Sílvio Mendes. A missão não é fácil.

CANDIDATURA ASSEGURADA

O deputado estadual, Gessivaldo Isaías, disse que Dr. Pessoa é candidato à reeleição. Ele disse que a possibilidade do prefeito apoiar outro nome para disputar o Palácio da Cidade não passa de especulação e que ele terá total apoio do REPUBLICANOS.

O RECADO DE FÁBIO NOVO

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), pré-candidato à prefeitura de Teresina, deixou claro que só uma grande estrutura de campanha não ganha eleição majoritária. Ele citou o caso do ex-prefeito Firmino Filho, que em 2020, fazia sua melhor gestão, não escolheu o candidato certo e perdeu a disputa. Para o parlamentar, é preciso aceitação popular.

“QUEREMOS MÃO SANTA DE NOVO”

O deputado Estadual, Dr. Hélio Oliveira (MDB), é um defensor da volta do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ao MDB. O convite já foi feito e o partido aguarda uma resposta do gestor. É indiscutível a ligação histórica de Mão Santa com o partido, mas a volta dele seria uma ótima estratégia para Dr. Hélio conseguir seu apoio na eleição de 2024.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.