MENU mobile

Vai começar a temporada de caça a prefeitos de olho nas eleições de 2024 no Piauí

A disputa, entre os aliados do governo do Estado, vai ficar entre PT, PSD e MDB, principais forças da situação

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Como os partidos do Piauí chegam para a disputa das eleições do próximo ano? Na base governista, PSD e MDB prometem várias filiações até 2024 e o PROGRESSISTAS, maior sigla de oposição, é o alvo preferencial. 

O senador Ciro Nogueira tem sido enfático ao afirmar que o partido está trabalhando para manter seus prefeitos. No cenário atual, é um desafio que vai exigir muita habilidade da cúpula partidária. 

O governador Rafael Fonteles já declarou que vai apoiar quem esteve em seu palanque na última eleição. Este posicionamento deve ajudar a manter muitos prefeitos na oposição. 

Na base governista, PSD e MDB prometem uma série de filiações, fortalecendo seus quadros antes do pleito eleitoral. 

Nos bastidores, as projeções apontam o PSD com negociações adiantadas e com grandes chances de receber o maior número de adesões. Atualmente, são 40 prefeitos e a meta é chegar a 60 filiados. 

A disputa, entre os aliados do governo do Estado, vai ficar entre PT, PSD e MDB, principais forças da situação. A concorrência é cada vez maior já que 2024 está sendo considerado um teste para 2026.


O NOVO REFORÇO DE DR. PESSOA

A vereadora de Teresina, Graça Amorim (PROGRESSISTAS), vai reforçar a articulação política, do prefeito de Teresina, na Câmara Municipal. Com um bom trânsito entre os parlamentares, a missão é acelerar a tramitação e aprovação dos projetos do executivo municipal.

MANTENDO AS MESMAS CARACTERÍSTICAS

Graça Amorim deixou claro que mesmo sendo da base do prefeito não vai abrir mão de sugerir alterações que ela e seus pares considerarem necessárias para melhorar as propostas. Flexibilidade é uma estratégia indispensável para conquistar apoios.

QUE FIQUE BEM CLARO

O presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, ressaltou a competência de Graça Amorim e a relação de amizade com a vereadora, mas deixou claro que, politicamente, os dois estão em lados opostos.

É SÓ QUESTÃO DE TEMPO

Dr. Pessoa declarou que a vereadora Graça Amorim cabe em qualquer partido. Para os interlocutores do prefeito, já está definido que a parlamentar vai mudar de sigla para disputar a eleição de 2024, falta apenas definir qual dos partidos aliados será o mais adequado.

TUDO DENTRO DO PREVISTO 

Dr. Pessoa voltou a falar sobre o pleito eleitoral de 2024. Ele disse que é normal, neste momento, a grande quantidade de nomes colocados para disputar a eleição. Mais uma vez, deixou claro que está pronto para pleitear a reeleição.  

“Quanto mais cabra, mais cabrito”, disse Pessoa.

AGORA É BATEU, LEVOU

Sobre os prováveis concorrentes, o prefeito de Teresina disse que tem muito “cavalo paraguaio” e está aguardando para saber quem realmente vai concorrer com ele no próximo ano.

DISPUTA QUE PODE DEIXAR SEQUELAS

O PT tem vários candidatos à prefeitura de Teresina, mas apenas dois têm concentrado as atenções. O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva e o líder do governo, deputado estadual Fábio Novo. Franzé tem mantido uma agenda intensa em busca de apoio para viabilizar sua candidatura e Fábio Novo tem criticado a forma como a disputa está acontecendo.

O QUE DISSE FRANZÉ SILVA...

“O deputado estadual, Fábio Novo, tem os mesmos espaços que eu tenho e que o Dr. Vinícius Nascimento também tem. É preciso discutir a cidade, apoios políticos e chorar menos”, disse Franzé Silva.

...E A RESPOSTA DE FÁBIO NOVO

“Eu nunca fui de chorar, eu tenho uma história de luta. Foi esta história de luta que foi colocada para Teresina. Eu preciso lembrar que na última eleição, o deputado Franzé foi chamado para ser o candidato a prefeito de Teresina e ele desistiu. Mesmo em um momento muito difícil, quando ninguém queria o PT, eu fui até o fim”, declarou Fábio Novo.

SEM PRESSA PARA DECIDIR

O PSD continua esperando, analisando o cenário para tomar uma decisão sobre a eleição de Teresina. Segundo deputado federal, Júlio César, presidente da sigla no Piauí, até agora Marcos Aurélio e Ismael Silva não conseguiram viabilizar seus nomes, mas ainda tem tempo para o mudar quadro.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.