MENU mobile

Vice-governador pede "juízo" aos partidos da base para a eleição de Teresina

Themístocles Filho quer encontrar a melhor forma de vencer a disputa sem deixar sequelas para o Palácio de Karnak

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Já falamos sobre a antecipação das eleições municipais em Teresina. Discutimos os desafios, a dificuldade de definir nomes com partidos importantes integrando federações, mas o debate em torno das eleições de 2014 ficou é o principal assunto da pauta política na capital. 

Todos os partidos estão conversando, é mais fácil saber quem pode formar coligação do que as siglas que não estarão juntas no processo eleitoral. Tudo pode acontecer. A escolha do futuro prefeito do maior colégio eleitoral do Piauí ganhou contornos de uma eleição estadual. 

Como consequência, políticos com mais experiência começam a demonstrar preocupação também com 2026. Um deles, o vice-governador Themístocles Filhos, não negou que o MDB também se prepara para o ano da eleição, mas pediu juízo aos integrantes da base governista. Ele defende que todas as estratégias devem ser discutidas com o governador Rafael Fonteles antes de qualquer posicionamento. 

Seria possível repetir o palanque governista de 2022 em Teresina? Difícil, mas não impossível. O vice-governador quer encontrar a melhor forma de vencer a disputa sem deixar sequelas para o Palácio de Karnak e, consequentemente, comprometer a estrutura para 2026. O que era difícil, tornou-se ainda mais complicado.

FOTOS: Portal GP1

UNIÃO BRASIL NA REELEIÇÃO DE DR. PESSOA

Enquanto o PSD decide se fica ou não no palanque do Dr. Pessoa, o UNIÃO BRASIL está praticamente definido. Ronney Lustosa deve integrar a equipe de governo de Dr. Pessoa. Falta apenas a executiva municipal concordar, o que não deve ser problema.

FATOR SÍLVIO MENDES

Existem dois cenários prováveis para a próxima eleição que envolvem o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes. Atualmente, no UNIÃO BRASIL, como fica o desembarque do partido no Palácio da Cidade com a permanência dele?

E COM OS TUCANOS?

Caso ele mude para o PSDB, como fica a ala tucana que dialoga com o PT? Caso ele aceite ser candidato, as conversações não vão continuar. Quem defendia uma aproximação com os petistas vai simplesmente desistir? Até agora, as pesquisas têm mostrado uma liderança absoluta do ex-prefeito.

FORA DA ELEIÇÃO

No comando da CENDFOL (Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer), Tiago Vasconcelos já deixou claro que não vai concorrer a nenhum cargo nas próximas eleições, compromisso assumido com o governador Rafael Fonteles.

APOIO LOGÍSTICO

Tiago Vasconcelos revelou ainda que existe a possibilidade de ser convocado para a Assembleia Legislativa em 2025. No próximo ano, sua participação, caso ocorra, será apenas nos bastidores, auxiliando na formação das chapas proporcionais.

DADO ALARMANTE

De acordo com pesquisa, o município de Picos, no sul do Piauí, proporcionalmente, é o que registra mais mortes por traumatismo craniano, consequentes de acidente de moto pelo não uso do capacete na América Latina.

VEREADORES DE OLHO NO KARNAK

Independente de quem será o candidato da federação, os petistas querem ampliar o número de vereadores na Câmara Municipal de Teresina. Os parlamentares estão contando com o apoio do governo do Estado para fortalecer a chapa proporcional.

NA MEDIDA CERTA

O governador Rafael Fonteles contou com o apoio da maioria absoluta dos vereadores da capital. O suporte político que os petistas esperam de Rafael Fonteles tem limite. Os pedidos não podem gerar intrigas com o grupo que apoiou a candidatura petista em 2022.

O IMPASSE DO PSD

O deputado federal, Marcos Aurélio (PSD-PI), já conseguiu a liberação do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, para viabilizar sua pré-candidatura à prefeitura de Teresina. Só que seu partido, em Teresina, ainda conversa com Dr. Pessoa sobre uma provável coligação.

O TRUNFO DOS TUCANOS

O vereador Edson Melo continua lutando para o retorno do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, ao PSDB. Caso ele consiga, o outro desafio é convencê-lo a disputar à prefeitura da capital novamente. Integrantes do partido, que são contra a aliança com o PT, apostam na volta de Sílvio para ganhar a eleição e afastar os petistas.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.