MENU mobile

Wilson Martins pode assumir papel de articulação no governo de Rafael Fonteles

Como seria feito? Ocupando um cargo? Assumindo uma cadeira na Câmara Federal? A solução implica em mudanças no governo estadual

COLUNA DO JORNALISTA Douglas Cordeiro

Esta semana houve um encontro entre o governador Rafael Fonteles e o ex-governador Wilson Martins. Publicamente, nada foi revelado sobre a conversa. Nos bastidores, uma fonte do Palácio de Karnak disse que Fonteles tem uma missão para Wilson Martins. 

Primeiro suplente de deputado federal da coligação governista, ele seria o responsável por articular os interesses do governo estadual em Brasília. Político experiente, com capacidade de dialogar com interlocutores de diversas áreas, circularia entre os escalões do governo auxiliando na concretização de projetos e identificando oportunidades de investimentos públicos e privados no Piauí. 

Como seria feito? Ocupando um cargo? Assumindo uma cadeira na Câmara Federal? A segunda opção implicaria em uma mudança no primeiro time do governo com a convocação de um deputado federal para uma secretaria. Quem seria? Qual o cargo? Seja qual for o caminho, mudanças devem ocorrer, caso Wilson Martins aceite, nos próximos dias.

FOTOS: Portal GP1

OUTRO ENCONTRO

O deputado federal, Marcos Aurélio (PSD-PI), conversou com Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla. O parlamentar conseguiu o apoio de Kassab para disputar o Palácio da Cidade. Agora, é aguardar o posicionamento de Georgiano Neto e Júlio César.

DEOLINDO “FURACÃO”

O vereador de Teresina, Deolindo Moura (PT), causou um verdadeiro tsunami no PT ao anunciar apoio a pré-candidatura de Enzo Samuel à prefeitura de Teresina. Alguns petistas ainda estão atordoados tentando assimilar a decisão.

POSSÍVEIS ESTRAGOS

Petistas ouvidos pela coluna, disseram que não tem nenhum problema o vereador Deolindo Moura escolher um candidato fora da sua sigla, até o PT escolher um nome.

O QUE VEM DEPOIS?

Toda decisão tem uma consequência. Agora é esperar os próximos dias para “medir a temperatura” no PT e na prefeitura da capital. O presidente da Câmara Municipal tem surpreendido pela capacidade de aglutinar forças e com rapidez.

QUAL A REAÇÃO?

A visita do deputado federal, Marcos Aurélio (PSD-PI), ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, mostrou que o parlamentar está firme no seu objetivo de disputar o cargo de prefeito de Teresina. O que não se sabe é o que pensam Georgiano Neto e Júlio César. Afinal, os dois são os responsáveis pela sigla no Piauí.

DE VOLTA AO JOGO

Tem um componente neste contexto que pode influenciar no resultado final. O vice-governador, Themístocles Filho, é pai de Marcos Aurélio. Um dos homens mais experientes da política piauiense poderia ser decisivo para uma união entre PSD e MDB.

QUEM PERDERIA?

Caso isso aconteça, a candidatura do PT perderia dois partidos importantes para a eleição do governador Rafael Fonteles e o partido ainda teria que enfrentar uma concorrência interna, a candidatura da ex-deputada estadual, Teresa Brito.

ENCONTRO EM BRASÍLIA

Durante encontro com o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o governador Rafael Fonteles declarou que o Piauí será um modelo, para o Brasil, na política de inclusão social e econômica do governo Lula.

O OBJETIVO FINAL

O ministro Wellington Dias disse que o objetivo do programa Bolsa Família, inicialmente, é criar uma rede de proteção social aos mais vulneráveis. Em seguida, preparar os que recebem o auxílio para conseguirem qualificação e tornarem-se empreendedores tornando o cadastro único apenas um suporte temporário.

PROVA DE FOGO

Só a greve no transporte público em Teresina já seria suficiente para gerar mais desgaste político ao prefeito da capital. O problema é que, desta vez, são várias categorias que ameaçam cruzar os braços, inclusive os trabalhadores da educação.

© 2024 . Portal ARQUIVO 1 - Jornalismo é contar histórias. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reeescrito ou redistribuido sem autorização.