ARQUIVO 1

Criticar a pobreza no Piauí é fechar os olhos para a crise nacional

De 2016 para 2017 cresceu para 26,5% o número de pessoas em situação de pobreza no país, sendo que 44,8% está no Nordeste

13 de dezembro de 2018, às 09:30 | EDITORIA DE POLÍTICA

Historicamente o Governo Federal pouco fez para que o Norte e Nordeste acompanhassem o desenvolvimento das regiões mais ricas e do centro do poder, criando um profundo abismo onde a pobreza se sobressai.

Exemplo disso é o estudo técnico, Síntese de Indicadores Sociais, divulgado esta semana pelo IBGE. De 2016 para 2017 cresceu para 26,5% o número de pessoas em situação de pobreza no país, sendo que 44,8% está no Nordeste, algo em torno de 25,5 milhões de pessoas.

Mesmo baixo, no Piauí a situação segue a tendência de crescimento, saindo de 45,1% em 2016 para 45,3% ano passado. Apesar de ser apenas 0,2% a mais de um ano para o outro isso representa algo em torno de 8.234 piauienses vivendo em situação de pobreza.

Mas, o quadro já foi bem pior. Em 1995, estavam na linha de pobreza cerca de 70% da população do Estado. Em 2005 chegamos a 55,8%. Eramos o segundo Estado, ficando pouco atrás do Maranhão, de acordo com os dados do PNAD.

Agora, o problema no Piauí foi menos grave porque o Estado conseguiu nos últimos 15 anos, de acordo com estudo do economista Ricardo Paes de Barros, um crescimento maior entre os mais pobres e menor na classe mais rica. Para ele, é preciso comemorar o aumento de menos de 1% da pobreza frente a forte crise em todo o país.

O IBGE corrobora com Paes de Barros sobre o aumento no número de pessoas vivendo na pobreza estar diretamente ligado à crise financeira sem precedentes no país. Mudar esta situação é, portanto, fazer o Brasil voltar a crescer. Erradicar a pobreza não é tarefa individual de um município ou de um Estado, mas de uma nação que cresceu desigual.

Os números são do estudo técnico "Síntese de Indicadores Sociais" do IBGE


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS